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Ovo é Remoso?

Os hábitos alimentares das pessoas incluem uma série de tabus e restrições como acontece com os alimentos considerados remosos, que fazem parte da cultura brasileira principalmente na região norte e nordeste e são resultados da miscigenação cultural entre os povos nativos (índios), africanos e colonos portugueses.

Os alimentos considerados “remosos”, que são aqueles alimentos que “têm reima”, são alimentos derivados da carne de porco, aves como patos e galinhas, alguns animais silvestres como pacas e capivaras, frutos do mar como caranguejo, camarão, peixe escaldado e cascudos.

De acordo com a cultura popular, esses alimentos não devem ser ingeridos por pessoas em risco, como por exemplo, pacientes pós-operatórios e pessoas com infecções, inflamações ou lesões, devido ao risco de aumentar o dano no tecido da pele, criar pus e intensificar o processo inflamatório.

Embora essas recomendações não sejam totalmente aceitas pelos médicos, são frequentemente feitas por alguns médicos locais para pacientes no pós-operatório.

Por que dizem que o ovo é remoso

Segundo esse tabu alimentar ou crença popular, os alimentos remosos são aqueles que causam alergias ou possuem algumas características, como por exemplo uma alta concentração de gordura e proteína. De acordo com dados da literatura, as principais características de um alimento remoso estão associadas principalmente a animais com dietas carnívoras e aqueles que mantêm uma dieta mista como frutas, sementes, pequenos animais e insetos, que é o caso por exemplo da galinha e do pato, que botam ovo.

Assim, esses animais têm uma dieta associada ao consumo de alimentos em decomposição, o que geralmente está associado à presença de um grande número de decompositores, como é o caso das bactérias. A preparação desses alimentos pode destruir essas bactérias quando completamente cozidos, fritos ou assados, mas esse processo não destrói suas toxinas, que geralmente são resistentes ao cozimento.

Sendo assim, considera-se que o ovo é remoso devido principalmente à dieta dos animais. De acordo com estudos sobre este assunto, o aspecto remoso do alimento está relacionado a situações orgânicas das pessoas, como por exemplo, durante a menstruação, feridas, injúria, distúrbios intestinais ou expectoração.

De acordo com a cultura popular, quando um alimento remoso é ingerido nessas situações, ele pode agravar esses estados patológicos devido às substâncias tóxicas presentes.

Em relação ao agravamento do processo inflamatório, há também a hipótese de que isso ocorra devido a algum composto pós-inflamatório chamado de ácido araquidônico, um ácido graxo poli-insaturado do tipo ômega-6 presente no organismo das pessoas e que também está presente nos alimentos de origem animal. Um ovo contém cerca de 73mg de ácido araquidônico.

Outro motivo pelos quais alguns alimentos podem ser considerados remosos é devido à alta sensibilidade ou alergia das pessoas para com esses alimentos. Pode ser que ovo seja um alérgeno e acabe provocando alergia em algumas pessoas que já são predispostas a tal.

Ovo é remoso ou não?

Talvez muitas pessoas considerem que o ovo é remoso pelo risco do ovo estar estragado, e nesse caso seria muito maléfico para alguém que está se recuperando de uma condição de saúde. Mas é importante ressaltar que em geral é fácil perceber se o ovo não está bom, seja pelo seu aspecto depois de sair da casca ou pelo cheiro.

Com relação ao risco de ter a bactéria salmonela, é importante evitar comer o ovo cru. Os profissionais de saúde recomendam evitar que os ovos sejam armazenados em lugares quentes. O ideal seria deixá-los na geladeira mesmo.

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No entanto, é importante saber que o ovo é um alimento rico em nutrientes com altos índices de vitaminas A, D, B12 e proteínas.

Benefícios do ovo para a saúde

Como visto, a afirmação de que ovo é remoso ainda não pode ser confirmada cientificamente, enquanto muitos especialistas afirmam que se trata de um ótimo alimento para a saúde.

Os ovos são uma fonte barata e muito boa de proteína de alta qualidade. Mais da metade da proteína presente em um ovo está presente na clara, bem como a vitamina B2, e possui menos gordura que a gema. Também são fontes ricas de selênio, vitamina D, B6, B12 e minerais como zinco, cobre e ferro.

A gema, que embora tenha mais calorias e gordura que a clara, são uma fonte de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e lecitina – composto que permite a emulsificação em receitas como a maionese.

Os ovos são considerados uma fonte “completa” de proteínas, pois contêm todos os nove aminoácidos essenciais, aqueles que as pessoas não podem sintetizar em seus corpos e que devem obter através dos alimentos que ingerem.

Ovo e colesterol

Assim como algumas culturas afirmam que o ovo é remoso, durante muitos anos foi dito que o ovo era prejudicial para a saúde devido ao colesterol. Porém, um ovo médio que pesa cerca de 44 gramas contém tipicamente 164 miligramas de colesterol, e evidências mostram que há pouca ou nenhuma relação entre o colesterol encontrado em alimentos e doenças cardíacas ou os níveis de colesterol no sangue. O grande problema está na quantidade de gordura saturada uma pessoa consome.

Como os ovos são pobres em gorduras saturadas, o efeito que eles têm sobre o colesterol no sangue é considerado clinicamente insignificante.

Sendo assim, pesquisas afirmam que os ovos são um ótimo alimento para a saúde das pessoas e que devem ser consumidos com frequência.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o ovo é remoso? Tem costume de consumir bastante ovo em sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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6 comentários em “Ovo é Remoso?”

  1. Não como ovos nem uso ele em receitas, ainda que as pesquisas afirmem os beneficios fos ovos, eu não recomendo para pessoas que estão doentes. Há muitos alimentos com nutrientes favoraveis para fazer uso de ovos. Os meus avos, meus pais, minha família incluindo meus avós evitavam os ovos. Em especial quando estavam doentes. Eu substituo os ovos em qualquer receita. E digo nsopara eles.