Ovo é remoso? Ele causa inflamação no corpo?

Especialista da área:
atualizado em 16/10/2021

O ovo é uma proteína super saudável e contém em sua composição vitaminas A, D, E, K e do complexo B, além de minerais como, cálcio, zinco, magnésio, fósforo e selênio, proporcionando diversos benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele ajuda a promover o aumento da massa muscular, contribui para a melhoria no sistema imunológico, favorece a redução da absorção do colesterol no intestino e auxilia o processo de perda de peso, garantindo uma maior saciedade. Além disso, ele é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

Mas será que mesmo sendo tão nutritivo, esse alimento pode fazer mal de alguma maneira? Por exemplo, você já ouviu falar que o ovo é remoso?

Mas antes, o que são alimentos remosos?

ovos

Quando queremos saber se o ovo é remoso, precisamos entender o que são alimentos remosos.

De acordo com a cultura popular brasileira, remoso ou reimoso é o termo atribuído a alimentos ricos em gordura hidrogenada (trans), proteínas ou gordura animal, que prejudicam o organismo e facilitam o processo inflamatório, principalmente na pele.

No entanto, diferentemente do alimento portador de alergênicos, que desencadearia uma reação alérgica, independente do estado de saúde, o alimento remoso é considerado prejudicial apenas quando a pessoa possui uma doença infecciosa ou ferimentos que estão sujeitos a infecções, como uma lesão, cirurgia recente, colocação de um piercing ou uma tatuagem. Acredita-se que eles podem interferir no processo de cicatrização e retardar a cura.

Os alimentos remosos mais conhecidos são:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Carne de porco, pato e carneiro;
  • Fast food em geral;
  • Chocolate ao leite;
  • Frutos do mar em geral e
  • Ovos.

Por que dizem que o ovo é remoso

Uma das principais características de um alimento remoso está associada à alimentação do animal. Aqueles com dietas carnívoras e os que mantêm uma dieta mista, com o consumo de frutas, sementes, pequenos animais e insetos, por exemplo, têm maiores chances de serem reimosos. E esse é o caso da galinha e do pato, que são ovíparos (botam ovo). 

Assim, esses animais têm uma dieta associada ao consumo de alimentos em decomposição, em que geralmente estão presentes seres decompositores em grande número, como é o caso das bactérias.

A preparação desses alimentos pode destruir essas bactérias quando completamente cozidos, fritos ou assados, mas esse processo não destrói suas toxinas, que geralmente são resistentes ao cozimento. Sendo assim, considera-se que o ovo é remoso devido principalmente à dieta dos animais.

Outro motivo pelos quais alguns alimentos podem ser considerados remosos é devido à alta sensibilidade ou alergia das pessoas em relação a eles. A ingestão de determinados tipos de alimentos pode desencadear uma reação alérgica, uma vez que nosso sistema imunológico pode passar a identificar nestes alimentos substâncias potencialmente “perigosas”, tecnicamente denominadas de alérgenos. 

Estas reações são caracterizadas geralmente por vasodilatação, contração do estômago e sistema pulmonar, coceiras na pele, dentre muitas outras. Dois dos alérgenos presentes no ovo são o ovomucóide e a ovalbumina, que possuem propriedades responsáveis por estas reações.

Ovo é remoso ou não?

ovos cozidos

Muitas pessoas consideram que o ovo é remoso pelo risco do ovo estar estragado, e nesse caso seria muito maléfico para alguém que está se recuperando de uma condição de saúde. Mas é importante ressaltar que em geral é fácil perceber se o ovo não está bom, seja pelo seu aspecto ou pelo cheiro.

  Continua Depois da Publicidade  

A fim de evitar maiores problemas, profissionais de saúde recomendam evitar que os ovos sejam armazenados em lugares quentes. O ideal seria deixá-los na geladeira mesmo.

Todavia, o problema maior aqui seria a presença da bactéria chamada de salmonela, que é um fator determinante para evitar comer ovos crus.

O ovo é remoso, mas em contrapartida é um alimento com altos índices de nutrientes e muito benéfico ao nosso organismo. Assim, a restrição desta proteína deve acontecer somente às pessoas que apresentam alergia ao alimento.

Benefícios do ovo para a saúde

Os ovos são uma fonte barata e muito boa de proteínas de alta qualidade. Mais da metade das proteínas presente em um ovo está na clara, e ela possui bem menos gordura que a gema. Por sua vez, a gema é uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis.

Os ovos são considerados uma fonte completa de proteínas, pois contém todos os nove aminoácidos essenciais, aqueles que as pessoas não podem sintetizar em seus corpos e que devem ser obtidos através da alimentação.

  Continua Depois da Publicidade  

Conheça todos os benefícios do ovo.

Ovo e colesterol

Durante muitos anos foi dito que o ovo era prejudicial para a saúde devido ao alto teor de colesterol. Porém, um ovo médio que pesa cerca de 44 gramas contém 164 mg de colesterol, e evidências mostram que há pouca ou nenhuma relação entre o colesterol encontrado em alimentos e doenças cardíacas, ou alterações nos níveis de colesterol no sangue.

O grande problema está na quantidade de gordura saturada que uma pessoa consome. Como os ovos são pobres em gorduras saturadas, o efeito que eles têm sobre o colesterol no sangue é considerado clinicamente insignificante.

Sendo assim, pesquisas afirmam que os ovos são um ótimo alimento para a saúde das pessoas e que devem ser consumidos com frequência.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o ovo é remoso? Tem costume de consumir muito ovo na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média 4,27)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Ovo é remoso? Ele causa inflamação no corpo?”

  1. Não como ovos nem uso ele em receitas, ainda que as pesquisas afirmem os beneficios fos ovos, eu não recomendo para pessoas que estão doentes. Há muitos alimentos com nutrientes favoraveis para fazer uso de ovos. Os meus avos, meus pais, minha família incluindo meus avós evitavam os ovos. Em especial quando estavam doentes. Eu substituo os ovos em qualquer receita. E digo nsopara eles.

    Responder