Home » Suplementos » Emagrecimento » Quitosana – O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Como Tomar

Quitosana – O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Como Tomar

Camarão

A quitosana é derivada do esqueleto externo duro de crustáceos, como o caranguejo, o lagostim, o camarão e a lula. É rica em fibras, que aumentam de tamanho no estômago, trazendo uma sensação de preenchimento, o que faz com que a pessoa se sinta satisfeita com menos comida e saciada por muito mais tempo. Por isso, é muito popular para a perda de peso. Além disso, ela se liga à gordura evitando que o organismo a absorva, e essa condição faz com que os excessos sejam eliminados através das fezes.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora sua fama esteja mais relacionada ao emagrecimento, a quitosana mostra-se eficaz para prevenir e tratar muitas outras condições. Por isso, incluir esse suplemento na sua dieta poderá promover muitos benefícios para a sua saúde e também para a boa forma.

Quitosana – O que é?

A quitosana é uma forma quimicamente processada da quitina, que é um derivado de açúcar normalmente obtido a partir do esqueleto externo duro de crustáceos, como o caranguejo, o lagostim, o camarão e a lula. Ela é rica em fibras e assim como as demais, a quitosana não é digerida e se move através do sistema gastrointestinal sem ser absorvida.

A quitina foi descoberta durante o século XIX e foi observado que era um composto complexo que pode ser manipulado por processos químicos e temperatura. Estudos foram realizados para determinar os seus benefícios e as qualidades hemostáticas e desintoxicantes da quitosana e a capacidade de absorver gordura, óleos e toxinas foram percebidas.

A quitosana está disponível como um suplemento dietético destinado a tratar vários tipos de problemas relacionados à saúde, além do emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Para que serve?

A quitosana serve para bloquear a absorção de gordura na dieta. Isso porque ela liga-se à gordura e impede que ela se deposite e se acumule no corpo. Essa função evita o ganho de peso, e por esse motivo, uma das suas indicações é para tratar a obesidade.

Além da gordura, o colesterol também é absorvido e ambos são eliminados juntamente com as fezes durante a evacuação, e por isso ela é recomendada também para o tratamento de colesterol.

Ela também funciona para tratar doença de Crohn e complicações da insuficiência renal em diálise, incluindo o colesterol alto, anemia, perda de força e apetite e dificuldade para dormir.

Algumas pessoas utilizam para tratar periodontite, que é uma doença nas gengivas. Também é usada em cirurgia plástica por alguns médicos, pois algumas pesquisas sugerem que a aplicação direta na área afetada parece ajudar na cicatrização de feridas e reduz a formação de cicatriz após cirurgia plástica.

Benefícios da quitosana

1. Melhora os níveis de colesterol no sangue

O colesterol faz parte do nosso corpo. Ele é um composto com um aspecto de cera presente na maioria dos tecidos corporais, incluindo o sangue e os nervos. Sua função é ajudar a construir o revestimento exterior de várias células, compor os ácidos biliares que atuam continuamente para digerir os alimentos no intestino e também permitir que o corpo humano produza vitamina D e hormônios. Quando ele está descontrolado, costuma aumentar as chances de derrame e doença cardiovascular.

  Continua Depois da Publicidade  

O colesterol é dividido em dois tipos, o LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom). O colesterol ruim pode levar o conteúdo de moléculas de gordura para as paredes das artérias do coração, resultando em artérias obstruídas, e pode aumentar as chances de doenças.

Pesquisas comprovaram que a quitosana ajuda a reduzir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e ajuda relevantemente a manutenção do metabolismo saudável e também propaga o metabolismo lipídico saudável.

2. Ajuda o trânsito intestinal

  Continua Depois da Publicidade  

Sua alta concentração de fibras solúveis contribui com o funcionamento intestinal. Isso acontece porque sua fibra não é digerida e se move através do sistema gastrointestinal sem ser absorvida. Lá no intestino, ela absorve água, o que ajuda a deixar as fezes mais moles e facilitar os movimentos intestinais. Outra vantagem é que ela ajuda a microflora intestinal, pois como as fibras não são digeridas pelo estômago, as bactérias boas conseguem se alimentar.

3. Pode ajudar a melhorar a pressão arterial

A hipertensão é uma das condições médicas críticas que podem causar um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e outros problemas graves de saúde. Os sinais mais comuns incluem dor de cabeça intensa, náuseas, vômito, confusão, alterações na visão e hemorragias nasais.

Os benefícios da quitosana para gerenciar a pressão arterial são percebidos pelas pessoas com pressão alta que consomem regularmente suplementos. Quando o coração bate, ele empurra e contrai sangue pelas artérias do coração para o resto do corpo humano. Essa força cria uma pressão nas artérias chamada de pressão arterial sistólica e a quitosana ajuda a baixar essa pressão, contribuindo com uma pressão arterial mais regular.

4. Pode potencializar a eficácia da insulina

A quitosana ajuda a prevenir a diabetes em humanos, particularmente diabetes tipo 2, que está relacionada à obesidade. Ela ajuda a equilibrar as ações das células que produzem insulina fazendo com que ela atue de forma mais eficaz na redução do açúcar no sangue.

5. Pode reduzir doenças crônicas

A doença de Crohn é uma doença crônica do intestino delgado, e sua razão ainda é desconhecida. Ela pode provocar úlceras graves no intestino delgado, no cólon ou em ambos. Sintomas como diarreia, dor abdominal, vômito, febre e perda de peso são comuns, e além disso pode causar obstrução grave do intestino delgado.

A doença de Crohn está associada a nódulos cutâneos avermelhados e inflamação das articulações, olhos, coluna e fígado. Foi constatado que o aumento de quitosana no intestino diminui o risco de desenvolver a doença de Crohn em 3%.

6. Pode reduzir quadros de infecção

A infecção é causada principalmente pela invasão de micro-organismos. Os sintomas de infecção incluem perda de apetite, fadiga, perda de peso, suores noturnos, febre e dores. A quitosana pode reduzir os quadros de infecção, pois ela ajuda a proteger o corpo contra o ataque de infecções bacterianas, melhora as funções do sistema digestivo, ajudando o intestino a cultivar o crescimento de organismos benéficos para combater doenças.

7. Pode ajudar a emagrecer

O excesso de peso corporal não é apenas uma condição estética, pois ele aumenta muito as chances de ataque cardíaco, derrame, diabetes, gota, cálculos biliares e câncer.

Além disso, quando existe um excesso de peso é comum que sintomas como cansaço, dificuldade para respirar, irritação na pele e dores nas costas e nas articulações, que podem afetar gravemente sua mobilidade estejam presentes.

A quitosana é uma ótima fonte de fibra e isso pode ajudar a perder peso. A fibra insolúvel da quitosana pode ser combinada com a água e essa condição fará a fibra expandir de tamanho no estômago, trazendo uma sensação de preenchimento, o que faz com que a pessoa se sinta satisfeita com menos comida e também traz uma sensação de saciedade por mais tempo.

Além disso, ela se liga à gordura e impede que ela se deposite e se acumule no corpo. Essa função elimina as gorduras juntamente com as fezes durante a evacuação. Por esse motivo, a quitosana pode ajudar a emagrecer.

Outras propriedades benéficas da quitosana:

  • É biocompatível, pois não possui nenhum comportamento antigênico;
  • É biodegradável;
  • Apresenta propriedades antitrombóticas que impede a formação de coágulos sanguíneos e hemostáticas que mantém o equilíbrio da temperatura interna;
  • Como todos os polissacarídeos, é um ótimo agente hidratante devido à sua capacidade de retenção de água;
  • A quitosana pode inibir o desenvolvimento de vários parasitas e germes (dentre outros, E.coli, Pseudomonas, Candida albicans);
  • É ativo contra fungos e leveduras.

Como tomar?

A quitosana é comumente vendida em cápsulas em farmácias, lojas de produtos naturais e também pela internet. A sua concentração costuma variar de acordo com o fabricante, mas de acordo com a FDA, comprimidos de quitosana 500mg podem ser vendidos sozinhos ou em conjunto com outros suplementos, como o cromo.

A recomendação é que o suplemento seja ingerido por pessoas maiores de 18 anos de idade. Embora seja um suplemento isento de prescrição médica, não deixe de falar com um profissional sobre o seu interesse em consumir a quitosana.

As cápsulas devem ser ingeridas todos os dias antes do almoço ou jantar. A recomendação é que o limite diário não ultrapasse três cápsulas. A dosagem deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante e ela deve estar impressa no rótulo ou folheto explicativo do suplemento.

Sua ingestão deve ser feita com água, aproximadamente 3 a 4 copos. Como a quitosana é uma fibra solúvel que se expande e absorve água, é fundamental manter a hidratação ao longo do dia.

Efeitos colaterais

  • Pessoas com alergia a crustáceos podem desenvolver uma alergia à quitosana. Os sintomas de uma reação alérgica incluem dificuldade em respirar, inchaço dos lábios ou língua, dor no peito ou urticária ou erupção cutânea. Se desenvolver algum destes sintomas enquanto tomar quitosana, pare de tomar o suplemento e informe imediatamente o seu médico.
  • Problemas gastrointestinais são os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso da quitosana. Náuseas, vômitos, cólicas abdominais e constipação são todos possíveis efeitos colaterais gastrointestinais. Alguns desses efeitos colaterais podem estar relacionados à dose. Se sentir algum dos sintomas listados, pare de tomar.
  • Dores de cabeça e inchaço dos calcanhares e pulsos também são listados como possíveis efeitos colaterais da quitosana. Se sentir dor de cabeça persistente ou inchaço dos pulsos ou calcanhares, pare de tomar.
  • Tomar quantidades excessivas ou prolongadas de quitosana pode causar certas deficiências vitamínicas. As vitaminas lipossolúveis, que são as vitaminas A, D, E e K, armazenadas no fígado e tecido adiposo podem se ligar à quitosana e serem eliminadas sem a correta absorção pelo organismo.
  • Caso o uso do suplemento seja prolongado, será interessante utilizar um suplemento vitamínico.

Contraindicação e advertências

  • Gravidez e amamentação: Não existe informação suficiente e confiável sobre a segurança de tomar quitosana durante a gravidez ou amamentação.
  • Alergia: A quitosana é retirada do esqueleto externo de mariscos. Há uma preocupação de que pessoas com alergia a crustáceos também possam ser alérgicas à quitosana. No entanto, as pessoas alérgicas ao marisco são alérgicas à carne, não à casca. Assim, alguns especialistas acreditam que a quitosana pode não ser um problema para pessoas com alergia a moluscos.

A quitosana demonstra eficiência no gerenciamento de vários problemas relacionados a saúde. Embora a venda seja feita sem prescrição médica, não descarte a possibilidade de conversar com um profissional de saúde para entender como ela poderá contribuir com a sua saúde.

Referência adicionais:           

Você já experimentou tomar suplemento de quitosana para algum propósito? Teve bons resultados? O que acha dos benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Comprei Affinato na internet pra minha mãe que tem 67 anos, problemas de colesterol alto ( coração) pressão alta, diabete é simplesmente está sendo maravilhoso. Dou uma cápsula ao dia. Não substitui o médico e nem os remédios dela.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*