Receita de bolo sem glúten com farinha de tapioca light

Especialista da área:
atualizado em 11/12/2020

A farinha de trigo é um dos ingredientes mais comuns nas receitas de bolo. Por isso, não é todo mundo que consome o bolo. Alguns o evitam porque entendem que a farinha de trigo faz mal. Já outros não podem consumi-lo devido a um problema de saúde como a alergia ao trigo.

Mas que bom que existem muitas receitas de bolo sem farinha de trigo, não é mesmo? Uma das opções é o bolo com farinha de tapioca light. O prato também é uma opção de bolo sem açúcar, que é substituído pelo adoçante xilitol.

  Continua Depois da Publicidade  

Para quem acha que um bolo de tapioca pode ter um gostinho sem graça, já avisamos que esse não é o caso do bolo de hoje. Isso porque ele ganha o sabor todo especial do coco ralado em sua mistura. Só não vale exagerar nas porções para não ingerir calorias demais.

Está esperando o que para experimentar essa maravilha de receita no seu café da tarde? Então, confira já o passo a passo do bolo com farinha de tapioca light, coloque a mão na massa agora mesmo e prove essa belezura:

Bolo de tapioca

Bolo com farinha de tapioca light

Delicioso bolo com farinha de tapioca ótimo para o café da manhã ou até mesmo um lanche da tarde.
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 1 hr 20 mins
Tempo de Espera 50 mins
Tempo Total 2 hrs 10 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Porções 12
Calorias 298 kcal

Equipamento

  • Liquidificador
  • Tigela
  • Batedeira
  • Forma redonda com furo no meio

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Misturar a tapioca e 3½ xícaras de leite em uma tigela. Deixar descansar por uma hora para a tapioca absorver o líquido e amolecer. Preaquecer o forno em 200º C.
  • Juntar o coco ralado e o restante do leite no liquidificador. Bater por três minutos, Reservar.
  • Colocar os ovos, o xilitol e a manteiga na batedeira. Bater por 10 minutos. Despejar a mistura do coco batida no liquidificador e bater rapidamente.
  • Acrescentar a mistura da tapioca e deixar descansar por mais cinco minutos. Passado esse tempo, misturar tudo com o auxílio de uma colher de pau.
  • Despejar a massa em uma forma untada e levar ao forno para assar por 45 a 50 minutos ou até dourar e um palitinho sair limpo ao ser enfiado no bolo. Esperar amornar para servir.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten.
  • Recomenda-se usar uma forma com 22 cm de diâmetro.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo com farinha de tapioca light
Quantidade por Porção
Calorias 298 Calorias da Gordura 162
% Valores Diários*
Gordura Total 18g28%
Gordura Saturada 11g55%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Colesterol 100mg33%
Sódio 163mg8%
Potássio 197mg4%
Carboidratos 30g10%
Fibras 1g4%
Açúcar 7g
Proteína 6g12%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolo com farinha de tapioca, bolo com farinha de tapioca light, bolo de tapioca, farinha de tapioca
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário