Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » Café Faz Mal Para Gastrite?

Café Faz Mal Para Gastrite?

Café

Em qualquer lugar, fica fácil a gente encontrar alguém que goste de saborear um cafezinho, seja no café da manhã, seja durante o lanche da tarde, seja depois de uma refeição com o almoço ou o jantar.

  Continua Depois da Publicidade  

Para alguns, o atrativo é o sabor da bebida, enquanto outros a utilizam para ficar mais despertos e acordados. Mas será que é todo mundo que pode consumir a bebida sem maiores preocupações?

Ela não é prejudicial para quem tem problemas no estômago? É verdade que o café faz mal para gastrite? Vamos analisar isso a partir de agora!

Mas antes – o que é a gastrite?

Antes de entendermos se o café faz mal para gastrite ou não, precisamos saber do que se trata essa condição.

A doença em questão pode ser causada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobater pylori.

  Continua Depois da Publicidade  

Em um quadro de gastrite, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam por causar danos à parede do estômago.

A condição pode aparecer em uma versão aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica – que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Entre os seus sintomas estão: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito, que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena ter o hábito de fazer consultas e exames regulares com o médico de confiança. Assim, fica mais fácil que ele identifique a doença mesmo sem o paciente se queixar de algum dos sintomas associados à gastrite.

Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto a tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, na utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

E então, o café faz mal para gastrite? 

O café faz mal para gastrite porque geralmente agrava os sintomas da doença e, em alguns casos, até mesmo o café descafeinado pode provocar dores. O café é ácido por natureza e pode aumentar a sensação de queimação.

Tanto o café regular quanto o descafeinado entram na lista de bebidas que devem ser limitadas ou evitadas por quem tem gastrite, sempre de acordo com a recomendação do médico, obviamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Médicos alertam que o café não é indicado para quem tem gastrite por conter cafeína e por ser uma bebida ácida. A cafeína pode desencadear uma irritação no estômago e a acidez do café também faz com que ele irrite o órgão já infectado por conta da doença.

Isso não torna o café descafeinado bom para quem tem gastrite, porque ainda que ele tenha uma quantidade mínima de cafeína – de 3 mg a 11 mg a cada xícara com aproximadamente 230 ml da bebida -, e qualquer teor da substância pode provocar essa irritação.

Mas não é somente isso: o café descafeinado contém tanta acidez quanto o café regular, fator que, como acabamos de aprender, também contribui para o fato de que o café faz mal para gastrite.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o costume de beber muito café pode aumentar a vulnerabilidade à bactéria H. pylori, que é uma das causas mais comuns para a doença.

O que essa bactéria causa dentro do nosso organismo é o enfraquecimento do revestimento do estômago; ela ainda permite que os ácidos gástricos irritem a estrutura com maior facilidade, segundo explicou a página.

Por sua vez, o Centro Médico da Universidade de Maryland explicou que o café é uma das substâncias que causam irritação ao estômago e que estão associadas ao desenvolvimento de um quadro de gastrite.

O centro recomenda ainda evitar o consumo em longo prazo de café como uma alternativa para se prevenir contra a doença e aponta tanto o café com cafeína quanto o descafeinado como produtos que podem irritar o revestimento do estômago ou aumentar a produção de ácido, e devem deixar de ser tomados durante o tratamento para a condição.

O que acontece é que o café ativa a produção de ácido estomacal, que resulta justamente na irritação do revestimento do estômago. Uma gastrite não tratada também pode evoluir para um quadro de úlceras gástricas.

Converse com o médico responsável pelo seu tratamento

Saber que o café faz mal para gastrite é importante, entretanto, para quem já foi diagnosticado com a condição, conversar com o médico a respeito do consumo da bebida é fundamental.

Isso porque cada pessoa possui um quadro da doença com características diferentes, o que pode exigir mudanças específicas na alimentação. Assim, se você sabe que tem gastrite, converse com o seu médico sobre o limite de café que pode consumir uma vez ou outra e/ou pergunte a ele se precisa abandonar a bebida de uma vez por todas.

Mais do que isso, questione-o a respeito de como toda a sua dieta deve ser daqui para a frente e tire todas as dúvidas que tiver em relação à sua alimentação para que nenhum erro seja cometido durante o seu tratamento e ele ocorra da melhor maneira possível.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que o café faz mal para gastrite mesmo? Tem costume de tomá-lo muitas vezes durante o dia? Sente sintomas da condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

5 comentários

  1. Gastrite é falta de ácido no estômago e nao excesso tomar antiacido só piora o problema.Eu tomo uma doze de cachaça com suco de dois limões à noite e adeus gastrite.sofri desde mal por 40 anos e fui enganado pelos médicos.café fritura ou qualquer outro alimento não faz mal.quando sua acidez estomacal está deficiente tudo faz mal até água da azia.equilibrou a acidez você poderá comer de tudo com equilíbrio e claro.

  2. Gosto de saber sobre a saúde e também conhecer para se cuidar então o que a pessoa troca o café por outro alimento ?

  3. Dr. Juliano Pimentel diz que o café é ótimo para tomar de manhã, inclusive para quem faz jejum até 12h, pois não possui calorias e não estimula o estômago a trabalhar. Basta tomá-lo sem adicionar açúcar, adoçante etc.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*