Milho Faz Mal Para Gastrite?

atualizado em

Com manteiga, na salada, em cremes ou receitas como bolos, pamonhas, cuscuz, farofas, pudins, curau, canjica e até suco. Existem várias maneiras de consumir o milho, um cereal que é rico em carboidratos e proteínas e pobre em gorduras.

Nutricionistas defendem o consumo do alimento no dia a dia graças ao fato dele ser fonte de nutrientes como fibras, fósforo magnésio, zinco e vitamina B1.

Entretanto, por mais indicado que o alimento seja, quando uma pessoa é diagnosticada com uma doença como a gastrite, que exige mudanças na alimentação em seu tratamento, é normal que ela questione se a comida em questão não pode prejudicar.

Sendo assim, você saberia dizer se o milho faz mal para gastrite? Ou será que ele pode ser inserido dentro da dieta de quem sofre com a condição?

A gastrite

Imaginamos que você esteja logo querendo saber se afinal o milho faz mal para gastrite ou não. Entretanto, para que a gente entenda corretamente como pode funcionar a relação entre o alimento e a doença, precisamos conhecê-la melhor.

Pois bem, a gastrite é descrita como a inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago. Além disso, em um quadro de gastrite, o que se tem é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal, sendo que os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam causando danos à parede do estômago.

Entre as possíveis causas da gastrite, encontram-se: vírus, parasitas, fungos, refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, abuso de bebidas alcoólicas e uma bactéria conhecida pelo nome de Helicobacter pylori.

A doença pode ser classificada como aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica – que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Os sintomas associados à condição incluem náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras, dor de estômago, queimação e vômito, que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, a gastrite não provoca efeitos perceptíveis em todas as pessoas. Por conta disso, é necessário sempre ter o hábito de fazer check-ups e exames regulares com o médico de confiança. Com isso, fica mais fácil que o diagnóstico da doença (ou de qualquer outra condição) seja feito mesmo sem que a pessoa perceba a presença de alguns dos seus sinais.

Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto ao tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, à utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

Até porque, quando a pessoa sofre com a condição e não a trata da maneira devida, pode ver a sua gastrite evoluir para problemas mais graves como úlcera e câncer.

E, então, o milho faz mal para gastrite? 

Agora que já estamos familiarizados com a condição, podemos finalmente analisar se o milho faz mal para gastrite.

Pois bem, bacharela em ciência do exercício Kimberly Wonderly escreveu um artigo a respeito de uma lista de vegetais com fibras para os pacientes que sofrem com a gastrite erosiva.

Ao falar sobre o milho, Wonderly escreveu que assim como acontece com o pimentão amarelo e o tomate amarelo, o milho deve ser consumido por quem tem a gastrite erosiva com cautela, porque ele pode deixar algumas pessoas com flatulência.

Já em outro artigo, a médica acupunturista e mestra em medicina oriental, Gianina Knoth, disse que de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, o milho entra no grupo dos alimentos ricos em fibras que podem colaborar em relação aos sintomas da gastrite.

No mesmo sentido, ao responder uma pergunta que questionava justamente se o milho faz mal para gastrite, o gastroenterologista Eduardo Antonio André respondeu que o alimento não faz mal e que pode fazer parte da dieta de quem sofre com a condição.

Entretanto, dê preferência ao milho fresco e natural no lugar da versão industrializada ou processada do produto. E caso experimente algum sintoma da gastrite ao comer o alimento, procure rapidamente a ajuda do seu médico.

Atenção

As informações apresentadas aqui são gerais, portanto, qualquer decisão em relação à sua dieta para gastrite precisa ser tomada sob a orientação do médico. Vale lembrar que diferentes pessoas possuem diferentes quadros da doença, com diferentes características, o que requer um cuidado individualizado feito pelo médico, que saberá indicar o que é melhor e mais apropriado para o seu paciente.

Vídeo: 10 piores alimentos para gastrite

Não deixe de conferir o vídeo abaixo, que vai te ensinar mais sobre os alimentos que não combinam com a gastrite.

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que comer milho faz mal para gastrite? Possui essa condição de saúde? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

15 comentários em “Milho Faz Mal Para Gastrite?”

  1. Olá bom eu estou em dúvida na questão da dieta,eu acabei descobrindo que estou com úlsara gastritica e um médico crinico não me explicou um grau dessa doença e não me explicou como tenho que fazer uma dieta adequada por meu caso então não sei um que tenho que comer um que eu não devo comer, pois ainda vou passar por gastro, mais não sei quando, mais não tenho data para passar prá um médico, poderia me ajudar por gentileza obrigada…

    Responder
  2. Parabéns pelas informações.
    Estou com uma úlcera de 8 milímetros e os médicos aqui falou que não vão operar e gostaria de saber se posso come milho

    Responder
  3. Aí meu Deus, comi uma canjica feita em casa sem nada de temperos egocêntricos, com leite sem lactose semi, açúcar quase nada e orgânica, no dia seguinte acordei como se tivesse, bebido um tanque de álcool, boca seca , amarga e um estado de ânimo deteriorado, mau humor, irritada.Tenho diagnóstico de gastrite e uma irritação no duodeno, estou em tratamento, terá sido isto?, pq estou numa dieta rígida, mas senti muita vontade de comer e passei por tudo isto fora o estufamento sem conseguir ingerir nada.

    Responder
  4. Gostei pela boa explicação. Já faço essa dieta alimentar. De vez em quando como presunto, mas é muito raro. Refrigerantes, bolos, e frutas ácidas cortei totalmente da minha alimentação. Perdi 25 as quilos com a mudança alimentar. E tenho me sentindo melhor… Estou tratamento ainda… Mas vou sair dessa gastrite em nome de Jesus. Já estou curada. Assim eu creio…

    Responder
  5. Tenho ulcera, comi milho e me senti muito mal. Atribui ao milho, pois era a unica coisa diferente que havia comido.

    Responder
  6. Sofro Triguicéres alto, controle minha alimentação. Porém uso o MILHO, em forma de Farinha, Cuscus em torno 04 refeições semanais; só tenho sentido benefícios . Os exames anuais confirmam.

    Responder
    • Toda vez que como milho cuscuz pamonha e todos os derivados dele me sinto muito mal , minha barriga invha e ataca a minha gastrite.

      Responder
      • Quando como canjica branca ou amarela sinto muito incômodo e desconforto no estômago. Vou ter que parar de comer.

        Responder