Sabia que os seus olhos podem mudar de cor?

publicado em

Você se apaixonou pelos belos olhos de alguém? Pois saiba que eles podem mudar de cor! Aliás, ao perceber que isso aconteceu, é importante que você aconselhe a pessoa amada a procurar a ajuda de um oftalmologista.

Afinal, a cor dos olhos raramente muda depois dos primeiros anos de vida. Já uma alteração na cor dos olhos na idade adulta pode significar que algo de errado está acontecendo, alerta a oftalmologista Nicole Bajic.

Mudanças na íris

A íris, que é a parte colorida dos olhos, pode mudar devido a um vírus ou processo patológico (de doença), o que leva a uma tonalidade ligeiramente diferente no olho. 

A coloração pode ficar mais clara por conta de uma perda de pigmentação na íris ou atrofia. As causas podem incluir:

  • Síndrome de dispersão pigmentar (SDP): Ela resulta na liberação de pigmento da íris, o que causa atrofia e pode levar à visão borrada e glaucoma. 
  • Síndrome de pseudoexfoliação (PEX): Ela pode causar um acúmulo de um material branco e escamoso na íris, lente e outras estruturas do olho. A condição é relacionada ao envelhecimento, pode obstruir o sistema de drenagem do olho e aumentar o risco de glaucoma.

Catarata

A lente natural do olho é um disco claro que fica localizado atrás da íris e foca os raios de luz na retina, permitindo assim que o cérebro processe o que se encontra na linha de visão.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, conforme uma pessoa envelhece, essa lente natural do olho pode ficar amarela e nublada, explica a oftalmologista Nicole Bajic. Essa nebulosidade na lente do olho também é conhecida como o desenvolvimento de uma catarata, que pode embaçar ou prejudicar a visão.

Embora não afete a íris, uma catarata densa e branca visível na pupila pode dar a impressão que a cor do olho está diferente. Saiba o que você pode fazer para prevenir a catarata.

Olhos
Os olhos podem sofrer com o passar dos anos

Arco senil

Conforme uma pessoa envelhece, um arco ou anel azul, branco ou cinza também pode aparecer ao redor da íris, condição que recebe o nome de arco senil. Ela ocorre quando depósitos de lípidos (gordura) se acumulam ao redor das bordas externas da córnea. 

Segundo a Dra. Bajic, o arco senil pode ser bem proeminente, tanto que algumas pessoas que têm a condição acreditam que os seus olhos estão ficando azuis. Porém, geralmente o arco senil não é perigoso e não deve afetar a visão.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, cuidado: se esses arcos ou anéis aparecerem ao redor da íris antes dos 40 anos ou em apenas um dos olhos, eles podem ser sinais de outra condição: a doença da artéria carótida, que é caracterizada pelo acúmulo de placas gordurosas no interior da artéria e pode causar um acidente vascular cerebral (AVC). Portanto, quem desconfia que tem arco senil deve buscar ajuda médica.

Lesão

Ser atingido ou golpeado na região dos olhos também pode modificar a aparência deles. Um hifema ou sangramento dentro do olho pode fazer com que o olho escureça enquanto o sangue se acumula atrás da córnea e da íris.

“Quando o caso é severo e toda a parte da frente do olho se preenche de sangue, nós chamamos de ‘hifema bola oito’, pois a cor do olho pode começar a ficar preta”, aponta a Dra. Bajic.

Recomenda-se procurar ajuda médica logo que notar algo parecido com um sangramento após ser atingido no olho. A maior parte das pessoas se recupera em alguns dias, porém um hifema severo que não for tratado pode levar à cegueira.

Problemas na córnea

Uma doença, infecção, inchaço ou lesão pode marcar (deixar cicatriz) ou descolorir a córnea, criando uma camada nebulosa sobre a íris, que pode fazer com que a cor do olho aparente estar muito mais clara.

  Continua Depois da Publicidade  

A oftalmologista Bajic conta que já recebeu pacientes que achavam que o seu olho estava ficando branco. “O que realmente se vê é uma córnea nebulosa que está bloqueando a sua visão da íris e a cor normal do seu olho”, completa.

A boa notícia é que o tratamento adequado pode ajudar a minimizar os problemas de longo prazo nos olhos que decorrem de um problema na córnea.

Inflamação

A uveíte é uma inflamação da úvea, região do olho que envolve a íris, o corpo ciliar e a coróide. O sintoma mais óbvio da uveíte é a parte branca do olho ficar vermelha, algo que vem acompanhado de sensibilidade à luz.

Entretanto, a condição também pode gerar mudanças no tamanho ou formato da pupila, o que pode fazer com que a íris pareça diferente. Se não for tratada, a uveíte pode causar perda de visão.

Há ainda a iridociclite heterocrômica de Fuchs ou síndrome de Fuchs, que é um tipo de uveíte relativamente incomum. Os sintomas da doença incluem uma perda de pigmentação na íris, resultando em uma mudança de cor no olho afetado. A condição pode levar ao glaucoma e dano ao nervo óptico.

  Continua Depois da Publicidade  

Ilusão de ótica

No entanto, também é possível que a cor do olho pareça estar diferente sem que isso tenha a ver com a saúde, especialmente no caso de pessoas com olhos claros.

“Se você estiver usando um certo tom de cor na sua camisa, ela pode realçar mais do azul ou do verde nos seus olhos e fazer a cor parecer diferente. Mas, os seus olhos não estão realmente mudando, é claro. É só uma ilusão de ótica”, explica a oftalmologista Nicole Bajic.

Maquiagem e fatores do ambiente, como a luz, também podem ter um efeito parecido. “Você apenas vai ver diferentes tons realçados em certas situações, acrescente a Dra. Bajic.

Mudança na cor dos olhos dos bebês

Se a mudança na cor dos olhos acende um sinal vermelho para os adultos, elas são parte natural do processo de crescimento dos bebês. 

“A maioria dos bebês nasce com uma tonalidade acinzentada ou azulada nos seus olhos. Conforme eles ficam mais velhos, você vai notar uma mudança na cor do olho – provavelmente entre quando eles têm três e nove meses”, esclarece a oftalmologista.

Pode levar até três anos para que a cor dos olhos de uma criança seja estabelecida. Fatores genéticos e a produção de melanina do corpo determinam a cor dos olhos. Uma produção maior de melanina resulta em olhos mais escuros. As informações são da Cleveland Clinic.

Fontes e referências adicionais

Você já desconfiou que os seus olhos estavam com uma cor diferente? Procurou saber o que poderia ter causado a mudança? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário