Salsicha faz mal à saúde?

atualizado em

Protagonista do saboroso cachorro-quente, a salsicha também aparece em receitas de macarrão, bolinhos, tortas, enroladinhos, muffin, arroz de forno, escondidinho, e muitas outras. Apesar de ser um ingrediente barato e fácil de preparar, sempre há a preocupação em saber se ela faz mal à saúde.

Será que podemos comer a salsicha tranquilamente e à vontade? Ou o consumo de salsicha é prejudicial à saúde e deve ser feito com cuidado?

Salsicha faz mal à saúde? 

salsicha

É importante saber que se trata de um alimento embutido, ou seja, é formado por carne picada e condimentada e envolvida em um produto sintético ou de origem animal. Para terem maior duração, esses alimentos são modificados quimicamente.

Um dos graves problemas em relação aos alimentos embutidos é que eles contém um alto teor de gorduras saturadas, que estão associadas ao aumento dos níveis de colesterol e a elevação do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Para ter uma noção, uma porção de 100 g de salsicha apresenta 9 g de gorduras saturadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Os embutidos como a salsicha também são abundantes em aditivos. Esses aditivos sobrecarregam o fígado, já que ele tem que trabalhar intensamente para tentar eliminá-los da maneira adequada.

O problema com o sódio 

Outro aspecto que reforça a ideia de que a salsicha faz mal à saúde é o seu alto teor de sódio. Em uma porção de 100 de g são encontrados 848 mg desse mineral. Nos embutidos, o sódio é o principal ingrediente utilizado para aumentar a sua validade.

No corpo humano, o mineral auxilia a contração muscular, a transmissão de impulsos nervosos, trabalha na regulação da pressão arterial, age no equilíbrio dos fluidos corporais e atua na manutenção de níveis regulares de pH sanguíneo, o que é um indicador da boa saúde.

Entretanto, quando consumido em excesso, o sódio prejudica bastante a saúde do organismo. Ele aumenta os riscos de desenvolvimento de problemas como pressão arterial elevada, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca. Além disso ele provoca a retenção de líquidos no organismo e o inchaço.

  Continua Depois da Publicidade  

A orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que um adulto saudável não ultrapasse o consumo diário de 2 g do mineral diariamente. No entanto, para os indivíduos diagnosticados com hipertensão, a ingestão máxima deve ser ainda mais restrita: não pode ser maior que 1,5 mil mg.

Como vimos, a salsicha possui uma quantidade expressiva de sódio.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) trouxe um dado alarmante em relação ao consumo do sódio por parte dos brasileiros: 24% da ingestão de sal consumida pela população do nosso país é oriunda de alimentos industrializados, especialmente os embutidos, como é o caso da salsicha.

A salsicha diminui o seu tempo de vida

salsicha

Uma pesquisa mostrou como pode ser grave a maneira pela qual a salsicha faz mal à saúde. O estudo, que foi realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e divulgado no British Medical Journal, identificou que a cada salsicha que uma pessoa consome, ela perde 36 minutos de vida.

A justificativa para tal fato é que a ingestão exagerada de carnes embutidas, como é o caso da salsicha, aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer, principalmente de câncer colorretal.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo reportagem de outubro de 2015 do The Guardian, alimentos como a salsicha, o presunto e o bacon foram apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a maior causa do câncer, na mesma categoria que os cigarros.

Os perigos das carnes processadas

A salsicha também é classificada como uma carne processada, uma categoria de alimentos que está associada a diversos problemas de saúde.

A ingestão elevada de carnes processadas está ligada ao aumento do risco de desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, como pressão arterial alta, doenças cardíacas, câncer no estômago, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer no intestino.

A salsicha é calórica

cachorro-quente

Ficar acima do peso não é um bom sinal para a saúde e está associado a diversos problemas de saúde como diabetes, pressão arterial alta, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, câncer, apneia do sono, osteoartrite (condição que causa dor e rigidez nas articulações), doença hepática gordurosa, entre outras.

Além de todos os malefícios já listados sobre o consumo da salsicha, ela é também bastante calórica e em cada porção de 100 g deste embutido, encontramos 301 calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso sem contar que dificilmente ela é consumida desacompanhada, costumando aparecer ao lado de pães brancos, queijos, batata palha, maionese, ketchup e outros molhos, não ficando difícil concluir que esse número aumenta ainda mais.

Logo, quem come lanches com salsicha regularmente fornece um grande número de calorias ao seu corpo, o que favorece o aumento de peso e o desenvolvimento de doenças associadas aos quilos em excesso.

Vídeo

Você já imaginava que a salsicha faz mal à saúde? Com que frequência e em qual quantidade você consome este e outros alimentos embutidos em sua dieta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

34 comentários em “Salsicha faz mal à saúde?”

  1. Eu na verdade não como muita salsicha mais como em molho coloco no arroz frita não gosto só que eu não sabia que faz mal assim agora vou para de comer

    Responder
  2. Existe algum alimento que não faça mal? Sempre leio que esse ou aquele alimenta faz mal, provoca isso ou aquilo. Difícil viver nesse mundo cheio de desencontros. Antigamente, ovo fazia mal…e hj, nem tanto.

    Responder
    • Não entendo se faz tanto mal assim, como vc descreveu na matéria, porque está em circulação nos mercados , nas escolas principalmente nas públicas!!! É muito contraditório essa matéria, Sadia Seara , grandes nomes , deveriam rever isso, já que esse alimento e pior que chumbinho!!!!!

      Responder
  3. Se a cada salsicha consumida eu perdesse 15 minutos de vida, já estais morto a muito tempo, tenho quase 30 e sempre comi… Lendo o artigo percebi que agluns tipos de veneno são menos prejudiciais que uma salsicha!

    Responder
  4. Se faz tanto mal porque a venda é permitida?! Pra menores de 18 anos! Salsicha só com identidade kkkkk! Fala sério morre morreu eu não vou parar de comer!

    Responder
    • Ninguém ta falando pra você para de comer, se você morre ngm daqui vai ligar mesmo. o que importa é você doente na fila do hospital atrapalhando outras pessoas sem a sabedoria do que faz mal e o que faz bem, pra elas ficar vivas no máximo tempo delas

      Responder
      • Anderson, fiz um comentário genérico, sem me dirigir a ninguém. Vá aprender a escrever antes de se expressar aqui e, por oportuno, enfie sua resposta no rabo.

        Responder
  5. Procure um médico clínico.
    O artigo é muito esclarecedor em relação aos possíveis problemas causados pelo consumo excessivo de salsishas por conta do excesso de sódio. Mas, cada caso é único. Evite comer salsisha por um tempo e observe.

    Responder
  6. como umas 4 salsichas por quase todos os dias desde criança e tenho 30 anos, pele e saúde perfeitas, não fumo, não bebo,não transo com qualquer um!

    Conversa fiada que faz mal, podem comer!

    Responder
  7. A modernidade criou o nutricionista Nutella.
    Tudo faz mal.
    Melhor mesmo é uma folhinha de alface e um copo de água filtrada e fervida. A alface deve ser higienizada ( não se lava mais) com álcool isopropílico ou água boricada. E mesmo assim você só deve ingerir (não se come mais) uma folha por refeição, já que o excesso da substância alfacina poderá causar-lhe alucinações com imagens de Big Macs ou Big Bobs com aquele molho branco que lhes é próprio.
    Manda meu bife aí…

    Responder
  8. Gosto muito mas percebi que quando ingiro salsichas minha pele fica feia, saem espinhas e o aspecto geral do rosto não fica legal, além do aumento excessivo da oleosidade. Também notei uma diferença substancial no aspecto das fezes, não irei mais comer.
    Ao observar minha pele deteriorar-se logo imaginei que a presença de gordura pudesse ser alta nas salsichas mas não imaginava que fosse assim tão tóxica.

    Responder
    • o problema desse produto e a quantidade de misturas de condimentos industrializados entao quando agente engere isso o organismo e quem paga o preço nas doenças e certo e consumir no maximo 2 veses por semana

      Responder
    • é melhor parar com essas salsichas porquê senão você vai é sofrer uma metamorfose tipo uma transformação igual aqueles filmes de experiência…pare o quanto antes pro seu bem estar e sua saúde…

      Responder
      • Nem todos são iguais… eu 28 anos comia na infância e já tive problemas sério no fígado. Se eu tocar em algo do tipo já começo passar mal e vi muita gente na mesma situação nos hospitais . Então der graças a Deus por você ter um metabolismo bom.

        Responder
        • Se faz tanto mal porque a venda é permitida?! Pra menores de 18 anos! Salsicha só com identidade kkkkk! Fala sério morre morreu eu não vou parar de comer!

          Responder
  9. BEM CONSUMOR SALSICHA DESDE OS 7 ANOS .AGORA TENHO 16 .CONSUMOR A SALSICHA ENTRE DUAS SALSICHAS POR CADA DIA DE MANHA ,TARDE,DE NOITE TODOS OS ANOS.QUERIA SABER SE ISSO PODE PROVOCAR ALGO MUITO RUIM POIS CONSUMIR APENAS A SALSICHA TENHO DIFICULDADES PRA COMER OUTROS ALIMENTOS TEM CHANCES DE TER DIABETES?

    Responder
  10. estou comendo salsichas mais quase todos os dias mais infelismente as veses me dar umas dores na barriga eu acho que e por causa da salsicha

    Responder
    • Diabete eu nao sei mas pela quantidade de sódio q tem na salsicha umas pedras no rim, falo por experiencia propria hj tenho 28 tenho gastrite pedra no rim e olha… pensa numa dor melhora a alimentaçao aí porque o seu corpo vai cobrar

      Responder
  11. Boa noite! Gosto muito de salsichas MAS de um tempo pra cá, percebi que quando com o salsicha no pão ou no macarrão foco com dores no baixo ventre! Tomo muitos remédios para gases é logo que elimino asxsalsichas pelas fezes actor passa! Salsicha causa gases? Chego a sentir o movimento nos meus intestinos! Obrigada!

    Responder
    • Procure um médico clínico.
      O artigo é muito esclarecedor em relação aos possíveis problemas causados pelo consumo excessivo de salsishas por conta do excesso de sódio. Mas, cada caso é único. Evite comer salsisha por um tempo e observe.

      Responder
  12. Como duas vezes por semana 6 delas é de frango cozinho primeiro e jogo fora a água tá tranquilo ou precisa corrigir

    Responder