Um cachorro-quente pode roubar 36 minutos de vida, aponta estudo

Especialista da área:
atualizado em 09/09/2021

Certamente, não é novidade para ninguém que o cachorro-quente passa longe de ser um alimento saudável. Entretanto, você já parou para pensar em quanto tempo de vida o sanduíche pode te roubar?

  Continua Depois da Publicidade  

Bem, pesquisadores da Universidade de Michigan fizeram isso. Eles analisaram mais de 5,8 mil alimentos presentes na dieta dos americanos e avaliaram quantos minutos de vida saudável esses pratos podem fazer uma pessoa ganhar ou perder.

Para fazer a análise, a equipe criou um índice que calcula em minutos os benefícios ou prejuízos associados a uma porção de um alimento. Este índice se baseia no estudo Global Burden of Disease (Carga Global de Doenças, em tradução livre).

Por exemplo, 0,45 minutos são perdidos a cada grama de carne processada consumida ou 0,1 minuto é ganho a cada grama de frutaingerida, explicou o autor sênior da pesquisa e professor de ciências de saúde ambiental da Universidade de Michigan, Olivier Jolliet

Jolliet esclareceu ainda que ele e seus colegas analisaram a composição de cada comida e multiplicaram esses valores pelos perfis correspondentes dos alimentos que eles já tinham elaborado previamente.

O cachorro-quente

Comer hot dog

Um dos pratos que a equipe avaliou foi o cachorro-quente padrão servido no pão. Com seus 61 gramas de carne processada, o resultado foi uma perda de 27 minutos de vida saudável.

Já quando a estimativa também levou em conta a presença de sódio e gorduras trans, o total de tempo perdido foi de 36 minutos.

Por outro lado, como era de se esperar, alimentos como frutas, nozes, leguminosas e vegetais sem amido demonstraram ter efeitos positivos para a saúde.

O estudo dos pesquisadores da Universidade de Michigan foi publicado em agosto de 2021 na revista científica Nature Food. Mas, o que ele aponta não é exatamente novidade: outro estudo havia afirmado que uma pessoa perde 15 minutos de vida a cada salsicha que consome.

Vídeo

Embora saiba que eles não fazem bem, gostam de embutidos? Então, aprenda com a nossa nutricionista a preparar um linguiça saudável, sem aditivos químicos!

Fontes e referências adicionais

Você sabia que o cachorro-quente podia ser tão ruim assim para a saúde? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário