Certamente, não é novidade para ninguém que o cachorro-quente passa longe de ser um alimento saudável. Entretanto, você já parou para pensar em quanto tempo de vida o sanduíche pode te roubar?
Bem, pesquisadores da Universidade de Michigan fizeram isso. Eles analisaram mais de 5,8 mil alimentos presentes na dieta dos americanos e avaliaram quantos minutos de vida saudável esses pratos podem fazer uma pessoa ganhar ou perder.
Para fazer a análise, a equipe criou um índice que calcula em minutos os benefícios ou prejuízos associados a uma porção de um alimento. Este índice se baseia no estudo Global Burden of Disease (Carga Global de Doenças, em tradução livre).
Por exemplo, 0,45 minutos são perdidos a cada grama de carne processada consumida ou 0,1 minuto é ganho a cada grama de frutaingerida, explicou o autor sênior da pesquisa e professor de ciências de saúde ambiental da Universidade de Michigan, Olivier Jolliet
Jolliet esclareceu ainda que ele e seus colegas analisaram a composição de cada comida e multiplicaram esses valores pelos perfis correspondentes dos alimentos que eles já tinham elaborado previamente.
O cachorro-quente
Um dos pratos que a equipe avaliou foi o cachorro-quente padrão servido no pão. Com seus 61 gramas de carne processada, o resultado foi uma perda de 27 minutos de vida saudável.
Já quando a estimativa também levou em conta a presença de sódio e gorduras trans, o total de tempo perdido foi de 36 minutos.
Por outro lado, como era de se esperar, alimentos como frutas, nozes, leguminosas e vegetais sem amido demonstraram ter efeitos positivos para a saúde.
O estudo dos pesquisadores da Universidade de Michigan foi publicado em agosto de 2021 na revista científica Nature Food. Mas, o que ele aponta não é exatamente novidade: outro estudo havia afirmado que uma pessoa perde 15 minutos de vida a cada salsicha que consome.
Vídeo
Embora saiba que eles não fazem bem, gostam de embutidos? Então, aprenda com a nossa nutricionista a preparar um linguiça saudável, sem aditivos químicos!