Se Consegue Andar Essa Distância em 2 Minutos, Você é Mais Inteligente que a Maioria

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que a prática frequente de exercícios físicos faz bem mais por uma pessoa do que simplesmente auxiliar a atingir a boa forma. Mas você sabia que a atividade física também pode ser boa para a saúde do cérebro?

Pois é! Isso foi apontado por uma pesquisa divulgada na revista acadêmica Nature, que identificou a existência de uma associação entre o condicionamento físico e uma função cognitiva melhorada, resultando assim na melhoria da memória, do julgamento e do raciocínio. As informações são da coluna do editor contribuinte Jeff Haden publicada no site Inc.

Como exercícios físicos e alimentação são uma dupla que jamais deve ser separada, depois você pode aproveitar para conhecer o prato que pode ajudar a deixar o cérebro mais jovem.

Como os pesquisadores chegaram a esses resultados?

Primeiramente, os participantes do experimento caminharam o mais rápido que conseguiam ao longo de dois minutos. Então, os cientistas avaliaram a distância percorrida – as distâncias médias alcançadas foram de 660 pés (aproximadamente 200 metros) para os homens e 640 pés (em torno de 195 metros) para as mulheres.

O passo seguinte dado pelos pesquisadores no experimento foi submeter os participantes a uma série de testes cognitivos. Os cientistas relataram terem se surpreendido ao observar que, mesmo em uma população jovem, a performance cognitiva diminui conforme os níveis de preparo físico também sofrem uma queda.

“Nós sabíamos como isso pode ser importante em uma população idosa, que não tem necessariamente uma boa saúde, mas ver isso acontecer com os de 30 anos é surpreendente. Isso nos leva a acreditar que um nível básico de aptidão física aparenta ser um fator de risco prevenível para a saúde cerebral”, escreveram os pesquisadores responsáveis pela pesquisa.

Quando os cientistas fizeram exames de imagem por ressonância magnética nos participantes do estudo, eles identificaram que um preparo físico mais elevado está associado com a preservação da microestrutura da substância branca do cérebro e com a melhor performance em uma grande variedade de domínios cognitivos.

Em outras palavras, menos científicas, isso quer dizer que as pessoas que se encontram em melhor forma apresentam uma maior integridade da substância branca do cérebro. As informações são da coluna do editor contribuinte Jeff Haden publicada no site Inc.

No entanto, o que é essa tal de substância branca do cérebro?

A substância branca do cérebro é descrita como uma estrutura constituída de feixes de axônios mielinizados (recobertos por uma bainha de mielina, uma substância gordurosa que isola a membrana celular do neurônio), que afetam o aprendizado e as funções cerebrais, além de coordenarem a comunicação entre diferentes regiões do cérebro.

Para traduzir mais uma vez em palavras menos científicas, isso está indicando que os cérebros das pessoas que estão em forma são constituídos um pouco melhor, o que auxilia esses indivíduos a lembrarem, raciocinarem e decidirem melhor.

Isso pode ser explicado pelo fato de que a integridade da substância branca melhora a memória episódica, aquela que está relacionada às experiências pessoais, e também melhora a flexibilidade cognitiva, a velocidade de processamento e a inteligência fluida.

Para resumir, a integridade da substância branca contribui para que uma pessoa extraia melhor o que aprendeu no passado para realizar escolhas mais rápidas e mais inteligentes no presente. As informações são da coluna do editor contribuinte Jeff Haden publicada no site Inc com dados do Portal Educação.

Se alguém está procurando algum motivo a mais para praticar exercícios físicos e melhorar a forma física, deve ter encontrado, não é mesmo?

Outros benefícios associados à prática de atividades físicas

Caso você ainda não tenha se convencido de que fazer exercícios físicos regularmente é uma boa ideia, estamos aqui para te apresenta mais alguns motivos. Na lista a seguir, que traz informações da Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares, você vai conhecer outros benefícios atribuídos à prática de atividades físicas:

  • Controle do peso: ao realizar uma atividade física, o corpo queima calorias. Os exercícios físicos podem ajudar a prevenir o excesso de ganho de peso ou ajudar a manter a perda de peso já atingida. Mas atenção: quando se trata dos treinos físicos, consistência é a palavra-chave;
  • Combate a problemas de saúde: estar ativo aumenta o colesterol bom e diminui os triglicerídeos. Além disso, os exercícios regulares ajudam a prevenir ou controlar condições como acidente vascular cerebral (AVC), síndrome metabólica, pressão alta, diabetes do tipo 2, depressão, ansiedade, artrite, quedas e diversos tipos de câncer;
  • Melhoria do humor: as atividades físicas são conhecidas por estimularem substâncias químicas cerebrais que podem fazer o praticante sentir-se mais alegre, mais relaxado e menos ansioso;
  • Reforço à energia: os exercícios físicos entregam oxigênio e nutrientes aos tecidos do organismo e auxiliam o sistema cardiovascular a trabalhar de maneira mais eficiente. Uma vez que a saúde do coração e dos pulmões melhoram, o praticante ganha mais energia para executar as tarefas do dia a dia;
  • Melhoria do sono: a prática regular de atividade física também pode ajudar a pegar no sono mais rápido, a dormir melhor e a aprofundar o sono. Entretanto, é necessário tomar cuidado com os treinamentos realizados muito perto da hora de ir dormir porque eles podem deixar o praticante energizado demais para dar conta de pegar no sono. Por falar na qualidade do sono, não deixe de cuidar da sua dieta, pois a falta de alguns nutrientes pode atrapalhar o sono;
  • Incentivo à vida sexual: além de poder melhorar os níveis de energia e aumentar a confiança em relação à aparência física, deixando a pessoa mais confiante, a atividade física frequente pode aumentar a excitação sexual nas mulheres. Já para os homens, a boa notícia é que aqueles que se exercitam regularmente têm menos problemas de disfunção erétil do que aqueles que não malham;
  • É divertido: uma sessão de exercícios físicos pode ser uma chance para relaxar, fazer novas amizades, aproveitar o ar livre ou uma oportunidade de se reunir com os amigos e/ou familiares para juntos fazerem algo que faz bem para a saúde de todos.

Referências adicionais:

Você consegue caminhar as distâncias ditas acima, de acordo com o seu sexo, no tempo estimado? Pretende melhorar sua aptidão física agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário