Sedentarismo e tristeza: existe relação?

publicado em

Você sabia que existe relação entre sedentarismo e tristeza? O exercício físico não faz bem apenas para o corpo, mas também é uma forte aliada na manutenção da saúde mental. A prática regular de exercícios físicos pode te ajudar a prevenir ou reduzir sintomas depressivos e de ansiedade. 

Entenda o que é sedentarismo, como ele pode te deixar mais triste e até contribuir para o desenvolvimento de quadros depressivos. Então, veja por que deixar esse comportamento e como combatê-lo, para ter uma vida mais feliz. 

O que é sedentarismo?

Sedentarismo
Passar a maior parte do tempo sem praticar atividade física torna a pessoa sedentária

O sedentarismo é o comportamento no qual você realiza atividades gastando pouca energia, por estar sentado(a), deitado(a) ou reclinado(a) sobre alguma superfície. 

Não é difícil pensar em momentos nos quais adotamos tal comportamento, pois eles representam a maior parte do nosso dia. Atividades como usar o celular, o computador, assistir aulas, jogar videogame, fazer trabalhos artesanais e dirigir são alguns exemplos de atividades que gastam pouca energia. 

É claro que não dá para fazer atividades físicas o tempo todo, mas é possível traçar algumas estratégias para adicionar mais atividades que nos tirem do comportamento sedentário e nos façam gastar mais energia, como caminhar, correr, pedalar, dançar, limpar a casa, entre outras. 

  Continua Depois da Publicidade  

Efeito da atividade física sobre a tristeza

Durante a prática de uma atividade física, ocorre a liberação de hormônios importantes no nosso corpo, que impactam diretamente a nossa saúde física e mental

Um dos hormônios liberados durante o exercício físico é a endorfina, que é responsável pela sensação de bem-estar e de recompensa. Essa sensação de bem-estar é manifestada na forma de alívio, relaxamento e prazer após se exercitar.

Além da liberação de endorfina e também de serotonina, os exercícios físicos estimulam o crescimento de neurônios no hipocampo e a regeneração neuronal, que ajudam significativamente nos tratamentos para depressão.  

Esses neurotransmissores contribuem para bem-estar emocional, que pode aliviar sentimentos de tristeza e outros desconfortos associados a quadros clínicos de depressão e ansiedade, ajudando a melhorar, dentre tantos outros aspectos, o humor

  Continua Depois da Publicidade  

Esses outros aspectos também são importantes para a nossa saúde física e mental e compreendem a melhora da memória e da concentração, do sono (diminuição da insônia) e da capacidade de resolução dos problemas, pois ocorre o aumento do fluxo de sangue para o cérebro, que fica mais oxigenado e nutrido. 

Sedentarismo e depressão

Pesquisas científicas têm mostrado que o efeito antidepressivo da atividade física pode ser rapidamente percebido por uma pessoa com depressão subclínica, que passa a experimentar a melhora do seu humor em até 3 semanas de atividade física regular. 

Um quadro subclínico de depressão é marcado pela apresentação de sintomas depressivos que são clinicamente relevantes, mas que não cumprem todos os critérios necessários para o diagnóstico da depressão. Na depressão e no quadro subclínico de depressão, há o sentimento de tristeza, pessimismo e baixa autoestima. 

Uma pesquisa realizada na China chegou à conclusão de que pessoas sedentárias têm 25% mais chances de ficarem deprimidas, do que pessoas relativamente ativas. 

Nesta pesquisa, eles observaram que o risco de desenvolver depressão estava intimamente relacionado com o hábito de passar muito tempo em frente à televisão e ao computador, hábitos que vem aumentando. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por que deixar de ser sedentário(a)

Você já viu que o comportamento sedentário pode te deixar triste e deprimido(a). 

Mas no meio do caminho, entre deixar o sedentarismo e estabelecer uma rotina diária de atividade física, você experimentará vários efeitos que irão te encorajar a perseverar neste objetivo durante a vida toda e incentivar as pessoas mais próximas a fazerem o mesmo. 

Melhora a autoestima

É inevitável perceber algumas mudanças no seu corpo após alguns dias de atividade física regular. Você adquire mais disposição física, perde alguns quilos que estavam excedentes e ganha tônus muscular. 

Essas consequências associadas à melhora do humor aumentam a sua autoestima, te deixando mais confiante para enfrentar os desafios do dia a dia. 

Aumenta o seu círculo social

Ao iniciar uma prática de atividade física, você pode aumentar o seu círculo social, pois provavelmente conhecerá pessoas com os mesmos interesses, objetivos e gostos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, você consegue criar uma rede de apoio, em que todos se ajudam e marcam atividades juntos, por exemplo, trilhas, caminhadas ou um horário de treino combinado na academia. 

Além disso, ter mais amigos pode te deixar mais feliz, te ajudando a superar pensamentos negativos e tristes. 

Aumenta sua produtividade

A prática regular de atividade física te deixa cada vez mais saudável. Com mente e corpo saudáveis, você tem mais tempo e disposição para se concentrar nos seus afazeres e descobrir meios criativos de resolver problemas. 

Como combater o sedentarismo e a tristeza associada

Caminhada
Praticar caminhada regularmente vai ajudar a espantar o sedentarismo e a tristeza

Você pode estabelecer como meta a prática de pelo menos 150 minutos de atividade física por semana. 

Caso você passe muitas horas do seu dia em lugares fechados, considere começar com uma atividade ao ar livre, que te deixe em contato com a natureza. Procure um parque, praça ou praia e desenvolva alguma atividade física, por exemplo:

  • Caminhada
  • Levar o cachorro para passear
  • Corrida
  • Ciclismo
  • Futebol
  • Vôlei
  • Basquete
  • Yoga
  • Surf
  • Natação

Se nesta fase da vida, você ainda não consegue reservar um tempo dedicado à atividade física, tente adicionar momentos de atividade durante o seu dia.

Por exemplo, você pode fazer trajetos curtos, como ir até o mercado, padaria, farmácia, terminal de ônibus ou trabalho, a pé, de bicicleta ou patinete.

No seu local de trabalho ou de estudos, pense em como substituir atividades passivas por ativas. Por exemplo, ao invés de usar o elevador, use as escadas. Nas pausas que tiver, caminhe até o banheiro que fica mais distante ou dê uma volta nos arredores do prédio ou estabelecimento. 

Você pode se organizar para que a cada 1 hora, você se movimente durante 5 minutos, de alguma forma. 

Pequenas alterações no seu dia podem reduzir seu comportamento sedentário e promover maior sensação de bem-estar emocional, proporcionado pelos efeitos fisiológicos do exercício, como a liberação de hormônios e aumento do fluxo sanguíneo no cérebro.

Fontes e referências adicionais

Você se considera uma pessoa sedentária? Você se lembra de alguma vez ter associado o sedentarismo com o sentimento de tristeza? Você já se sentiu mais animado(a) ou feliz após praticar alguma atividade física? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário