Exercícios podem ser mais eficazes do que remédios para tratar a saúde mental, mostra estudo

atualizado em

Calma, isso não significa que você deva abandonar o tratamento com o psicólogo ou psiquiatra e trocá-lo apenas pela atividade física. Mas, não é de hoje que se fala sobre os benefícios dos exercícios para a saúde mental. Inclusive, existe uma discussão acerca da relação entre o sedentarismo e a tristeza.

Mais recentemente, um estudo publicado em fevereiro apontou que os exercícios físicos podem ser altamente benéficos na tarefa de ajudar a diminuir sintomas associados a questões de saúde mental. 

A pesquisa, que foi publicada no British Journal of Sports Medicine, incluiu 97 revisões sistemáticas de estudos controlados randomizados. Essas revisões relataram os resultados de 1039 estudos, que contaram com 128.119 participantes.

Esses participantes variavam entre pessoas que sofriam de problemas de saúde mental, indivíduos saudáveis e pacientes com várias doenças crônicas.

Os estudos analisados incluíram pessoas que aumentaram o seu nível de atividade física por um período de menos de 12 semanas e foram avaliadas em questões como depressão, ansiedade e sofrimento psicológico.

  Continua Depois da Publicidade  

Os pesquisadores apontaram que os resultados mostraram que a atividade física foi efetiva na redução de sintomas leves a moderados de depressão, ansiedade e sofrimento psicológico.

Os maiores benefícios foram observados naqueles com depressão, nas gestantes e mulheres na fase pós-parto, em pessoas saudáveis e pacientes diagnosticados com HIV e doença renal.

Todos os tipos de exercícios, como caminhada, pilates, ioga e treino de resistência, se mostraram benéficos. No entanto, o estudo apontou que sessões pequenas de exercícios de alta intensidade foram as mais efetivas para diminuir os sintomas associados à saúde mental.

Segundo os pesquisadores, uma limitação do estudo é que a maior parte das evidências se focou na depressão de nível leve a moderado, ao passo que menos revisões abordaram a ansiedade e o sofrimento psicológico.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, os exercícios podem substituir a terapia e os medicamentos?

Terapia
Os exercícios não substituem o acompanhamento profissional do psicólogo e/ou psiquiatra

Não. É fundamental destacar que os pesquisadores não estão sugerindo que a terapia ou os medicamentos são irrelevantes, mas que os exercícios podem ser um fator importante no tratamento de questões associadas à saúde mental.

A terapeuta Morgan Bailee Boggess, que já foi associada de pesquisa clínica da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, é cautelosa quanto a fazer declarações absolutas a respeito de qualquer tipo de método de tratamento.

Ela disse que não minimiza a eficácia das atividades físicas, mas não acha que pode ir tão longe ao ponto de dizer que eles são a única coisa que as pessoas deveriam tentar. Na sua experiência, uma combinação entre terapia e mudanças no estilo de vida funciona melhor.

Boggess acredita que é uma questão individual, de escutar e avaliar as preocupações de cada pessoa e recomendar os exercícios se e quando for adequado para o paciente em questão. As informações são do Healthline.

Assim, além de recorrer às atividades físicas, quem está enfrentando questões de saúde mental também precisa procurar a ajuda de um profissional de saúde qualificado. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ao mesmo tempo, aqueles que utilizam medicamentos para tratar problemas psicológicos não podem abandonar o uso do remédio sem antes consultar e serem orientados pelo seu psiquiatra, pois isso pode ser bem perigoso.

Fontes e referências adicionais

Você pratica exercícios físicos? Acha que eles contribuem com a sua saúde mental? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário