Apenas 1 minuto de agachamentos pode melhorar concentração e raciocínio, revelam estudos

publicado em

Sempre pensa em levar uma vida mais fitness e começar a treinar, mas basta lembrar que isso significa passar horas em uma academia que, pronto, logo desiste, certo? Se você concorda com essa afirmação, então, vai gostar de saber o que os cientistas descobriram. E é exatamente sobre essa descoberta que falaremos neste artigo!

Se você faz parte do grupo de pessoas que está sempre adiando a prática de exercícios físicos por achar que ela não cabe em sua rotina intensa de afazeres… então, este artigo é para você.

Cientistas descobriram que não é preciso muito para conseguir usufruir dos benefícios dos exercícios, na verdade, um minuto (literalmente), repetindo alguns agachamentos, já estará contribuindo para melhorar seu fluxo sanguíneo e a concentração. 

Não é novidade nenhuma que trabalhar num escritório, entre outros hábitos de vida sedentários, acabam sendo um perigo para a saúde, contribuindo para um maior risco de doenças, desde cardíacas, diabetes, câncer e até o declínio cognitivo .

A boa notícia, no entanto, é que um número crescente de pesquisas indica que fazer pequenas pausas para exercícios podem ajudar a compensar os danos, tanto para a mente quanto para o corpo, e não precisam ser pausas longas, basta 1 minuto apenas. 

Nesse sentido, interromper uma reunião ou um trabalho em frente ao computador, para se dedicar a fazer um minuto de exercícios de agachamento, isso já é o suficiente para manter seu cérebro saudável, de acordo com um novo estudo.

Agachamento
Interromper uma reunião em frente ao computador para fazer um minuto de agachamento já é o suficiente para manter seu cérebro saudável

Cientistas do Japão, da Carolina do Norte e do Reino Unido resolveram estudar um grupo de 20 jovens adultos, com idade média de 21 anos, os quais completavam testes mentais após ficarem sentados por longos períodos de tempo. 

Em uma das experiências, os participantes tiveram que ficar sentados durante três horas ininterruptas antes de completarem os testes, enquanto na outra, dividiram o tempo sentados com sessões de um minuto de exercício de agachamento, com cerca de 15 repetições. 

Segundo os pesquisadores, as pessoas que fizeram pequenas pausas para um exercício, tiveram melhor concentração e menos fadiga mental.

De acordo com os pesquisadores, quando os participantes faziam pausas para exercícios, apresentavam melhores funções executivas, bem como tempos de reação mais rápidos. Os participantes também relataram melhor concentração e menos fadiga mental do que quando ficavam sentados sem pausas. 

E mais, ao medir o fluxo sanguíneo durante os experimentos, os pesquisadores descobriram que os participantes observaram uma diminuição quando estavam totalmente sedentários, comparando com um ligeiro aumento quando fizeram exercícios curtos. 

Vídeo relacionado:

Não deixe de conferir todos os benefícios dos agachamentos no vídeo abaixo. E clique no botão a seguir para se inscrever em nosso canal do YouTube e saber de todas as novidades:

Mas, claro, embora os exercícios curtos possam ser um meio de ajudar a livrar o corpo do sedentarismo, por outro lado, realisticamente falando, ele nem sempre cabe na realidade de um trabalhador. Por exemplo, ninguém vai ficar parando uma reunião ou cirurgias para fazer agachamentos…

Porém, sem dúvida, essa descoberta pode ser uma luz para se chegar à soluções e, assim, qualquer pessoa poder encaixar esses micro-exercícios na rotina. 

E não é só isso, um melhor poder cerebral não é o único benefício dessas pequenas doses de exercício, já que vários estudos anteriores encontraram grandes melhorias na saúde, no condicionamento físico e na expectativa de vida ao interromper o sedentarismo com alguma atividade, mesmo que só por um minuto.

Por exemplo, segundo um estudo de 2023, curtos períodos de atividade, como uma caminhada rápida, um passeio de bicicleta ou uma pausa para dançar, podem aumentar significativamente a expectativa de vida, bastando 11 minutos por dia.

Uma boa dica, por exemplo, para quem não gosta de academia, mas deseja levar uma vida mais saudável, é procurar realizar uma caminhada rápida todos os dias, começando com apenas 500 passos por dia, sem dúvida, isso já vai contribuir muito para uma vida mais longa e saudável.

Enfim, não é de hoje que se sabe os riscos do sedentarismo, só que, ao contrário do que muita gente pensava, não é preciso passar o dia em academia ou correr maratonas, mas procurar se mexer, a cada duas ou três horas, nem que seja por apenas um minuto.

O que você acha de aderir a essa prática e fazer ao menos 1 minuto de agachamento por dia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário