Será que eu engordei ou estou mais inchado?

Especialista:
atualizado em 02/12/2020

Certamente isso já aconteceu com você: certo dia, você olhou para o seu corpo e teve a impressão que ele estava mais volumoso. Então, logo pensou que ganhou peso. Mas sabia que nem sempre se trata de um peso na forma de gorduras?

Essa confusão pode ocorrer porque, devido a uma série de fatores, em alguns momentos o corpo pode ficar mais inchado que o normal. Assim, ao se olhar no espelho, a pessoa tem a impressão de que engordou.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, como saber diferenciar um aumento de peso de um inchaço? Entender melhor como funciona o peso via inchaço já ajuda, assim como as dicas que vamos conhecer a seguir:

Oscilação do peso

O peso na forma de inchaço tem muita relação com a quantidade de água que o corpo retém. Ele tem uma grande ligação com a quantia de sal que se ingere, com uma baixa ingestão de água e um consumo mais alto de bebida alcoólica e alimentos mais industrializados.

Tudo isso gera a retenção de líquido, que tem o inchaço como sintoma e faz o peso oscilar muito, da noite para o dia. Por exemplo, em um dia a balança marcou 60 quilos. Então, depois de beber, comer salgadinhos e tomar pouca água, no dia seguinte a balança já mostrava 63/64 quilos.

Enquanto uma variação de 500 gramas ou 700 gramas ao longo de 24 horas é normal, uma diferença de dois, três ou mais quilos no período provavelmente é resultado da retenção de líquido.

Sabe-se que uma variação drástica e muito rápida no peso como essa, do dia para a noite, não é resultado do aumento de gorduras.

Embora também seja resultado do consumo de alimentos industrializados e da ingestão de bebidas alcoólicas, o acúmulo de gorduras é um processo mais lento. Ele não vai ocorrer de um dia para o outro.

Pesar-se pela manhã

Balança de peso

Durante a noite, após passar muitas horas deitado, ocorre uma melhor drenagem do excesso de líquido no corpo. Além disso, ao acordar pela manhã, costuma-se soltar um volume grande de urina, o que vai eliminar parte do inchaço.

Assim, o período de manhã cedo, após fazer as necessidades, é um bom horário para se pesar e ter uma noção se a diferença no peso é de inchaço ou gordura.

  Continua Depois da Publicidade  

Pressionar o corpo

Outro teste para checar se a variação no peso é de inchaço ou de gordura é pressionar uma parte do corpo que tenha uma plataforma óssea. Por exemplo, o peito do pé, o final do tornozelo, quase na junção com o pé, ou na região do braço, próximo à mão.

Se ao apertar a pele ficar normal, não é inchaço. Por outro lado, a pele que abaixa e demorar para voltar ao ser pressionada provavelmente tem relação com a retenção de líquido.

Teste da roupa

A estratégia aqui é tirar a roupa que estava usando e observar o que acontece. Se a roupa ficar marcada no corpo e se essa marca demorar um pouco para sair, o sinal é de que o corpo estava mais inchado.

Urina e fezes

Banheiro

Prestar atenção na cor da urina e na frequência da evacuação das fezes é outra dica. Um xixi muito concentrado e muito alaranjado pode ter relação com a desidratação, algo que faz o corpo acumular mais líquido. Saiba mais sobre o que sua urina pode revelar sobre sua saúde.

Do mesmo modo, fezes que ficam paradas por muito tempo também deixam o corpo mais inchado e geram um peso mais alto na balança.

Questão hormonal para mulheres

Uma mulher com mais do hormônio estrogênio circulando em seu corpo pode ter uma maior retenção de líquido no organismo.

Atenção

Se o seu inchaço for abrupto, de uma hora para a outra, e você sentir que esse inchaço não é normal, procure a ajuda do médico. O inchaço também pode ser sintoma de problemas de saúde que exigem tratamento específico.

O vídeo a seguir da nossa nutricionista também ensina como diferenciar o inchaço do aumento de peso:

  Continua Depois da Publicidade  

Gostou das dicas?

Então, você conhecia essas dicas para diferenciar o inchaço do ganho de peso? Já usou alguma delas? Conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário