Sia revela autismo aos 47. Por que diagnósticos em adultos aumentaram?

atualizado em

A cantora australiana Sia, de 47 anos de idade, compartilhou que recebeu um diagnóstico tardio de autismo. Ela fez a revelação da sua descoberta em um podcast chamado Rob Has a Podcast, no dia 25/05.

A cantora é bastante famosa em todo o mundo por suas músicas, como “Chandelier” e “Cheap Thrills”.

Após o diagnóstico, a perspectiva de Sia mudou

Depois de receber o diagnóstico, Sia afirmou que a sua perspectiva sobre si mesma mudou e que começou a se amar mais.

Sia revela autismo aos 47 anos.
Imagem: Presley Ann

Ela ressaltou a importância de não esconder segredos nem viver com vergonha, pois acredita que ninguém poderá verdadeiramente conhecer e amar alguém nessas condições.

O que é transtorno do espectro autista?

O transtorno do espectro autista é caracterizado por déficits persistentes para se comunicar e interagir com os outros. Veja também: Deficiência de carnitina na nutrição pode estar ligada ao autismo

As pessoas com transtorno do espectro autista podem ter dificuldades na reciprocidade social, nos comportamentos não verbais presentes nas interações sociais e nas habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.

A neurologista Angélica Ávila observou ao Metrópoles que o diagnóstico de autismo em adultos tem se tornado mais comum, já que atualmente há mais informações disponíveis sobre a condição.

Ela ressaltou que há mais profissionais qualificados para o diagnóstico e um maior conhecimento sobre o assunto.

Dificuldades no diagnóstico tardio

A identificação tardia do autismo pode afetar negativamente a qualidade de vida da pessoa, assim como o seu desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

A dificuldade de interação social e a percepção negativa de si mesmo podem levar ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade, depressão e até mesmo pensamentos suicidas, destacou a neurologista Angélica Ávila.

Além disso, a dificuldade de ter acesso a tratamentos adequados e de receber apoio familiar podem agravar esses problemas, explicou a neurologista.

Principais sinais do transtorno do espectro autista

Existem alguns sinais comuns da condição, como: 

  1. Dificuldades na compreensão de regras sociais subliminares e de aspectos como metáforas, ironias e piadas.
  2. Dificuldades na socialização, bloqueios no trato com as outras pessoas, com travas de comunicação e no compartilhamento de experiências.
  3. Preferência por trabalhar sozinho, apresentando rigidez e foco intenso.
  4. Sensibilidade exacerbada, com intolerância a barulhos e ambientes agitados.
  5. Restrições alimentares a certas texturas, cheiros e sabores.
  6. Sensibilidade à luz e ao toque.

 A neurologista Angélica destacou que um sinal de alerta importante para o transtorno do espectro autista é quando um bebê perde habilidades que já havia adquirido anteriormente.

Por exemplo, se uma criança que já falava algumas palavras subitamente para de falar, ou se ela não atende mais aos chamados ou não imita mais comportamentos que costumava imitar. As informações são do Metrópoles.

Importância do diagnóstico

Essas informações reforçam a importância do diagnóstico precoce e do acesso a tratamentos adequados para garantir uma melhor qualidade de vida e apoio às pessoas que vivem com autismo.

Quando o autismo é detectado cedo, é possível usar tratamentos e terapias apropriados. Além disso, um diagnóstico precoce permite que familiares e cuidadores compreendam melhor as necessidades e particularidades do indivíduo autista, promovendo um ambiente acolhedor e adaptado.

Com o suporte adequado, é possível minimizar os desafios enfrentados no cotidiano e estimular o potencial das pessoas no espectro autista, promovendo a sua inclusão e participação ativa na sociedade.

O que você sabia sobre o diagnóstico tardio de autismo? Você já conhecia as características do transtorno do espectro autista? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário