Som de fundo para dormir pode prejudicar seu sono, afirmam cientistas

Especialista da área:
atualizado em 22/12/2020

Seu sono é um dos principais fatores que influenciam na sua saúde. Contudo, nem sempre conseguimos dormir bem. Não é surpresa, portanto, que muitas pessoas procurem alternativas para driblar a insônia.

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Uma delas, por exemplo, é o ruído branco. No entanto, os cientistas alertam que ele pode não ser tão benéfico quanto se imagina.

Sendo assim, descubra o que os cientistas têm a dizer sobre o ruído branco, entenda o que é e como funciona esta tática para dormir melhor.

Entenda o que é e como funciona o ruído branco

O ruído branco nada mais é que uma expressão para designar aquele som de fundo calmante. Pode ser o rádio, a televisão ou até mesmo o barulho do ventilador ou do ar condicionado.  

Hoje em dia, existem aplicativos que possuem esta função. Extremamente populares, eles têm sido a saída para quem não consegue dormir facilmente.

Em síntese, é o som que ajuda a sua mente a descansar. Da mesma forma, ele também evita outros barulhos externos.

De acordo com os especialistas, o ruído branco é simplesmente um sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência. Desta forma, o barulho faz com que o limiar auditivo fique em seu nível máximo.

Isto faz com que ele bloqueie os estímulos auditivos mais intensos que terão menos capacidade de ativar o córtex cerebral durante o sono.

Cientistas apontam que ele pode ser mais nocivo do que se imaginava

Por bloquear estímulos auditivos, o ruído branco foi recomendado para quem sofria de insônia. Muitas pessoas ainda pegam no sono mais facilmente graças a ele. Apesar disso, os cientistas alertam que ele pode não ser tão benéfico assim.

Nesse sentido, uma revisão de estudos realizada pela Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, resolveu pesquisar a eficácia desta alternativa. A pesquisa analisou cerca de 38 estudos sobre o ruído branco e sua eficácia para melhorar o sono.

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A pesquisa apontou que, embora exista evidência de que o som contínuo reduz a quantidade de tempo que os indivíduos levavam para adormecer, este sono também seria mais interrompido.

Desse modo, especialistas advertem que, com a utilização do ruído branco, o sistema auditivo não terá uma folga e o descanso que precisa.

De acordo com Mathias Basner, chefe da pesquisa, sempre que estamos expostos a sons e ruídos, o ouvido interno traduz isso em sinais nervosos que são interpretados pelo cérebro.

O pesquisador ainda esclarece que a pausa é importante para que o sistema auditivo possa desacelerar, regenerar e se preparar para o próximo período de vigília.

Segundo o pesquisador, o ruído branco é um processo ativo, que gera metabólitos, alguns dos quais já se mostraram prejudiciais ao ouvido interno.

Não há evidências de eficácia do ruído branco, alertam especialistas

O professor de medicina do sono da Universidade de Oxford, Colin Espie, também possui dúvidas em relação ao ruído branco. De acordo com o especialista, a principal preocupação a ser superada no sono pobre é a mente ocupada ou acelerada.

Desta forma, segundo Espie, o ruído branco funciona como qualquer outro estímulo monótono, que foi tentado muitas vezes de várias maneiras ao longo de décadas sem evidências de sucesso.

Para que você possa dormir melhor, os especialistas aconselham aplicativos de meditação que são baseados em boas evidências provenientes de pesquisas em medicina do sono.

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Outra saída eficiente para quem pretende dormir melhor é a terapia cognitivo-comportamental para insônia.

Como melhorar a qualidade do seu sono

Dormir bem é essencial para a saúde. Infelizmente, muitas vezes ter um sono de boa qualidade pode ser difícil. Sendo assim, você precisa buscar maneiras de atenuar esta situação.

Primeiramente, é importante criar uma rotina antes de dormir. Procure se tranquilizar aos poucos e criar um ambiente propício para o sono. 

Por isso, desligue o celular. Interferências externas podem prejudicar seu sono. Da mesma forma, a luz emitida pela tela do aparelho dificulta para você dormir.

insonia

Evite bebidas com cafeína caso você queira ter uma boa noite de sono.

Outras atitudes que podem fazer com que você durma melhor são:

  • Adotar horários regulares de sono;
  • Evitar dormir muito durante o dia;
  • Fazer atividade física pela manhã ou à tarde;
  • Comer alimentos leves no jantar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Diminuir a exposição à luz durante à noite.

Em suma, todas estas atitudes podem fazer com que você tenha um sono restaurador. Procure criar atitudes que ajudem você a dormir melhor, com ou sem o ruído branco. Sua saúde como um todo agradece!

A qualidade do seu sono mudou durante esta pandemia? Conte para a gente nos comentários!

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