7 Benefícios da Mostarda Preta – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Brassica nigra ou mostarda preta é uma planta cuja floração acontece entre os meses de abril e novembro, e ela pode crescer em campos, terrenos baldios e margens de estradas.

A planta é utilizada no preparo de molhos, condimentos, ensopados e saladas. No entanto, não é sobre as suas aplicações culinárias que falaremos abaixo. Vamos conhecer alguns dos benefícios que já foram atribuídos à mostarda preta.

As propriedades da mostarda preta

Mas antes, que tal conhecermos quais são as propriedades da planta?

  • Digestivas;
  • Antibióticas;
  • Diuréticas;
  • Estimulantes da circulação sanguínea;
  • Laxantes;
  • Antibacterianas;
  • Antifúngicas;
  • Sudoríficas;
  • Antirreumáticas;
  • Tônicas.

Para que serve? 7 benefícios da mostarda preta 

1. Saúde do coração

As sementes da planta são compostas por ácidos graxos ômega 3. Essa substância é benéfica para o coração porque regula a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando os coágulos de sangue que podem dar origem ao infarto ou ao acidente vascular cerebral (AVC) e ajuda a evitar as arritmias cardíacas.

Uma pesquisa feita na Dinamarca e publicada na revista da Associação Americana do Coração mostrou que as chances de mulheres em idade reprodutiva que consomem peixes ricos em ômega 3 terem problemas cardiovasculares é menor do que os riscos apresentados por aquelas que não ingerem o alimento.

O cardiologista Michael Burr constatou, no Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, que fica no País de Gales, que pessoas que já tiveram ataques cardíacos elevam em 29% as suas chances de evitar novos problemas quando comem peixes ricos em ômega 3 pelo menos duas vezes por semana.

2. Saúde do sistema respiratório

As sementes da mostarda preta proporcionam um efeito descongestionante e ajudam a limpar as vias respiratórias, auxiliando assim a melhorar a respiração. O ingrediente colabora com a eliminação do catarro e do muco que ficam presos nos pulmões e nas vias respiratórias.

3. Fonte de magnésio

A mostarda preta serve como fonte de magnésio. O mineral é importante para a produção de energia, o controle do colesterol sanguíneo e para evitar que os músculos se contraiam o tempo todo.

Veja mais: Benefícios do magnésio – Para que serve e fontes.

Ele ainda mantém e regula a atividade das enzimas, mantém a saúde dos ossos, participa do metabolismo dos carboidratos, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, regula a pressão arterial, relaxa os músculos, controla os nervos, auxilia o sistema imunológico e contribui com a produção de proteínas.

4. Fonte de selênio

Outro nutriente encontrado na mostarda preta é o selênio, que participa do metabolismo, tem ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico, ajuda a formar os hormônios da tireoide, protege o organismo contra metais pesados e melhora a circulação do sangue.

O mineral também é conhecido por diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e melhorar a fertilidade masculina.

5. Auxílio ao aumento de peso

Se para algumas pessoas engordar parece ser um pesadelo, para outras, isso é uma necessidade. Estamos falando daqueles que sofrem por estar abaixo do peso ideal. A mostarda preta pode ajudar no tratamento desse tipo de problema porque traz uma ação de combate em relação à falta de apetite.

Assim, com um apetite maior, a pessoa fica estimulada a se alimentar mais, ficando perto de atingir o seu objetivo de chegar a um peso saudável.

6. Melhoria da circulação

As sementes de mostarda preta são compostas por um óleo volátil que estimula a circulação do corpo. A orientação é fazer escalda-pés com as sementes de mostarda preta para combater a má circulação.

Porém, é preciso ter cuidado e não deixar a mostarda preta muito tempo em contato com a pele, pois ela pode irritar e causar bolhas.

7. Alívio de dores nas articulações

O ingrediente também é indicado para amenizar as dores nas articulações. Ele é aplicado por meio de um cataplasma, que pode ser feito com 110 g de sementes de mostarda preta em pó e água morna.

A receita funciona assim: mistura-se a água e as sementes de mostarda preta até formar uma papa. Então, a mistura é espalhada em um pano limpo ou gaze e aplicada no local afetado. Como explicado acima, é bom não deixar o cataplasma por muito tempo na pele para não lesionar.

Além disso, após terminar a aplicação, recomenda-se lavar com cuidado e passar um creme hidratante para evitar a irritação. 

Cuidados com a mostarda preta

A planta medicinal não deve ser utilizada em doses exageradas, pois isso pode causar efeitos colaterais como vômito, gastrite, dor abdominal e irritações graves nas membranas mucosas e na pele.

Seu uso interno ainda pode causar complicações gástricas como queimação estomacal, enquanto o uso externo pode resultar na formação de bolhas e na necrose (morte de tecido, células ou órgão).

Recomenda-se ainda evitar o contato dos olhos com a mostarda preta. Além disso, mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês e pessoas não devem fazer o uso medicinal do ingrediente.

Indivíduos com distúrbios da circulação, problemas venosos (nas veias), gastrointestinais ou na tireoide são outros grupos de pessoas que não podem utilizar a mostarda preta. Ela também não pode ser misturada com o amoníaco.

Devido ao fato da planta poder diminuir as taxas de glicose no sangue, pessoas diagnosticadas com diabetes e que tomam medicamentos para reduzir os níveis de açúcar no sangue não devem aderir ao ingrediente como remédio para que as taxas de glicose não desçam a níveis muito baixos.

Como existe a preocupação de que a mostarda negra influencia o controle dos níveis de açúcar no sangue durante e depois de uma cirurgia, ela deve deixar de ser consumida duas semanas antes da data marcada para a realização do procedimento.

Caso esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento, fale com o seu médico para se certificar de que não existem riscos de interação entre a Brassica Nigra e o remédio em questão.

Antes de aderir à mostarda negra como forma de auxiliar o tratamento de qualquer tipo de condição de saúde, também é essencial consultar o médico antes. Ele poderá dizer se o ingrediente é realmente seguro e indicado para o seu caso. E, obviamente, a planta não deve substituir nenhum tipo de tratamento.

O que você achou dos benefícios da mostarda preta para a saúde? Tem o costume de utilizar estas sementes em sua cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário