Um estudo realizado por neurologistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, forneceu novas informações sobre os possíveis benefícios que ingestão diária de suplementos de vitaminas podem trazer para a memória.
- Veja também: Para que serve multivitamínico? Quando deve tomar?
A pesquisa foi feita ao longo de três anos e sugeriu que o suplemento foi capaz de melhorar a capacidade de memorização, conseguindo “rejuvenescer” em até três anos a idade cerebral dos participantes.
Os resultados desse estudo, publicados no American Journal of Clinical Nutrition em 24 de maio, indicaram que o hábito de tomar suplementos multivitamínicos pode contribuir com a cognição, melhorando a capacidade de reter informações.
O doutor Lok-Kin Yeung, um dos principais neurologistas envolvidos no estudo, compartilhou as suas observações. Ele afirmou que muitos adultos mais velhos estão preocupados com as alterações de memória decorrentes do envelhecimento.
Yeung disse ainda que a pesquisa sugere que a suplementação com multivitaminas pode ser uma forma simples e barata de ajudar os idosos a retardar a perda de memória. Aqui temos: 5 coisas que você não pode deixar de saber sobre as vitaminas.
Como o estudo foi realizado?
Mas como exatamente esse estudo foi conduzido? Um grupo de 3.562 voluntários, todos com mais de 60 anos, participou da pesquisa. Eles foram divididos em dois grupos distintos.
No primeiro grupo, os participantes receberam um suplemento multivitamínico diariamente, Já no segundo grupo, os voluntários receberam uma substância conhecida como placebo, que não possui efeitos farmacológicos.
O suplemento continha uma combinação de vitaminas A, B6, B12, C, D3 e E, betacaroteno, licopeno, luteína, cálcio e zinco. Confira também:
- 10 benefícios da vitamina A, para que serve e principais fontes.
- 15 alimentos ricos em vitamina B6.
- 10 benefícios da vitamina B12, para que serve e principais fontes.
- 18 alimentos ricos em vitamina C.
- 7 benefícios da vitamina E, para que serve e principais fontes.
Ao longo dos três anos, os voluntários foram submetidos a avaliações anuais de memória. Nos testes, os participantes precisavam memorizar uma lista de 20 palavras. Na sequência, uma tela era exibida, e eles tinham que clicar nas palavras que lembravam de ter visto anteriormente na lista.
Os resultados indicaram que os participantes que consumiram os suplementos multivitamínicos alcançaram uma média de 7,8 palavras, enquanto aqueles que receberam o placebo alcançaram uma média de 7,6 palavras.
Embora a diferença não tenha sido tão significativa, ao longo dos anos, o grupo que tomou os suplementos demonstrou uma melhora, enquanto o grupo do placebo manteve resultados estáveis.
- Confira também: Qual o melhor horário para tomar vitaminas?
Com base nos resultados, os pesquisadores estimaram que os efeitos dos suplementos multivitamínicos melhoraram a capacidade de memorização acima do efeito do placebo e em um nível de idade aproximadamente 3,1 anos mais jovem do que a capacidade de memória esperada para a idade real dos participantes. As informações são do Metrópoles.
bom