Treino de alta intensidade e curta duração (HIIT) – 7 dicas!

Especialista da área:
atualizado em 23/08/2020

Entenda o que é um treino de alta intensidade e curta duração e veja dicas para realizá-lo da melhor forma para ganhar resistência física e emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Você já deve saber que treinar é uma ótima ideia não apenas para se manter saudável, mas também para quem tem o objetivo de emagrecer.

Acontece que para algumas pessoas, ficar uma hora na esteira ou na bicicleta ergométrica parece algo terrível ou impossível devido a todos os compromissos do dia a dia.

Sendo assim, em vez de passar um longo período se exercitando, você pode optar por um treino de alta intensidade e curta duração, que também é conhecido como treino intervalado de alta intensidade, ou HIIT.

O treino de alta intensidade e curta duração emagrece, e apenas 10 minutos podem ser equivalentes a 45 minutos de um treino normal. Se você começar um treino HIIT para emagrecer, verá resultados tanto relacionados à sua saúde como à boa forma.

Em uma pesquisa realizada pelo American College of Sports Medicine (Faculdade Americana de Medicina do Esporte), os profissionais de educação física votaram no treino de alta intensidade e curta duração como uma das principais tendências de fitness para 2020.

treino intervalado de alta intensidade hiit

O que é um treino de alta intensidade e curta duração

O treino de alta intensidade e curta duração geralmente combina curtos períodos de exercícios intensos com períodos de descanso ou exercícios de menor intensidade.

Esse tipo de exercício geralmente combina treinamento aeróbico e de resistência e é considerado uma das maneiras mais eficientes de se exercitar.

Normalmente, a duração deste treino varia de 10 a 30 minutos e pode trazer benefícios à saúde semelhantes ao dobro do exercício de intensidade moderada.

A atividade a ser executada varia, mas pode incluir corrida, ciclismo, pular corda ou outros exercícios que utilizam o peso corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

A quantidade específica de tempo que você se exercita e recupera irá variar com base na atividade que você escolher, e com que intensidade você está se exercitando.

Benefícios

O HIIT não apenas fornece os benefícios de exercícios de maior duração em um período de tempo muito mais curto, mas também pode fornecer alguns benefícios exclusivos para a saúde. Alguns deles são:

  1. Pode reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca;
  2. Ajudar a queimar gordura;
  3. Melhorar o consumo de oxigênio;
  4. Queima muitas calorias em um curto período de tempo;
  5. Possibilita o ganho de massa muscular;
  6. Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue;
  7. Mantém a taxa metabólica mais alta mesmo horas após a prática deste exercício.

Além desses benefícios, algumas pesquisas sugerem que o HIIT pode frear o crescimento de células cancerígenas.

Dicas começar um treino de alta intensidade e curta duração

Antes de começar com o seu treino de alta intensidade e curta duração, seja para emagrecer ou para cuidar da saúde, é uma boa ideia ter alguns conhecimentos básicos. Veja agora essas dicas importantes:

1. Comece devagar

Como trata-se de um treino mais intenso, o ritmo é essencial – especialmente se você não deseja aumentar o risco de lesões.

Uma maneira de começar mais suavemente é variar a intensidade em relação à velocidade ou quantidade de peso que você levanta, mesclar períodos de exercícios com descanso, duração total do treino e a quantidade de exercícios que você realiza.

Comece no seu próprio ritmo e progrida quando estiver pronto.

2. Treine em qualquer lugar

Devido à versatilidade do treinamento, você pode se exercitar em uma academia ou em casa mesmo.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você estiver em casa com pouco ou nenhum equipamento, pode fazer exercícios que usam o próprio peso corporal (ex. flexão de braços, abdominal, etc.) ou focar nos exercícios aeróbicos.

Quando você está na academia, pode usar qualquer coisa, desde halteres, TRX, barras, elásticos, e tudo que a academia pode te oferecer.

3. Esteja ciente da dor muscular

Quando você começa a fazer um treino de alta intensidade e curta duração, você pode sentir dores musculares e isso é extremamente normal.

A melhor coisa é continuar fazendo exercícios pequenos e curtos por mais dois ou três dias para superar esse obstáculo. Porém, caso sinta alguma dor repentina (em oposição a esse desconforto gradual e tardio), converse com um médico.

4. Programe os seus horários e tempo de exercício

Procure começar treinando de um a dois dias por semana, durante um total de 15 minutos em cada treino. À medida que seu corpo se adapta, você pode aumentar lentamente o tempo total do treino para 30 minutos.

Se você deseja um desafio maior, pode adicionar mais um dia de treino HIIT ao seu plano geral de condicionamento físico.

5. Concentre-se nos exercícios de corpo inteiro

Concentre-se em exercícios que trabalham todo o seu corpo, de acordo com o seu nível de condicionamento físico atual ou apenas um pouco acima dele. Movimentos como agachamento, flexão, alpinistas e burpee são os melhores.

6. Alimente-se adequadamente para exercícios mais intensos

É essencial garantir uma alimentação adequada antes de um treino, especialmente para iniciantes.

Para maximizar sua energia, você deve comer uma refeição leve de uma a duas horas antes do exercício, que consiste em proteínas, gorduras saudáveis ​​e carboidratos complexos.

Em seguida, opte por um lanche ou refeição pós-treino em até uma hora após terminar sua sessão.

Perigo do overtraining

Os exercícios HIIT colocam muito estresse nos músculos, sistema cardiovascular e sistema imunológico.

Se você treinar muito a cada semana, poderá descobrir que está seguindo o caminho do overtraining, ou seja, treinando em excesso, mais do que “deveria”.

Alguns dos sinais mais comuns a serem observadas incluem inquietação, desempenho reduzido, agitação, excesso de fadiga, mau humor e aumento de lesões relacionadas ao exercício.

Se você estiver tendo algum desses sinais ou sintomas, reduza a quantidade de exercício que está fazendo ou descanse completamente. Converse com seu médico se algum dos sinais de overtraining continuar persistindo.

Fontes e Referências adicionais:

Você já experimentou fazer um treino de alta intensidade e curta duração? Tem vontade de incluir em sua rotina e aproveitar os benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário