Tríceps em pé com halter na nuca – Como fazer e erros comuns

Especialista da área:
atualizado em 15/06/2022

O tríceps em pé com halter na nuca é um exercício que fortalece o tríceps e reduz a flacidez no músculo do braço.

O tríceps braquial é um músculo dividido em três partes, chamadas de cabeça longa, lateral e medial. Todas elas trabalham juntas para ajudar em movimentos de puxar e de empurrar. No dia a dia, isso inclui atividades como abrir portas, empurrar um carrinho de compras, puxar uma cadeira ou empurrar um móvel. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o músculo é importante para estabilizar as articulações dos ombros. Assim, fortalecer o tríceps resulta em articulações mais estáveis e menos lesões.

tríceps braquial
Músculos que compõe o tríceps braquial

A extensão de tríceps em pé com halter na nuca também prepara o corpo para levantar peso acima da cabeça, seja na academia ou em casa ao erguer um objeto qualquer. 

Esse tipo de exercício também é ótimo para quem pratica esportes como a natação, o basquete ou o tênis. Aliás, há muitos jeitos diferentes de treinar o tríceps. Mas em pé, o abdômen também precisa ser ativado para estabilizar o corpo. Veja também como fazer tríceps com elástico em pé

Como fazer tríceps em pé com halter na nuca

Tríceps na nuca com halter

Fique em pé com os pés separados na largura dos ombros e segure um halter usando as duas mãos com as palmas das mãos voltadas para o alto. 

Em seguida, levante os braços acima da cabeça. Então, flexione os cotovelos para trás sem mover os braços e levando o halter próximo à sua nuca. Faça uma pequena pausa, levante o halter novamente e repita o movimento até finalizar sua série.

  Continua Depois da Publicidade  

Mantenha o abdômen contraído durante a execução. 

Erros comuns

Tríceps com halter
É importante conhecer os erros que podem ser cometidos no movimento e atrapalhar os resultados

Embora pareça um exercício simples, existem muitos erros que as pessoas cometem durante o tríceps em pé com halter na nuca. Veja quais são para evitá-los. 

Mexer a cabeça

É muito importante deixar a cabeça parada durante todo o exercício. Além de contribuir para a ativação do tríceps, manter a cabeça firme ajuda a preservar a postura e a evitar dores no pescoço

Para ajustar a postura, mantenha a cabeça alinhada com o resto do corpo, puxe os ombros para trás e abra o peito.

Não travar os cotovelos

Para treinar o tríceps em pé, é indicado travar os cotovelos, para evitar que eles se abram. Isso é preciso para evitar que outros músculos sejam ativados no lugar do tríceps, como por exemplo o bíceps.

Curvar as costas

É importante manter a coluna ereta durante o exercício para preservar a postura corporal e também para evitar dores nas articulações.

  Continua Depois da Publicidade  

Contrair o abdômen durante a execução ajuda na postura e, consequentemente, na prevenção de lesões.

Fazer o exercício muito rápido 

Não tenha pressa e faça os movimentos lentamente. Isso é importante para deixar as fibras musculares tensionadas por mais tempo, o que ajuda na hipertrofia muscular. Além disso, fazer o exercício devagar ajuda a evitar acidentes e lesões musculares.

Utilizar muito peso

É importante usar um peso que desafie os seus músculos mas que você também seja capaz de suportar. Do contrário, o risco de sofrer lesões aumenta e é provável que você não consiga completar sua série mantendo a qualidade do movimento.

Aliás, tome bastante cuidado com o halter para não deixá-lo cair. Se não sentir segurança, faça menos repetições ou reduza o peso até se habituar com o tríceps em pé com halter na nuca.

Lembre-se de que sentir muita dor durante o exercício não é normal. Caso você sinta dores em qualquer parte do braço, interrompa a atividade. Também é bom evitar exercícios com o tríceps se você estiver se recuperando de uma lesão no pulso, no cotovelo ou no ombro.

Mesmo sem lesões pré-existentes, algumas pessoas podem sentir incômodo nos pulsos após o treino de tríceps. Se o problema for recorrente, não deixe de consultar um médico para te avaliar. 

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você treina o tríceps quantas vezes por semana? Já cometeu algum desses erros? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário