Para conseguir perder peso, o corpo precisa entrar em um estado de déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que consome por dia. Além das dietas, algo que ajuda a diminuir os números da balança é adotar uma boa rotina de exercícios físicos.
Um novo estudo conduzido por pesquisadores britânicos e publicado na revista científica JAMA Network Open sugeriu quantos minutos de exercício aeróbico podem ser necessários para promover a perda de peso.
Os cientistas analisaram 116 ensaios clínicos randomizados que avaliaram os efeitos do treinamento aeróbico supervisionado em 6,9 mil adultos com sobrepeso ou obesidade.
Houve uma redução significativa de peso nos voluntários a partir de 150 minutos de atividades aeróbicas, como corrida, caminhada, ciclismo e natação, por semana, em intensidade moderada a alta.
A intensidade do exercício pode ser medida por meio do esforço respiratório e cardiovascular. A atividade é considerada leve quando é possível conversar normalmente durante a prática. Na intensidade moderada a alta, o indivíduo fica mais ofegante, sem conseguir manter o diálogo por muito tempo.
“O exercício aeróbico de, pelo menos, 150 minutos por semana foi associado a reduções clinicamente importantes na circunferência da cintura e nas medidas de gordura corporal”, apontaram os autores do estudo, que completaram afirmando que “durações mais longas (…) estão associadas a maiores reduções”.
Ahmad Jayedi, epidemiologista do Imperial College London, no Reino Unido, e primeiro autor do estudo, pontuou que, para pessoas obesas ou com sobrepeso, a perda considerada clinicamente importante foi a de, pelo menos, 5% do peso corporal em três meses.
O pesquisador reconheceu ao jornal britânico The Guardian que a meta pode parecer difícil para algumas pessoas, especialmente as que estão no sedentarismo, mas orientou que o melhor caminho é encontrar um exercício que possa ser incluído facilmente na rotina.
“Motivar as pessoas pode ser bastante desafiador, especialmente quando se trata de alterar seu estilo de vida. Quando se trata de exercícios, todas as formas são benéficas, e não avaliamos nenhuma diferença entre elas. No entanto, a caminhada e a corrida são excelentes exemplos de atividades aeróbicas que podem facilmente se encaixar em nossa vida diária”, concluiu Jayedi.