Vitamina Centrum – Para Que Serve, Composição, Bula, Preço e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/01/2020

A vitamina Centrum é um suplemento vitamínico que promete energia, ação antioxidante, aumento da imunidade, aparência saudável e muito mais. Você aprenderá a seguir as diferenças entre os suplementos Centrum, a composição de cada um, as recomendações de uso e onde encontrá-lo.

Ela possui vitaminas e minerais que o organismo necessita diariamente. O produto funciona de forma complementar à alimentação para suprir a falta desses nutrientes no corpo humano.

O centrum é um polivitamínico reconhecido internacionalmente por ser um dos mais completos. Ele é utilizado de idosos até crianças do mundo todo para controlar o fornecimento de vitaminas e minerais que o corpo necessita para manter o seu funcionamento. Com a sua popularidade em alta, é quase um impulso comprá-lo quando o vemos nas gôndolas mas, antes disso, um fator importante é descobrir se o centrum engorda ou emagrece para adequá-lo corretamente à sua dieta.

Todo mundo precisa de vitaminas e minerais para viver bem. Elas são importantes para a melhoria do sistema imunológico, ajudam a curar feridas, fazem bem à saúde dos olhos, deixam os ossos fortes e colaboram para que possamos adquirir energia por meio dos alimentos, entre outras funções. Os suplementos podem ajudar a adquirir essas vitaminas, mas existem muitos métodos naturais e deliciosos de ingeri-las. Conheça 10 alimentos ricos em vitaminas para evitar os fármacos.

Que as vitaminas fazem bem todos sabemos, mas com a abundância de alimentos saudáveis e ainda o auxílio dos suplementos alimentares, é normal que surjam dúvidas sobre esses nutrientes como, por exemplo, se é possível consumir vitaminas em demasia. Você vai gostar de saber 5 curiosidades sobre as vitaminas que ninguém te disse.

Por não possuir calorias, açúcar, glúten ou lactose em sua composição, ele não faz com que seus usuários engordem, mas também não pode ser usado como substituto de refeições por não conter fibras, carboidratos e as calorias que o organismo precisa para funcionar.

Suplementos Centrum 

Existem vários tipos da vitamina Centrum, feitos de acordo com necessidades específicas de diversos grupos: Centrum ProNutrients Ômega 3, Centrum Mulher, Centrum Homem, Centrum Completo – de A a Zinco, Centrum Select e Centrum Control.

– Centrum Pro Nutrients Ômega 3 

Disponível em embalagens com 30 e 60 comprimidos em cápsulas minigels, que são mais fáceis de serem consumidas pelo organismo, a vitamina Centrum Pro Nutrients Ômega 3 promete complementar o consumo diário dos ácidos graxos Ômega 3, com o objetivo de manter os níveis saudáveis de triglicerídeos no corpo, que são importantes para o organismo por serem fonte de energia.

Composição: Duas cápsulas do complexo vitamínico contêm 0,6 g de proteínas; 0,8 g de gordura; 0,7 g de Ômega 3; 0,7 g de EPA e DHA (ácidos graxos essências, também conhecidos como “gordura boa”) e nada de calorias.

– Centrum Mulher

O Centrum Mulher é um suplemento alimentar específico para atender as necessidades nutricionais das mulheres, tendo em vista que homens e mulheres possuem necessidades diferentes.

O composto possui ferro, cuja ingestão diária recomendada para mulheres é de 18 mg, e que acaba sendo perdido no sangue, especialmente no período menstrual. A vitamina Centrum Mulher também é composta de vitaminas A e E, biotina e zinco que são benéficas para a saúde da pele, unhas e cabelo.

ComposiçãoA vitamina é composta de 400 mcg de vitamina A; 1 mg de vitamina B1; 1 mg de vitamina B2; 14 mg de vitamina B3, 5 mg de vitamina B5; 1,3 de vitamina B6; 240 mcg de vitamina B9; 2,4 mcg de vitamina B12; 45 mg de vitamina C; 5 mcg de vitamina D; 6,7 mg de vitamina E; 25 mcg de vitamina K; 320 mg de cálcio; 450 mcg de cobre; 25 mcg de cromo; 10 mg de ferro; 33 mcg de iodo; 100 mg de magnésio; 1,8 mg de manganês; 23 mg de molibdênio; 20 mcg de selênio e 7 mg de zinco.

– Centrum Homem 

Assim como a mulher, os homens têm a necessidade de ingerir nutrientes específicos para o bom funcionamento de seu organismo. A vitamina Centrum Homem possui cálcio, vitaminas D e magnésio, que traz benefícios para a saúde dos músculos. Além disso, as vitaminas do complexo B contribuem com a liberação e obtenção de energia proveniente dos alimentos.

Composição: O Centrum Homem contém 500 mcg de vitamina A; 1,2 mg de vitamina B1; 1,3 mg de vitamina B2; 16 mg de vitamina B3; 5 mg de vitamina B5; 1,3 mg de vitamina B6; 200 mcg de vitamina B9; 2,4 mcg de vitamina B12; 45 mg de vitamina C; 5 mcg de vitamina D; 6,7 mg de vitamina E; 30 mcg de vitamina H; 30 mcg de vitamina K; 250 mg de cálcio; 450 mcg de cobre; 25 mcg de cromo; 3,5 mg de ferro; 33 mcg de iodo; 120 mg de magnésio; 2,3 mg de manganês; 23 mcg de molibdênio; 20 mcg de selênio e 7 mg de zinco.

– Centrum Completo – de A a Zinco

A versão tradicional da vitamina Centrum é encontrada em versões de 7, 15, 30, 60, 100 e 130 comprimidos. Ela traz benefícios para a obtenção de energia do organismo por conta da presença de vitaminas do complexo B, na proteção contra os danos causados pelos radicais livres por conta da sua ação antioxidante e ajuda o sistema de defesa do organismo devido às vitaminas presentes em sua composição.

Composição: No Centrum Completo é possível encontrarmos 400 mcg de vitamina A; 1,2 mg de vitamina B1; 1,3 mg de vitamina B2; 16 mg de vitamina B3; 5 mg de vitamina B5; 1,3 mg de vitamina B6; 240 mcg de vitamina B9; 2,4 mcg de vitamina B12; 45 mg de vitamina C; 5 mcg de vitamina D; 6,7 mg de vitamina E; 30 mcg de vitamina H; 65 mcg de vitamina K; 250 mg de cálcio; 320 mcg de cloro; 450 mcg de cobre; 18 mcg de cromo; 8,1 mg de ferro; 125 mg de fósforo; 33 mcg de iodo; 100 mg de magnésio; 1,2 mg de manganês; 23 mcg de molibdênio; 10 mcg de potássio; 20 mcg de selênio e 7 mg de zinco.

– Centrum Select

De acordo com a própria fabricante, o Centrum Select é o suplemento multivitamínico mais vendido no mundo para indivíduos que já passaram dos 50 anos. O suplemento age na proteção das células combatendo a ação dos radicais livres por conta de possuir substância antioxidantes como a luteína, as vitaminas A e E e minerais como cobre e manganês.

Composição: O Centrum Select é composto de 600 mcg de vitamina A; 1,2 mg de vitamina B; 1,3 mg de vitamina B2; 16 mg de vitamina B3; 5 mg de vitamina B5; 1,3 mg de vitamina B6; 240 mcg de vitamina B9; 2,4 mcg de vitamina B12; 45 mg de vitamina C; 5 mcg de vitamina D; 10 mg de vitamina E; 30 mcg de vitamina H; 65 mcg de vitamina K; 250 mg de cálcio; 320 mcg de cloro; 900 mcg de cobre; 350 mcg de cromo; 3,5 mg de ferro; 125 mg fósforo; 33 mcg de iodo; 100 mg de magnésio; 2,3 mg de manganês; 45 mcg de molibdênio; 34 mcg de selênio; 7 mg de zinco.

– Centrum Control

Encontrada em embalagens de 30 e 60 cápsulas, o principal benefício adquirido pelos usuários da vitamina Centrum Control é a redução da absorção de colesterol pelo organismo. A recomendação é que sejam ingeridas duas cápsulas do suplemento diariamente.

Composição: No Centrum Control há 600 mcg de vitamina A; 1,2 mg de vitamina B1; 1,3 mg de vitamina B2, 16 mg de vitamina B3; 5 mg de vitamina B5; 1,3 mg de vitamina B6; 240 mcg de vitamina B9; 2,4 mcg de vitamina B12; 45 mg de vitamina C; 5 mcg de vitamina D; 10 mg de vitamina E; 30 mcg de vitamina H; 30 mcg de vitamina K; 250 mg de cálcio; 500 mcg de cobre; 35 mcg de cromo; 5 mg de ferro, 125 mg de fósforo; 65 mcg de iodo; 100 mg de magnésio; 2 mg de manganês; 22,5 mcg de molibdênio; 20 mcg de selênio e 7 mg de zinco.

Por que as vitaminas são importantes?

Mesmo em pequenas quantidades, as vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Dados do Department of Health & Human Services dos EUA mostram que as vitaminas e os minerais são essenciais para a sobrevivência e para a manutenção de uma boa saúde. Muitas dessas vitaminas estão envolvidas com reações enzimáticas que acontecem o tempo todo no corpo. Outras são fundamentais para a regulação de processos como a reprodução, o crescimento, a comunicação entre células e diversas outras funções.

De acordo com a The 2015-2020 Dietary Guidelines, que é um documento que contém as orientações dietéticas para que as pessoas possam obter quantidades suficientes de nutrientes para ter uma boa saúde, as vitaminas devem ser consumidas a partir de uma dieta equilibrada em um primeiro momento e só devem ser suplementadas se for identificada uma deficiência nutricional.

Os Multivitamínicos são tão eficientes quanto as vitaminas que provém dos alimentos?

É claro que os multivitamínicos contêm muitas vitaminas e minerais que nosso corpo precisa, mas não existe um padrão para a composição desses produtos. Assim, a composição de nutrientes varia muito de acordo com a marca. Um estudo publicado em 2005 no Journal of the American Dietetic Association indica que os multivitamínicos podem ter níveis mais altos ou mais baixos de certos nutrientes e, por isso, é muito importante ficar atento ao rótulo do produto e também à credibilidade da empresa que o produz.

Muitas vezes, as pessoas acham que basta tomar um multivitamínico diariamente para se manter saudável. Mas de nada adianta continuar mantendo uma alimentação inadequada. A longo prazo, uma dieta equilibrada e saudável é muito mais benéfica para a saúde. Os multivitamínicos são importantes para corrigir certas deficiências nutricionais, mas em muitos casos há muitos nutrientes ali que seu corpo nem precisa.

Uma pesquisa publicada em 2018 no Journal of the American College of Cardiology mostrou que o uso de suplementos contendo vitamina D e vitamina C não apresentaram nenhuma vantagem em relação à prevenção de doenças cardiovasculares. Apenas vitaminas do complexo B ou ácido fólico mostraram ser benéficas para diminuir o risco de doenças.

É preciso ter em mente que as multivitaminas não devem e nem podem substituir uma boa dieta. De acordo com a Mayo Clinic, a ingestão de alimentos nutritivos como frutas, legumes e grãos integrais podem trazer mais benefícios do que o uso de suplementos. Tais benefícios dos alimentos ricos em vitaminas incluem:

  • Presença de diversos micronutrientes;
  • Fonte de fibras alimentares que são essenciais para reduzir o risco de doenças e auxiliar o processo digestivo;
  • Presença de fitoquímicos como compostos antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra doenças como a diabetes, as doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. 

Uma dieta equilibrada que conta com uma boa variedade de frutas, legumes, proteínas, grãos integrais e gorduras saudáveis é suficiente para providenciar as vitaminas e minerais que seu corpo precisa. Sendo assim, o uso de qualquer tipo de suplemento deve ser recomendado por um nutricionista.

Recomendações

Se o seu nutricionista indica o uso de suplementos como o Centrum, é preciso estar atento ao uso seguro do produto. Além de entender para que serve a vitamina Centrum e conhecer os benefícios que ela pode trazer ao organismo, é importante prestar atenção nas recomendações para seu consumo. Por exemplo, de acordo com a bula do suplemento, mulheres grávidas e crianças de até três anos de idade só podem ingerir a vitamina sob orientação médica.

Ainda é recomendado que mulheres lactantes, pessoas que estejam tomando algum tipo de remédio, substâncias à base de ervas ou suplementos alimentares, que tenham alergia a comidas ou a alguma substância ou que tenham problemas com anemia ou no metabolismo, consultem um médico antes de tomar a vitamina para saber se não há risco de haver alguma interação que possa prejudicar o organismo.

Cuidados importantes com os multivitamínicos

Apesar de multivitamínicos como o Centrum darem um bom suporte à saúde oferecendo uma grande variedade de vitaminas e minerais, é necessário tomar cuidado com a dosagem.

A dose adequada tem muito a ver com a solubilidade das vitaminas, que podem ser solúveis em água ou em gorduras. As vitaminas solúveis em água podem ser ingeridas em excesso pois o corpo é capaz de eliminar esse excedente facilmente. Já no caso das vitaminas lipossolúveis são mais difíceis de ser eliminadas quando em excesso e, assim, podem se acumular no corpo e causar problemas. O acúmulo de vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A e D, por exemplo, podem causar toxicidade.

Dito isso, não é recomendado usar altas doses de suplementos pois o excesso de certos nutrientes pode ser perigoso para a saúde. Use sempre as quantidades recomendadas e apenas quando um médico atestar a necessidade de suplementação por meio de exames médicos.

Onde encontrar

A vitamina Centrum pode ser encontrada em farmácias de todo o Brasil. O preço varia de acordo com a versão do produto e com o número de cápsulas contidas na embalagem. Por exemplo, o Centrum Control de 30 comprimidos pode ser encontrado por R$ 45,99, e o Centrum Mulher com 60 cápsulas por 99,70.

Fontes consultadas:

https://www.healthline.com/nutrition/do-multivitamins-work

https://www.healthline.com/nutrition/8-foods-that-beat-a-multivitamin

https://www.medicalnewstoday.com/articles/324956.php#1

https://www.health.harvard.edu/mens-health/do-multivitamins-make-you-healthier

https://www.healthline.com/health/do-you-need-take-vitamins

Referências adicionais:

Você já experimentou utilizar a suplementação de algum destes tipos da vitamina Centrum? Obteve resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (404 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

18 comentários em “Vitamina Centrum – Para Que Serve, Composição, Bula, Preço e Dicas”

    • Centrun blinda os órgãos tomo a 25 anos
      Tenho 65 anos com muita saúde faço seção todo ano .
      Centrum e tudo de bom.

  1. Comprei multicentrum mas li na composição Q contém olio Palmeiras ou seja olio de palma.
    Comprei na Itália
    Esse componente pode aumentar o colesterol?
    Se puder me responda obrigado.

  2. Estou tomando: Neutrofer Folico 150mg+5mg (glicinato ferrico+ acido folico). Posso tomar Cetrun Celect.

  3. No início desse artigo é dito que Centrum não tem Lactose. Meu médico e a bula deste site http://www.medicinanet.com.br/bula/1301/centrum.htm contrariam essa afirmação.
    Afinal onde está a verdade? Tenho intolerância a Lactose e meu médico orientou-me a não usar Centrum.

  4. Fiz a cirurgia bariátrica e tomava um comprimido de centrum por dia.
    Hoje não tomo mais.
    Quais as consequências que venha ter?

  5. Olá, você deveria conhecer o daily plus. Um multitvitaminico 100% natural e extraído de plantas cultivadas nas fazendas orgânicas certificadas da Nutrilite/Amway.
    Contém 12 vitaminas, 10 minerais e fitonutrientes. Contém 100% das necessidades diárias de muitas delas inclusive a vitamina D!

  6. Tomo remedio pra depressaõ sera que posso tomar essa vitamina centro para homens .
    .tenho 39 anos e vivo com imunidade baixa .

    • 9Meu nome é Antonio tenho 51 anos quando tomei Centrum pela primeira vez foi com o objetivo de suplementação alimentar mas pude observar que minhas fortes câimbras cessaram e também percebi que a minha imunidade tinha aumentado porque só vivia resfriado.

  7. Estou tomando centrun selecte ha 7 meses minha urina está muito amarela e tenho dor no estomago pode ser um efeito colateral?

    • Olá, você deveria conhecer o daily plus. Um multitvitaminico 100% natural e extraído de plantas cultivadas nas fazendas orgânicas certificadas da Nutrilite/Amway.
      Contém 12 vitaminas, 10 minerais e fitonutrientes. Contém 100% das necessidades diárias de muitas delas inclusive a vitamina D!