Você certamente conhece alguém que está sempre atrasado ou talvez você mesmo seja essa pessoa. Para alguns, isso é motivo de piada, enquanto outros se irritam com o atrasadinho. Além disso, há quem chame aquele amigo que está sempre atrasado, por mais que se esforce para chegar na hora certa, de desatento.
As pessoas costumam ter muitas explicações para justificar os atrasos. Mas, de acordo com especialistas, um transtorno do neurodesenvolvimento não diagnosticado poderia ser a causa do problema.
Segundo a psicóloga clínica Rebecca Spelman, quem está sempre atrasado pode sofrer de time blindness ou cegueira temporal. Ela apontou que essa cegueira temporal está associada a patologias do neurodesenvolvimento como Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH).
Essa condição induz a pessoa a uma percepção de tempo muito ruim. As pessoas com TDAH podem não conseguir estimar com precisão a passagem de tempo ou de avaliar racionalmente quanto tempo demora para finalizar uma tarefa simples e isso é algo crônico.
Por exemplo, ela pode achar que 30 minutos seriam suficientes para fazer uma atividade quando, na verdade, seria necessária uma hora ou mais. Com isso, o atraso ocorre novamente.
No cérebro
Essa dificuldade pode ser atribuída ao cérebro direito. Como o de uma criança, que ainda não atingiu a maturidade, ele apenas funciona no presente momento, no agora.
Assim, tudo o que entrar na categoria ontem, amanhã ou mais tarde não é muito palpável e não é prioritário. Portanto, uma antecipação e um planejamento preciso se tornam um grande desafio.
Além disso, a liberação de dopamina a cada atraso mantém a pessoa em um ciclo interminável. É importante ter em mente que a dopamina é um neurotransmissor que se encontra em déficit nas pessoas que têm TDAH.
A chamada dopamine rush, ou uma liberação intensa e rápida de dopamina no cérebro, causada pelo mal cálculo de tempo e que leva a uma correria desenfreada e a procurar alternativas de última hora devido ao atraso, se torna viciante. Como resultado, a pessoa mantém esse círculo vicioso de sensações intensas.
Embora nem todos os atrasos tenham relação com o Transtorno de Déficit de Atenção, é importante conhecer outros sintomas do TDAH para avaliar se não possui outros dos sinais da condição.
Quem desconfiar que pode ter TDAH deve consultar profissionais de saúde especializados na condição, como psiquiatra e neurologista/neuropediatra para receber um diagnóstico adequado. As informações são do Oh!MyMag.
Minha irmã sempre está atrasada ou esquecendo alguma coisa.
Quando ela vai sai, acaba esquecendo algo e depois tem que volta para casa para pegar.