A presença de sangue no vômito, também conhecido como hematêmese, é um sintoma que pode indicar problemas sérios no sistema digestivo, principalmente se isso é algo recorrente.
Pode-se vomitar o sangue junto de outros conteúdos estomacais, ou apenas o próprio sangue. Além disso, é bom observar se o sangue é vermelho vivo ou marrom, pois isso facilita o diagnóstico.
O sangue marrom parecido com borra de café, por exemplo, pode indicar que o sangue já foi parcialmente digerido pelo intestino. Já o sangue vermelho brilhante pode sugerir um sangramento agudo com origem no esôfago ou no estômago.
De qualquer forma, a hematêmese é considerada uma emergência médica. Ainda que você só tenha vomitado sangue uma vez, é bom relatar o ocorrido ao seu médico e conhecer quais as causas por trás deste tipo de sangramento bem como as possibilidades de tratamento.
Causas
As causas de vômito com sangue podem ser as seguintes:
Trauma físico
Vomitar sangue logo depois de sofrer um acidente pode ser um sinal de hemorragia interna. Por isso, busque atendimento médico rapidamente para identificar e interromper o sangramento o quanto antes.
Varizes esofágicas
As varizes esofágicas são veias dilatadas no esôfago, que podem se romper e causar uma grave hemorragia. Elas podem surgir em decorrência da hipertensão arterial nos vasos sanguíneos que ficam no fígado e ao redor dele (hipertensão portal). Essa situação é mais comum em pessoas que têm cirrose hepática ou outras doenças no fígado, como por exemplo trombose.
Além do aumento da pressão nas veias, que as deixa inchadas e propensas ao rompimento, é possível observar sintomas adicionais como palidez, tontura e fezes com sangue.
O tratamento das varizes esofágicas é feito com o uso de betabloqueadores ou com uma cirurgia de emergência para interromper a hemorragia.
Gastrite ou úlceras gástricas
A gastrite é uma inflamação do estômago que deixa a mucosa gástrica extremamente irritada. Quando não é tratada, a gastrite pode causar úlceras gástricas que são feridas que sangram.
Depois de fazer exames para confirmar a gastrite, o gastroenterologista pode indicar o uso de remédios protetores do estômago para diminuir a inflamação. Além disso, essa classe de remédios impede a ação do ácido gástrico na parede estomacal e permite a recuperação das feridas.
Esofagite
A esofagite é uma inflamação do esôfago, que pode ser consequência de infecção, gastrite ou refluxo ácido. O excesso de acidez, principalmente na porção inferior do esôfago que está mais próxima do estômago, pode danificar o órgão, causando náusea, mal-estar e sangramentos que podem ser observados no vômito.
Nesse caso, o médico pode recomendar remédios para reduzir a acidez estomacal e, consequentemente, evitar a acidez excessiva no esôfago. Isso ajuda a controlar a inflamação e a conter o sangramento. Evitar o consumo de alimentos ácidos e picantes também é útil para combater a inflamação.
Sangramento nasal
O sangramento nasal também pode causar hematêmese, quando o sangue é engolido acidentalmente.
O ideal é parar o sangramento do nariz usando compressa de gelo e mantendo a cabeça inclinada para frente para que o sangue não seja engolido. Mas, se a hemorragia for grande ou constante, consulte um médico para descobrir a causa do sangramento pelo nariz e iniciar o tratamento.
Outras causas
O sangue no vômito também pode ser causado por certos medicamentos anti-inflamatórios que, quando usados a longo prazo, podem agredir as paredes estomacais.
Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode danificar a mucosa gástrica. Por fim, as causas menos comuns de vômito com sangue são alguns tipos de câncer, como o câncer de estômago e de esôfago.
O que fazer
Quando o vômito com sangue é frequente ou em grande quantidade, é preciso fazer uma endoscopia para avaliar o estado dos órgãos que compõem o sistema digestivo. Assim, o gastroenterologista pode analisar com cuidado o que está causando o sangramento e então indicar o melhor tratamento.
Exames de sangue também podem ajudar a identificar a quantidade de sangue perdida. Apesar de ser raro, pode ser necessário receber uma transfusão de sangue. Além disso, o vômito causa desidratação e, por isso, o médico pode indicar a administração de fluidos por via intravenosa para reidratar o corpo.
Se além do vômito com sangue, for observado algum sintoma adicional, como tontura, fraqueza, confusão, dor forte no estômago ou mudanças no padrão respiratório, é importante procurar atendimento médico imediato.
Em casos mais graves, uma cirurgia pode ser necessária para dar fim ao sangramento e curar a condição causadora do problema.
Por último, algumas mudanças na dieta e no estilo de vida podem prevenir novos sangramentos. Reduzir o consumo de alimentos ácidos e evitar a automedicação são bons exemplos do que você pode fazer para preservar a função da mucosa gastrointestinal e prevenir a hematêmese.
Fontes e referências adicionais
- Vomiting blood, Mayo Clinic
- Vomiting blood, Cleveland Clinic
- Vomiting blood (haematemesis), NHS
Fontes e referências adicionais
- Vomiting blood, Mayo Clinic
- Vomiting blood, Cleveland Clinic
- Vomiting blood (haematemesis), NHS