As fezes escuras ou pretas podem indicar presença de sangue nas fezes, causada por sangramento na parte alta do sistema digestivo, como no esôfago ou estômago, devido à existência de úlceras, por exemplo.
As fezes escuras ou pretas também podem ser um efeito do uso de alguns medicamentos, ou ser resultante da digestão de refeições ricas em ferro ou da suplementação com esse mineral.
Quando a eliminação de fezes escuras ou pretas é episódica, ou seja, acontece de vez em quando, não há motivos para preocupação. No entanto, caso esse problema seja persistente e acompanhado de odor fétido muito forte, é recomendado procurar um médico ou médica para fazer alguns exames e avaliar a saúde do seu trato digestivo.
Veja quais são as principais causas das fezes escuras ou pretas, e o que você pode fazer em cada situação.
Úlcera estomacal
A úlcera estomacal, também conhecida como úlcera gástrica, é uma ferida na parede do estômago, que causa dor abdominal, sensação de queimação, enjoo e sangramento nas fezes, que adquirem uma coloração mais escura por causa do sangue. Normalmente, esses sintomas são mais fortes após uma refeição.
As principais causas das úlceras estomacais são o uso frequente e exagerado de anti-inflamatórios e infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori. Fatores externos e internos, como estresse, predisposição genética e consumo de bebidas alcoólicas podem influenciar no desenvolvimento de úlceras estomacais.
O que fazer
O tratamento das úlceras estomacais é feito com antibióticos, para combater a bactéria H. pylori e, quando há abuso de anti-inflamatório, é feita a suspensão do medicamento que desencadeou o problema.
O tratamento também pode incluir medicamentos que diminuem temporariamente a acidez do estômago, para dar tempo das úlceras serem cicatrizadas pelos mecanismos de reparação do corpo.
Para o diagnóstico e a prescrição do tratamento mais adequado, consulte um médico ou médica gastroenterologista. Este profissional também te orientará quanto às mudanças na alimentação, que podem auxiliar no tratamento. Dentre elas, recomenda-se fortemente que você evite frutas ácidas, alimentos picantes, café, chá preto, refrigerantes e frituras. Confira algumas dicas para adaptar sua dieta, em caso de úlcera.
Varizes esofágicas
O esôfago é um órgão do corpo que liga a boca ao estômago, sendo responsável por conduzir os alimentos até o estômago para continuarem o processo digestivo.
As varizes esofágicas são um problema de saúde, em que ocorre a dilatação das veias da parede do esôfago, aumentando a quantidade de sangue no local, tornando a pessoa acometida pelo problema, mais suscetível a sangramentos.
A principal causa da formação de varizes esofágicas é o aumento da pressão arterial nos vasos sanguíneos que irrigam o fígado, promovida por doenças típicas desse órgão, como a hepatite e a cirrose hepática. Veja quais são os tipos de hepatite e os tratamentos.
Por causa desse sangramento numa parte alta do sistema digestivo, podem ocorrer vômitos com sangue e, também, presença de sangue nas fezes, que ficam mais escuras e com odor fétido bem forte.
O que fazer
Na presença de sintomas típicos de varizes esofágicas, procure ajuda médica para fazer uma endoscopia digestiva alta, que possibilita o diagnóstico.
O tratamento pode ser feito com medicamentos que reduzem a pressão no interior dos vasos sanguíneos e previnem os sangramentos, e com procedimentos terapêuticos utilizando a técnica de endoscopia digestiva alta. Por meio dela, é possível injetar medicações diretamente nas varizes e fazer a ligadura das veias, impedindo o sangramento.
Câncer de intestino
O câncer de intestino, também conhecido como câncer do cólon e do reto, é um tumor que se desenvolve no intestino grosso.
Trata-se de uma doença que pode ser prevenida, pois geralmente se desenvolve a partir de pólipos no intestino, que são lesões benignas na parede do intestino e que podem ser retiradas, para evitar a evolução para um câncer.
Quando uma pessoa está com câncer de intestino, ela percebe algumas alterações em suas fezes e em seu hábito intestinal. As fezes ficam mais escuras, por causa do sangramento, ocorre prisão de ventre ou diarreia, a necessidade de ir ao banheiro para evacuar fica mais frequente, porém sempre fica a sensação de esvaziamento incompleto, que é o tenesmo.
A pessoa acometida pelo câncer de intestino também pode sentir dores abdominais, perder peso de forma não intencional e desenvolver anemia, por causa do sangue eliminado nas fezes.
O que fazer
Se você tiver mais do que 50 anos de idade, é recomendado que faça anualmente o exame de sangue oculto nas fezes, para verificar se está ocorrendo sangramento e prevenir o câncer de intestino. Em caso de suspeita, pode ser feita uma colonoscopia, para verificar se há presença de pólipos ou tumores na parede do intestino grosso e no reto. Veja quais são os outros exames usados para detectar o câncer de intestino.
Se o resultado for positivo para câncer, o tratamento será planejado de acordo com a disseminação da doença, a idade e as condições gerais de saúde da pessoa.
Há quatro métodos de tratamento possíveis, a cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia e a imunoterapia.
A cirurgia é feita com a ressecção do intestino, ou seja, com a retirada da parte afetada do órgão. Após a cirurgia, é colocada uma bolsa de colostomia, para coletar os gases e as fezes, enquanto o intestino se recupera. A radioterapia costuma ser aplicada após a cirurgia para erradicar possíveis focos de tumor que tenham ficado e impedir que a doença volte.
A quimioterapia pode ser indicada para casos moderados e a imunoterapia é geralmente usada como terapia complementar às outras abordagens terapêuticas, visando estimular e fortalecer o sistema imunológico da pessoa.
Ingestão de alguns alimentos
Os alimentos ingeridos podem influenciar na cor das fezes. Por exemplo, a beterraba pode deixar as fezes mais escuras, com um tom avermelhado. Muitas pessoas podem até se assustar, pensando que seja sangue, mas é algo normal. Agora, se as fezes permanecerem escuras por mais de 3 dias, é bem provável que essa alteração de cor não seja por causa do alimento. Aproveite e veja se beterraba prende ou solta o intestino.
Alimentos ricos em ferro, como feijão e carne vermelha, também podem deixar as fezes mais escuras, quando consumidos em excesso. O excedente de ferro não absorvido pelo organismo é liberado junto com as fezes, por isso elas ficam mais escuras.
Mas, diferentemente das fezes escuras por causas patológicas, as que são decorrentes da alimentação não possuem um odor tão fétido e não duram mais do que 3 dias.
O que fazer
Quando as fezes escuras são causadas por algum alimento rico em ferro, presente em maior quantidade na refeição, por exemplo, não há necessidade de fazer nenhum tratamento, pois esse é um evento passageiro.
Caso as fezes escuras tenham causado muita preocupação, suspenda os alimentos ricos em ferro e aqueles com pigmento muito forte, como a beterraba, e observe se a cor das suas fezes volta ao normal na próxima evacuação.
Uso de alguns medicamentos e suplementos
O uso excessivo de medicamentos anti-inflamatórios, como aspirina, ibuprofeno, diclofenaco, naproxeno e ácido mefenâmico, pode irritar a mucosa e a parede do estômago provocando sangramentos que aparecem nas fezes, deixando-as mais escuras.
Assim como os alimentos ricos em ferro podem deixar as fezes mais escuras, a suplementação com este mineral também pode causar essa alteração.
O que fazer
Caso você tenha iniciado um tratamento contínuo com medicações anti-inflamatórias e esteja percebendo que suas fezes estão mais escuras, relate isso ao seu médico ou médica, para que esta situação seja avaliada e, se necessário, se faça a troca do medicamento.
No caso do suplemento de ferro, não é necessário interromper o tratamento, apenas siga corretamente as instruções dadas pelo seu médico ou médica, para que você consiga repor seus estoques de ferro no organismo e reverter essa carência nutricional.
Fontes e referências adicionais
- Pesquisa de sangue oculto nas fezes e correlação com alterações nas colonoscopias, Revista Brasileira de Coloproctologia, 2007; 27(3): 304-309.
- A pesquisa de sangue oculto nas fezes associada a um questionário de sinais e sintomas na prevenção do câncer colo retal, Revista Brasileira de Coloproctologia, 2009; 29(1): 57-62.
- Influência do ácido acetilsalicílico na pesquisa de sangue oculto nas fezes: revisão baseada na evidência, Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, 2014; 30(4): 244-252.
Fontes e referências adicionais
- Pesquisa de sangue oculto nas fezes e correlação com alterações nas colonoscopias, Revista Brasileira de Coloproctologia, 2007; 27(3): 304-309.
- A pesquisa de sangue oculto nas fezes associada a um questionário de sinais e sintomas na prevenção do câncer colo retal, Revista Brasileira de Coloproctologia, 2009; 29(1): 57-62.
- Influência do ácido acetilsalicílico na pesquisa de sangue oculto nas fezes: revisão baseada na evidência, Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, 2014; 30(4): 244-252.
Já fiz tratamento de h-pilore e faço uso de domperidona, omeprazol, a mais de uma semana venho observando minha fezes escura e muitas dores no estômago azia muito forte se sensação de vômitos.