Publicidade

 

Cajá

10 Benefícios do Cajá – Para Que Serve e Propriedades

O seu cheiro é tentador, e irresistível para pássaros e insetos que se alimentam dessa fruta de sabor singular. Uma alimentação saudável deve conter uma ampla variedade de frutas, para que assim a sua nutrição seja completa, por isso, conhecer as propriedades contidas nelas é importante para a realização de combinações e escolhas certas.

Publicidade

Os benefícios do cajá podem ser mais significativos do que você espera, já pensou no uso medicinal e alternativo que você poderá usufruir com essa fruta? Abaixo serão abordadas algumas razões que te convencerão a tornar a presença do cajá mais constante em suas refeições e lanches.

Informações gerais e propriedades

A fruta é pertencente ao gênero Spondias, e é nativa da América. Generalizadamente falando, a fruta pode ser encontrada em uma ampla variedade de cores, sendo verde, roxa, vermelha, laranja, e a mais comum, amarela. A pele mais fina cobre a polpa da fruta que, é amarelo rosa, a qual possui textura semelhante a outras frutas. Os benefícios do cajá não se limitam apenas à riqueza de antioxidantes, por isso é conveniente desbravarmos suas funcionalidades.

A árvore que dá os frutos pode crescer até 20 metros de altura, e as folhas possuem de 20 a 45 centímetros de comprimento. A fruta pode ser vista inicialmente na coloração verde, mas a luz é responsável por converter a cor em amarelo dourado no processo de amadurecimento. Nesse período é possível notar uma pele mais resistente e fina, além do sabor ser mais apetitoso e com característica ácida. O cajá é frequentemente preparado com açúcar, caldo de cana, geleias, sucos e sorvetes, formas comuns para neutralizar a sua acidez.

Devemos abordar não só a presença do cajá nas refeições, mas também a sua importância como remédio para inúmeras condições físicas. Quando falamos da fruta, não nos limitamos somente à polpa, mas também às partes da arvore, sua casca, folhas e raízes. O Centro de estudos de medicina de ervas da América do Sul demonstrou que as folhas e cascas do cajá são amplamente utilizadas como remédio para induzir a um melhor parto, livre de muito sangramento e dores.

As folhas de cajazeira também atuam como remédio para tratamento de problemas digestivos, como diarreia, dores estomacais, cólica, prisão de ventre, dispepsia, e muito mais. A aplicação destas ainda pode agir na cicatrização de feridas, cortes, queimaduras e acnes. A eficiência ainda pode ser estendida para o tratamento de hemorroidas.

A partir de agora vamos apresentar todos os benefícios do cajá através de suas propriedades, e assim você compreenderá para que serve a fruta em seu organismo.

1. Fonte rica de vitamina C

Os cajás são ricos em vitamina C, que além de ser uma vitamina essencial, ainda age como um antioxidante natural, melhor protegendo seu corpo contra diversos danos causados por radicais livres, o que reduz potencialmente o risco de ocorrência de doenças cardíacas e também a ação de células cancerígenas.

Publicidade

Ao consumir uma porção de 100 gramas de cajás, você estará fornecendo ao seu corpo cerca de 46,4 miligramas de vitamina C. Adicionando essa porção à sua alimentação, você garantirá de 39 a 49% da dose diária necessária dessa vitamina para seu corpo se manter saudável.

A vitamina C ainda melhora a ação de seus sistema imunológico e contribui com a produção de colágeno, responsável pela saúde da pele, ligamentos, tendões e cartilagem se manterem saudáveis. Sendo fonte dessa vitamina, o cajá ainda pode reduzir as fadigas pós-treino, já que age para combater o cansaço, o que garante um melhor desempenho, resistência e condicionamento. O cajá ainda pode ajudar a evitar possíveis gripes.

2. Combate a anemia

Consumindo 100 gramas de cajá, a fruta contribuirá com 2,8 miligramas de Ferro para o seu corpo. Essa porção equivale de 15,5 a 35% da ingestão recomendada por dia. Esse nutriente é essencial para a função geral de seu organismo, pois assume função importante na produção de hemoglobina e mioglobina, ambos indispensáveis para o transporte de oxigênio por todo o corpo.

A hemoglobina é armazenada nas células vermelhas do sangue, dessa forma, quem possui alta quantidade de Ferro na dieta, garante produção regular de glóbulos vermelhos, evitando problemas como a anemia, fator muito comum para pessoas que adotam dietas sem orientação médica e com desequilíbrios nutricionais.

3. Protege contra doença cardíaca

O sistema cardiovascular pode ser um dos afetados pelos benefícios do cajá, pois estudos identificaram a eficiência de antioxidantes contidos na fruta. As pesquisas demonstraram que os cajás são naturalmente ricos em antioxidantes, se comparados a medicamentos destinados a tratamentos do coração. Ainda foi possível descobrir que a fruta é capaz de reduzir os níveis de colesterol total.

4. Carotenoides

Essa fruta é fonte rica de carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-criptoxantina nada mais é que uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A. Reconhecer os carotenoides entre os benefícios do cajá é destacar a ação eficiente para a saúde no crescimento dos ossos, visão, além de aumentar a imunidade por meio do desenvolvimento de células brancas do sangue. Vale ressaltar que o beta-criptoxantina é um carotenoide solúvel em gordura.

5. Baixo teor de gorduras

Sendo uma das principais preocupações, você gostará de saber que o cajá não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol. Fruta com teor baixo de gordura, o cajá é uma escolha saudável para quem deseja perder peso e garantir a qualidade de vida.

6. Dentes e ossos fortes

Um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes, o Cálcio pode ser encontrado em abundância no cajá. Adotar uma dieta equilibrada contando com a presença dessa fruta pode ser o diferencial que você esperava para ter ossos mais saudáveis e um sorriso que evidencia toda sua saúde.

Publicidade

O fornecimento regular de Cálcio prepara seus ossos para diferentes adversidades, eles podem melhor responder aos estímulos, e a possibilidade de torções e lesões é reduzida significativamente. A vitamina A também apoia o estado saudável dos ossos de seu corpo. Mais um dos benefícios do cajá é auxiliar no combate à osteoporose.

7. Previne a TPM

A fruta pode assumir um papel importante sobre os hormônios femininos. Sabemos que o ciclo menstrual é repleto de variações de humor, e o cajá aparece como fonte de vitamina A,B, C e muitos minerais importantes. A combinação de nutrientes contida na fruta pode reduzir as oscilações de humor comuns nos períodos de TPM.

8. Ajuda a perder peso

O cajá pode ser uma fruta amiga que lhe aproximará da boa forma que você tanto deseja. Sim, o cajá pode ajudar você a emagrecer. A fruta é rica em fibras, e estas assumem um papel importante, pois possibilitam o funcionamento regular do intestino, contribuindo para que você elimine as toxinas indesejáveis do corpo.

Seu corpo se manterá mais “limpo”, mas você ainda notará que o cajá pode proporcionar sensação de saciedade, o que evitará que você consuma porções  de comida com excesso calórico, assim respeitando as suas necessidades. A sensação de saciedade é muito importante no processo de perda de peso, pois os casos de ansiedade e compulsão alimentar são mais comuns que imaginamos.

Como se não bastassem os benefícios do cajá para a conquista da boa forma, ele é pouco calórico, sendo que se você consumir 100 gramas da fruta, estará adicionando apenas 90 calorias ao seu plano alimentar.

9. Apoia o sistema nervoso

Não pense que o cajá é a exceção entre as fontes de vitamina B, muito pelo contrário. Demonstrando a sua eficiência completa, a presença do cajá no plano alimentar não só pode ajudar no controle do sistema nervoso de mulheres no ciclo menstrual, mas a todos os amantes da fruta. O controle de ansiedade, fome, depressão e compulsão alimentar se estende a todo o sistema nervoso, representando benefícios do cajá para qualquer pessoa, independente da faixa etária ou sexo.

10. Melhora a saúde dos músculos

O cajá conta com os melhores nutrientes, os quais se responsabilizam por auxiliar na atuação das moléculas de ATP. A fruta é rica de Fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular, ou seja, pode ser muito eficiente se incorporada a dieta voltada para hipertrofia e ganho de músculos, já que contribui com a saúde da massa muscular.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já conhecia todos esses benefícios do cajá para a boa forma e saúde? Quais são os mais impressionantes, na sua opinião? Você gosta dessa fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 4,54 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

17 comentários

  1. sempre gostei do cajá,tomo sempre o suco,agora sabendo mais de seus nutrientes vou procurar também comer a fruta,adoreiiii

  2. Gosto muito de cajá, como tudo quando compro, vi agora as propriedades dele, fiquei muito feliz e sem culpa por comer bastante.

  3. Tenho dois pés enormes da fruteira em casa,e gosto muito da fruta,sabendo de todos esses benefícios passo a gostar ainda mais.

    • Edgar, preciso muito destas folhas para problema serio de saúde de meu pai. Herpes Zoster. Fui informado que posso conseguir uma melhora muito grande com esta fruta. Vc esta em São Paulo??

  4. Só precisa trocar a foto, a que postaram é SERIGUELA e não cajá.

    Adoooooro CAJÁ e agora, depois de ler tudo isso, mais ainda.

  5. Nunca que foi siriguela… É cajá mesmo…

  6. Nossaaaaa quantos benefícios!!!!
    Sempre amei cajá, de qualquer maneira……
    Tive duas gravides e muito desejo de comer essa fruta…
    E até hoje continuo amando cajá… e não paro de comer!!!

  7. Tenho pés de abacate e cajá entre outras frutas .As duas frutas estão na época e sabendo de todos estes benefícios consumirei mais ainda, pena que o abacate não pode ser congelado como o cajá .

  8. Gostei muito de saber dos benefícios do caja gosto muito vou aproveitar a época os pés estão cheios que delicia

  9. Eu nem conhecia esta fruta cajá-manga, mas fu a BH. e encontrei e achei ela saudável, trouxe e fui experimentar, mas até conseguir fazer algo, dela custei por causa dos espinhos ralei ela depois bati no liquidificador, ai virou foi uma vitamina grossa, adocei com açúcar, mascavo, e usei como vitamina, até agora não sei o modo certo de uso desta fruta,

    • vc pode usa-la in natura, saborear comendo-a com cuidado por causa dos fiapos q podem machucar a boca. pode cortar e bater com agua no liquidificador, coar e adoçar e beber… eu faço doce de caja, descasco, deixo-os inteiro, faço uma calda com açucar, coloco canela em pau, coloco os cajas, vou mexendo ate começar a ferver. deixo ate dar ponto. é uma delicia, experimente, neste exato momento, estou comendo o doce de caja… espero ter ajudado

  10. Ana Beatriz c pedro

    Amo pena que e difícil de achar mas tem um pé perto da minha casa pedi a vizinha cajá agora sabendo de seus nutrientes vou comer sempre que puder

  11. ROSILEA SILVA DA CRUZ

    eu amo a fruta desde criança .fico esperando a temporada de caja ai eu como e muito

  12. ROSILEA SILVA DA CRUZ

    eu amo caja

  13. cleonice faustino feitosa da silva

    gosto muito tamto da fruta, como do suco por isso resolvi pesquizar as propiedades do meso e amei em ver o resutado e tudo que eu queria pois temho 48 amos, e preciso repor esses mutriemtes para uma vida mais saudavel.

  14. Bom fiquei muito feliz em saber que uma fruta que gosto tanto trás tantos benefícios para a saúde.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×