Dor de Barriga

10 Principais Sintomas de Gordura no Fígado

De acordo com médicos, gordura no fígado não prejudica o corpo por si só. Entretanto, o acúmulo de tecido gorduroso pode levar a danos no fígado – incluindo inflamação e cicatrizes.

A gordura no fígado ocorre quando você ingere mais gordura e calorias do que seu fígado pode processar. Como resultado, gorduras simples se acumulam nas células do fígado, deixando-o propenso a danos. A razão mais comum para o desenvolvimento de gordura no fígado é a obesidade – a chance de indivíduos obesos desenvolverem a condição é 75% maior. Embora uma dieta gordurosa e ganho de peso possam ser os maiores culpados, diabetes (ou resistência a insulina), hiperlipidemia (muitos lipídios no sangue) e abuso de álcool podem aumentar as chances.

Aqui estão os dez sintomas de gordura no fígado mais comuns.

1. Fadiga

Se qualquer órgão no nosso corpo se torna disfuncional, nesse caso o fígado, o corpo irá tentar se proteger e compensar bombeando mais sangue para o órgão, o que frequentemente leva a fraqueza, confusão, julgamento prejudicado ou problemas de concentração, perda severa de energia e uma inabilidade repentina de participar de atividades sociais de que se gostava.

2. Obesidade

Médicos atestam que excesso de peso irá aumentar seu risco de ter gordura no fígado em 75%. Além disso, os indivíduos mais propensos à condição são os de meia idade, o que quer dizer que se você está acima do peso e passando dos 40 anos, é de seu interesse adotar uma dieta saudável e fazer exercícios regulares para eliminar células de gordura.

3. Icterícia

A icterícia, uma condição que se mostra no amarelamento da pele e dos olhos, é um sinal comum de doença hepática. Ela é causada quando a bile do fígado é bloqueada, o que causa elevações amareladas e que coçam na superfície da pele e ao redor das pálpebras.

4. Cor da Urina

Muitas vezes, se há desenvolvimento de icterícia, você também nota mudanças na cor da sua urina, que parece escura. Quando você defeca, você também pode notar um dos sintomas de gordura no fígado, com suas fezes se tornando esbranquiçadas ou com cor de cinzas, e emitindo um odor desagradável.

5. Mudanças na Pele

Além de mudanças na pele devido à icterícia, você pode notar a pele desigual e descoloração na área do pescoço (devido a glândulas inchadas) e embaixo dos braços, uma vez que a falha hepática se instala. Alterações adicionais na pele podem aparecer como vasos sanguíneos estourados no rosto, ou varicose no peito, costas e ombros. As mãos também podem ser afetadas, com as palmas se tornando vermelhas e as unhas ficando brancas com as pontas dos dedos maiores.

6. Dor Abdominal

Dor abdominal pode ser um dos sintomas de gordura no fígado. Você irá experimentar esse desconforto no centro ou na porção superior direita do abdômen, o que pode indicar sangramento interno. Isso pode causar vômito com sangue, que ocorre se vasos sanguíneos no trato gastrointestinal se inflamam e rompem, e você também pode notar sangue nas fezes.

7. Abdômen Aumentado

Um abdômen aumentado, uma condição chamada Ascite, que ocorre devido a retenção de fluidos no abdômen e fígado, ocorre com o estabelecimento de doença hepática severa. A ascite leva a um abdômen aumentado e duro, e um umbigo que parece empurrado para fora devido a retenção de líquidos. Ela também pode causar dificuldade de respiração devido a pressão severa nos órgãos internos.

8. Perda de Músculo

Pessoas com doença hepática avançada frequentemente desenvolvem perda de músculos, ou outra condição associada chamada Contratura de Dupuytren, na qual os tendões das mãos encolhem, os dedos se curvam e há tremores musculares (ou tremores incontroláveis).

9. Genética

Hereditariedade é um indicador de problemas futuros. Por exemplo, se um pai ou avô biológico sofreu de doença hepática, filhos e netos desse indivíduo também serão afetados pela condição. No caso da doença hepática, estudos mostram que indivíduos podem ser propensos a obesidade ou alcoolismo, ou nascer com níveis baixos de enzimas do fígado, que estão envolvidas no metabolismo de gorduras.

10. Falta de Sintomas

Nem sempre os sintomas de gordura no fígado aparecem. A gordura no fígado é frequentemente chamada de uma assassina silenciosa – o que quer dizer que ela mostra poucos sintomas, particularmente nos estágios iniciais. Entretanto, se a doença continuar a avançar sem tratamento por vários anos, sem sinais, sintomas ou complicações enquanto a gordura se acumula, o fígado se tornará inflamado e com cicatrizes na superfície. Eventualmente, gordura no fígado não tratada pode levar a falha hepática.

Você já percebeu algum dos sintomas de gordura no fígado em si? Qual deles? Já procurou ajuda médica para diagnosticar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (92 votos, média: 3,65 de 5)
Loading...
Publicidade
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Publicidade

66 comentários

  1. Ás vezes percebo gordura nas fezes. Agora, odor desagradável, todas as fezes o tem.

  2. me identifico com todos estes sintomas meu resultado revelou que meu caso e moderado a unica coisa que o medico passou foi cortar gordura e caminhar esta correto estou com medo me oriente por favor muito obrigada

    • A atividade física certamente é de grande ajuda. Se possível faça pelo menos 5x por semana uma atividade aeróbica. Procure evitar frituras, alimentos processados, alimentos muito ricos em carboidratos refinados (pão, massas, doces) e coma mais vegetais. Você estará assim no caminho certo.

    • Pra mim também o médico receitou apenas caminhada, e tbm cortar frituras, mas não passou nenhum remédio, queria pelo menos que ele tivesse passado algum remédio.

  3. Cristiana Alves Da Conceicao

    As vezes sinto fortes dores no abdome,as fezes com sangue e vomito toda vez que como algo gorduroso

  4. Eu tô com gordura no fígado o gastro descobriu através de uma ultra porém não tenho sintomas.

  5. anita maria de jesus lisboa

    ok tive algo parecido;se como carne gordurosa, comidas gordurosa como frituras eu fico o tempo todo tudo aquilo que comi isso é muito ruim

  6. Sara Rejane Pires Bastos

    Meu esposo esta sentindo dores abdominal. Ele esta pesando 152.ele e fumante. Também alcoólatra. Gostaria que alguem mim disse se o que posso fazer

  7. Eu tenho sintomas da doenca…fadiga e dores no abdome e as vezes, ansia de vomito

  8. Estou com dores abdominais pois injetei compostos de testosterona para aquisição de massa muscular e que atua diretamente no fígado o que fazer?

  9. Estou sentindo a minha boca lingua azeda tenho que escovar a lingua varias vezes ao dia nao sinto dor alguma tbm a noite minha saliva fica seca grossa algun de vcs pode me esclarecer ou me ajudar obrigadoo

  10. Gordura no figado causa ipotencia.

  11. Tenho alguns sintomas: Fezes ebranquicada (poucas vezes)muita enxaqueca muita fadiga se comer algo gorduroso ou beber, fico de cama. Agora meu xixi cheira muito mau(exame de urina nao da nada).Tomo quase que constante Xantinon que me ajudou.
    Quais Exames fazer??? Que especialidade procurar epatologista?
    Muito obrigada.

  12. ola bom dia, toda vez que eu durmo eu acordo com forte dores no abdômen na parte superior direita, isso ja vem acontecendo há alguns meses, e também meu peso aumentou bastante de um tempo pra cá e outros sintomas, o que eu deveria fazer??

  13. Meu filho tem 9anos ta com gordura no fígado tem tratamento o nível do grau e 1

  14. SINTO DORES FORTES DO LADO DIREITO DO ABDOMEM, FIZ UM ULTRASSOM E A MÉDICA DISSE QUE TENHO GORDURA NO MEU FÍGADO! MINHA BOCA AMARGA O DIA INTEIRO PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE EU ME ALIMENTO, NÃO SEI SE ISSO TEM ALGUMA COISA HAVER. GOSTARIA DE SABER E SE ISSO É GRAVE?

  15. Tenho hepatite hoje vomitei e saiu uns pedaço de carne o que será me ajude

  16. Estou com gordura no figado moderada medica passou similarina 70mg vou tomar manipulado faz o mesmo efeito?pois nao achei na farmacia normal.obrigada!

  17. Olá, descobri recentemente através de um exame de rotina que estou com gordura no fígado, porém o médico não me deu nenhuma orientação sobre o que fazer. Meu exame de sangue está normal porém o de urina deu sangue oculto na urina, isso também pode ser um sintoma da gordura no fígado ou não? O que devo fazer? Será que o q tenho é grave, uma vez que o médico não deu importância e me mandou tomar diclofenaco apenas por 3 dias? Por favor me ajudem! Estou preocupada e perdida….

  18. Sinto minha barriga inchada na parte superior. So que ao decorrer do tempo (em media 1 semana) sinto que desincha, mas não volta a ser o que era antes 100%. Tambem reparei que minha urina estava mais escura que de costume, mas acho que era por falta de tomar agua, pois comecei a beber mais liquido e agua minha urina esta bem clara. Tambem sinto mais cansaço, so não sei se é porque fico muito tempo parada e ai da uma preguiça ou porque tem algo de errado. o que devo fazer? Estou mudando meus hábitos alimentares, passando a comer mais frutas e legumes e tomando cha verde, pois li que cha verde desincha.

  19. Sim, todos os sintomas descritos acima eu tenho sentido e fui em busca de ajuda médica e o diagnostico foi gordura no figado já estou em processo tratamento.

  20. leonice custodio da s souza

    eu , tenho sentido todos estes sintomas conversei com o medico fiz exames e realmente constatou que estou com gordura no fígado, as vezes ata pensei de esta grávida . em mais ou menos 1 mes engordei 4 kg , estou desesperada minhas roupas nao servem mais pra mim, sinto dor leves no abdomem . mas com fé em Deus vou vencer.

  21. Bom dia, fiz exames de rotinas e deu positivo na urina BILIRRUBINA o que é isso? A medica me passou um outro exame de sangue para ver o que! AGUARDO A RESPOSTA. OBRIGADO!

  22. Oi, gostaria de saber que especialista médico devo procurar para avaliar se tenho ou não gordura no fígado. Alguém sabe me dizer? Abraços.

  23. Cristiane Fernandes da Fonseca

    Sinto uma dor fraca porém contínua no lado direito do abdômen, logo abaixo das costelas, isso já há muitos meses. Também sinto a boca amarga por muitas vezes e em geral dá dor de cabeça quando isso acontece, tenho me sentido bem cansada também. Será que é fígado gordo? Estou um pouco obesa.

  24. lucineide ciriaco dos santos

    Boa noite estou com gordura no figado apareceu na ultrason e sinto dor no abdomem por baixo do seio sera que e do figado lado direito indo para a lateral do estomago

  25. Muito bom artigo, de muita serventia. Parabéns !

  26. mario gomes teixeira

    fui constatado com gordura no figado a um ano atras fiz o tratamento que o medico pediu mas continuo com dores na barriga abaixo da costela direita o que eu faco me ajudem por favor.

  27. Boa noite, fiz uma ultra abdominal total,o médico afirmou que tenho gordura no fígado,porém não sinto nem um desses sintomas.. gostaria de saber se só a dieta pode amenizar ou sanar o problema …¿?

  28. eu tinha gordura no figado e minha barriga ficava inchada mas eu parava de comer quando ocorria isso e esperava ela mucha voltei a andar e para com essa vida sedentária e comer corretamente. parei de comer pão doce que tem muito frutose parei de comer comida de bar restaurante .. é muito diferente vc comer comida em casa do que comer o que vc não sabe o que esta comendo , só o fato de comer uma comida em restaurante que não tem cheiro ja é suspeito! os tempero e condimentos desses lugares são industrial perigo a vista.. vamos a dieta pra quem não quer ficar doente, de manha tome um chá simples se voce for muito obeso ou estiver acima do peso ou em menos de um ano ganhou 13 quilos que nem eu ..se for para o serviço acorde mais cedo e saia de casa meia hora antes , pra andar vários pontos antes de pegar sua condução ande meia hora todos dias… andar sem pressa ..na hora do almoço se for ao restaurante ou bar, pegue arroz e salada e legumes um file de frango ou peixe.. a tarde coma bolacha de água e sal com café ou chá ou uma barrinha de cereal ou leve uma fruta pra comer no serviço.. a noite não podemos ficar com fome mas também não podemos comer demais o que fazer? sera que uma sopinha com legumes resolve? salada e legumes ? arroz puro com salada de tomate e verdura a mistura coma peixe, ovo cozido,frango e tudo isso pode ser de dia também e beba água não deixe de beber água pelo menos é isso que estou fazendo já faz seis meses e perdi 5 quilos e já fui fazer exames e estou no caminho certo . não esqueça gordura tem em quase tudo , mas o açúcar também mata! não seja fã de refrigerantes, não fume, não beba, nada de gorduras , mas onde tem gordura? óleo vegetal , manteiga,pão doces ,queijo ,leite,frituras em geral, corte todo tipo de gorduras massas então devagar com molhos e condimentos e lembre se tudo que é demais mata! se todo mundo seguisse a regra de comer de tudo um pouco seria ótimo mas ninguém segue essa regra. coma frutas de época , legumes e verduras e procure muita fibras na alimentação e não esqueça da água! lembre se não tome medicamentos sem orientação do seu medico .. muitas causa pode estar relacionado a medicamentos tomado sem orientação medica, cuidado com isso! eu não bebo ,não fumo, não tenho pressão alta e nem baixa, não tenho problema de diabete, não sei o que é dor de pescoço ,enxaqueca,dor nas vista, dor no corpo se você cuida do seu templo que é seu corpo ele respondera com saúde.. boa sorte!

    • Ótima dica, descobri que tenho gordura no fígado a 2 meses e estou mudando meus hábitos para melhorar disso e clao continuar co a vida saudável.

      Boa Sorte!!

    • Ana Maria Tolentino Martins

      Parabéns ,pelo seu comentário, perfeito,tbm tenho gordura no fígado e tive que reeducar meu modo de me alimentar ,faço tudo conforme vc descreveu e me fez muito bem ,sou cuidadora fui chamada para cuidar uma senhora com 86 anos em faze terminal tumor cabeça do pâncreas, na primeira semana de trabalho ela teve uma crise ,pois comia de tudo até feijoada ,pois e dona de um restaurante,e portuguesa,muito teimosa e brava ,comia de tudo,bilirrubina altisssima ,foi colocado um stent ,pois. Devida à tanta gordura o canal da bílis entupiu,, aí eu comecei meu trabalho, tirei toda alimentação errada ,os médicos deram 2meses vida ,foi encaminhada cuidados paliativos,, mudei tudo ,só frutas legumes ,torradas chás ,nada mais só azeite ,alho cebola,sem um pingo de sal,todo tipo de legumes todos mesmos,carne só frango na sopa ,arroz integral,saladas verdes todas, ela se transformou outra pessoa ,já se passaram 6meses ,faz acompanhamento com doutor jekumura Hospital AC Camargo ,recebi os parabéns pois até os cabelos unhas fortaleceram devido a alimentação,, e hj vejo. O quanto a nossa alimentação e importante para nosso corpo,já tive várias outros casos parecidos que a Alimentação foi essencial. Na recuperação ,do acamado!!!

    • EXCELENTE MATÉRIA… OS CASOS RELATADOS TAMBÉM AJUDAM EM DIVERSAS SITUAÇÕES… TENHO ” ESTEATOSE HEPÁTICA-MODERADA ” = GORDURA NO FÍGADO E JÁ FAÇO UM ACOMPANHAMENTO MÉDICO, INCLUSIVE COM AJUDA DE REMÉDIO APROPRIADO, PARA A ELIMINAÇÃO DAS GORDURAS ACUMULADAS, AO LONGO DE MUITOS ANOS… COMO JÁ EXTIRPEI A VESÍCULA, ACABOU QUE O MEU FIGUEIREDO SE DEU MAL… rsrsrs…. PARABÉNS ”…

  29. Oi sou Aryane tenho vinte e dois anos tenho muita dor de estômago a aperta a barriga dói oq pode ser ka fiz enduscopia e nao deu nada

  30. danilo ederson da silva beu

    Bom dia, estou com diarreia a 3 meses, ela fica mais intensa na parte da manha, junto vem muito enjoo, e quando me alimento depois de 1 hora mais ou menos, sinto dores fortes no centro do abdome, junto de enjoo, chegando a ter vômitos e logo diarreia, na cor bem amarela ou esverdeada, fiz endoscopia, deu gastrite erosiva de antro, estou tomando omeprazol e ranitidina 2x ao dia, mais as dores persiste e a diarreia nem se fala, estou fazendo dieta e com isso já perdi 6 kl, sinto muita canseira e sono, coceira nas pálpebras, preciso de uma ajuda, fiz usg de abdome total, e o médico disse que tem gordura no fígado.

    • Ola Danilo já teve seu diagnostico? Pois estou com praticamente os mesmo sintomas, tenho gordura no figado moderada e o medico me pediu exames para ver se há hepatite apesar de acreditar que não. O seu já foi diagnosticado?

  31. danilo ederson da silva beu

    há esqueci de dizer, cuidei da minha sogra com câncer de fígado, e nos exames dela deu hepatite c no resultado disse indeferido, sem a resposta se ela tinha ou não a hepatite, ela faleceu em julho desse ano, tenho medo de ela ter tido hepatite e não ter sido diagnosticada, e de repente eu ter contraído.

  32. estou com dor do lado direito no adbome, as x vai e volta se eu como pouco ou fico sem comer some, se eu comer bastante volta, bebo bastante agua e suco de limao, minhas fezes estao com uma cor normal urina normal tb, ja tive hepatite com 15 anos, não bebo, hoje tenho 43 anos, uma saude boa , mas essa dor vai e volta…

  33. Descobri a gordura no fígado por acaso investigando gastrite, por causa das dores que sentia no lado direito da barriga. Fiz ultrassom do abdômem total e descobrir que estava no grau 1. Fiz aeróbico, reduzi o consumo de carboidratos e tomei bastante água e chá verde com composto de ervas (Herbalife), que já reduziu bastaste a gordura, e eliminei 7 quilos de abril a outubro. E hj busco cuidar da alimentação de forma saudável e continuo eliminando peso pra n voltar a gordura no fígado e n engordar. Aprendi a mim alimentar e hj trabalho com nutrição alimentar Herbalife e tenho melhorado minha disposição a cada dia. Aconselho a procura de um médico ao menor sintoma, e n achar bobagem ou ouvir conselhos de colegas de tome isso ou aquilo. Façam exames, busquem o diagnóstico correto e façam o que é orientado. Sua saúde agradece. Jesus abençoe vcs!!!

  34. Tinha 97 quilos, a dois meses fiz consulta de medicina natural foi diagnosticada com nódulos no fígado. É grave?

  35. Descobri que tenho gordura no fígado, o dobro da referência do exame, e o médico passou FORFIG por 04 meses mas após 7 dias de remédio passei a ter muito enjôo e enxaqueca constante…o que faço?…paro de tomar o remédio ou continuo passando mal mesmo?

  36. Também esto com gordura no fígado o meu médico me receitou um medicamento,mais tenho ânsia de vômito e só eu me alimenta que vem a volta de e muito ruim

  37. Dr. Patricia Simões

    Gordura no fígado não é causada por gordura não. É causada por execesso de carboidratos e açúcares.

  38. Bom dia, ao decorrer da madrugada minha barriga dói muito, são dores fortes, vou no banheiro umas duas vezes na madrugada e passo o dia do mesmo jeito, com dor na barriga e diarréia, meu xixi últimamente esta mais escuro assim como o cÔcô, isso acontece quando tomo algo que contém leite, ou quando como pão e até quando como doce. O que pode ser?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*