Um novo estudo que revela que uma dieta cetogênica pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 foi publicado recentemente no Journal of Physiology, onde os pesquisadores explicam que uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras pode resultar em resistência à insulina, abrindo caminho para a diabetes tipo 2. Embora pesquisas adicionais sejam necessárias, o estudo destaca um possível problema com a dieta que tem se tornado tão popular.
As dietas cetogênicas ganharam tal popularidade exatamente devido às suas baixas quantidades de carboidratos e ao suposto efeito positivo que elas podem ter na resistência à insulina e na reversão da diabetes tipo 2.
No entanto, um estudo da ETH Zurich e do Hospital Infantil da Universidade de Zurique descobriu que as dietas cetogênicas podem aumentar a resistência à insulina, afetando a capacidade do organismo de responder a quantidades normais de insulina. Isso, por sua vez, pode levar ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.
O aumento deste risco foi observado durante a fase inicial da dieta, de acordo com o estudo, que envolveu ratos de laboratório alimentados com duas dietas diferentes: uma dieta rica em gordura e uma dieta cetogênica.
Testes metabólicos revelaram um aumento do risco de resistência à insulina nos ratos em uma dieta cetogênica, mas os pesquisadores dizem que mais informações são necessárias para entender completamente o que está acontecendo:
“O mecanismo por trás de todo o processo era indeterminado; Portanto, a existência de uma resposta fisiológica compartilhada entre as dietas de baixo carboidrato e carboidratos regulares de alto teor de gordura que causam resistência à insulina no fígado requer mais exploração.”
Vídeo: Dieta cetogênica para emagrecer
Assista o vídeo abaixo para entender melhor o que é a dieta cetogênica!
Estudos feitos com ratos e que ainda precisa ser mais explorado…
Parece ainda irrelevante. Quando sair um estudo mai aprofundado, randômico e duplo cego, com seres humanos por longo período, daí levarei mais a sério. Ate o momento o que venho escutando é pessoas reverterem o diabetes e até câncer com essa dieta.
Exatente
o estudo só mostra que provavelmente ratos não devem fazer cetogênica
Totalmente inútil esse tipo de publicação