Publicidade

 

Cravo-da-Índia

12 Benefícios do Cravo da Índia – Para Que Serve e Propriedades

Na busca pelo emagrecimento, alimentos naturais ajudam a alcançar o objetivo e ainda proporcionar um melhor funcionamento do organismo. O cravo da Índia é um destes ingredientes indicados para quem busca o equilíbrio entre boa forma e saúde.

Publicidade

Esta especiaria proveniente da Indonésia e facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais é comumente conhecida na culinária por agregar sabor e aroma às receitas. No entanto, sua função medicinal também já é aplicada há muito tempo. Vamos entender agora para que serve esse ingrediente.

São muitos os benefícios do cravo da Índia. Seu uso é recomendado para o tratamento de tosses, gases instestinais, inflamações, dores de dente, bronquite, e ainda para quem pretende perder peso. As propriedades do cravo da Índia aceleram o metabolismo e a digestão, ajudando na queima de gordura.

Nutrientes

O cravo da Índia é rico em nutrientes e óleos essenciais que auxiliam mente e corpo. O seu principal componente, responsável pelos seus efeitos e odor poderosos é uma substância chamada eugenol, importante anestésico local e antisséptico. Este componente ativo desencadeou numerosos estudos sobre os benefícios do cravo da Índia à saúde, como inclusive a prevenção de cânceres do aparelho digestivo e inflamação nas articulações.

O cravo contém ainda uma boa quantidade de sais minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio. Além disso, possui boa quantidade de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e beta-caroteno.

Conheça os benefícios do cravo da Índia para a boa forma e saúde

Os benefícios do cravo da Índia devem-se às suas propriedades antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatórias. O óleo extraído do cravo da Índia age contra gases e inchaço. Reduz a pressão de gás no estômago, auxiliando na eliminação adequada dos alimentos e toxinas. Também é eficaz contra náuseas, soluços, enjoo e vômitos. É indicado ainda para manter a saúde bucal, aliviando dores de dente e nas gengivas. Vamos ver para que serve esta especiaria?

1. Circulação sanguínea

O óleo extraído de cravo da Índia atua na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo e auxiliando, por consequência, todo o organismo. O extrato também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico ao purificar o sangue.

Publicidade

2. Expectorante

O chá de cravo da Índia atua como expectorante, soltando o muco presente na garganta e no esôfago.

3. Analgésico e antisséptico

O eugenol, antisséptico natural presente no cravo, auxilia na eliminação das marcas de acne, proporcionando também o equilíbrio da pele e evitando o surgimento de rugas. O chá de cravo da Índia pode ainda amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta. É também um bom remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas.

4. Acelera o metabolismo

Dentre os benefícios do cravo da Índia ainda estão a aceleração o metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima rápida de gordura.

5. Digestivo

O cravo da Índia melhora o poder de digestão, aumentando as secreções de enzimas gastrointestinais. Assim, ajuda a aliviar problemas de indigestão e prisão de ventre. Também ajuda em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

6. Alívio da tosse

Em função das propriedades do cravo da Índia expectorantes, este é ótimo para aliviar a tosse. Neste caso, é recomendável adicionar a especiaria no chá e consumir até o alívio da tosse.

Publicidade

7. Músculos

O cravo da Índia reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar os músculos no caso de cãibras.

8. Antioxidante

O cravo da Índia atua como excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a evitar danos na pele. Possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas.

9. Antisséptico bucal

O chá de cravo da Índia é usado no tratamento de bactérias encontradas na boca e no estômago. Sua função antisséptica também age na eliminação do mau hálito. Estes benefícios do cravo da Índia o fazem ser utilizado ainda como ingrediente em pastas de dente. Possui ação comprovada também contra dor de dente e nas gengivas e contra as cáries.

10. Bom funcionamento da tireoide

A especiaria ajuda quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e atua também na prevenção do surgimento dessas disfunções de tireoide.

11. Controle do colesterol

O cravo da Índia ajuda também no controle do colesterol ruim, sendo ainda bom antiviral e antifúngico.

12. Anti-inflamatório

O eugenol presente nas propriedades cravo da Índia atua como substância anti-inflamatória. Estudos em animais mostraram que a utilização do cravo em algumas dietas reduziram significativamente os sintomas da inflamação. A especiaria ainda contém uma variedade de flavonoides, que também contribuem em suas propriedades anti-inflamatórias.

Contraindicações

O consumo de cravo da  Índia é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas. A aplicação excessiva do óleo pode causar irritação na pele.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Que benefícios do cravo da Índia são os mais importantes para você? Você consume esta especiaria por causa de algum deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (157 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

53 comentários

  1. como deve der consumido o cravo da india para tosse, em forma de chá, vcs deveriam dar as receitas.

    • O cravo dá índia para acalmar a tosse. Uso dá seguinte forma: tiro a bolinha, coloco na boca é feito até amolecer, fico chupando ele, sem mastigar pq arde muito se mastigar. E quando ele tá mole mastigo e engulo.

  2. Boa Noite,Uma curiosidade aconteceu comigo,pois eu usei o cravo da índia como auxilio para parar de fumar e o uso excessivo encheu todo o meu corpo de cravo (acne) quando espremo sai aquelas pedrinhas brancas.será que o cravo é quente?

  3. rubens pedro da silva.

    Ótima matéria. O cravo da índia, assim como a canela, o curry, a mostarda, o coentro, o gengibre, e tantas outras especiarias, só faz bem ao nosso organismo. Como dizia minha mãe: se não surtir l o efeito que você espera, mal não faz. Aproveito para sugerir o consumo de babosa (aloe vera), pesquise sobre a milagrosa planta.

  4. Sou viciada em cravo da Índia .
    Eu como hà 24 anos, senti o desejo de coner quando estava grávida de meu filho mais velho.
    Daí me tornei dependente.
    Chego a comprar em feiras por sair mais barato.
    Como até 500 gramas numa sentada.
    Quando não tenho fico mal.
    Como usuário de drogas mesmo.
    Já tentei parar muitas vezes mais não adianta.

    • QUE CURIOSO! É BOM SABER QUE NÃO SE SENTE MAL COM O CONSUMO DE CRAVO, POIS AS VEZES FICO COM MEDO DE CONSUMIR POR FALTA DE COSTUME E ELE TER GOSTO FORTE. DESCOBRI QUE O CRAVO ESTAVA SARANDO A MINHA MICOSE DE UNHA, QUANDO USADO NA COMIDA. O REMÉDIO DE FARMACIA NÃO SARAVA E ELE SAROU RAPIDINHO. DEPOIS DISSO NÃO DEIXEI D ECONUMIR, COMPRO EM PÓ.

    • Ola como devo tratar a micose da unha usando o cravo da Índia ,o medicamento não faz nada já uso a 8 meses e continua igual, já li aqui que pode funcionar com o cravo mas não percebi como usar . Pode me ajudar , obrigado .

      • nem tudo que ataca as unhas é micose, da mesma forma que nem tudo que brilha é ouro, sou podologo e te oriento procurar um bom dermatologista, pode ser outras coisas e não micose por exemplo se estiver esverdeado pode ser pseudomonas muito comum nos hospitais.

      • Compre na farmácia o Óleo de Cravo. Coloque num vidro de esmalte vazio e passe na unha, nos cantos e logo estará curada! Ele é um cicatrizante fantástico!! Se vc se cortar é só passar o óleo e não infecciona e cicatriza!

      • fazendo uso do cha de cravo,duas vez por dia,para acabá com a micose nas unhas é uma maravilha,ir também coloque em uma garrafa pequena 200 ml de vinagre,2ou 3 dentes de alho com casca ,um punhado de cravos,amacei ir soquei tudo,deixe descança em uma garrafa de plastico com tampa,ir ao dormi a noite passei nos pes nas unhas,com um algodão,em seguida coloquei uma meia pequena transparente ir fui dormir,menos de 2 semanas poder peserber a cura desta doença maldita,ir não vou para ate ter certeza que figuei livre deste mal,pode confia funciona mesmo pessoal DEUS,ABENÇOA TODOS VOCEIS,EM O NOME DO SENHOR JESUS CRISTO.

  5. Costumo levar sempre no bolso alguns cravos da India, mastigo uns 06 por dia incluindo após o café da manhã, almoço e jantar, é muito bom para fazer a digestão e manter p hálito saudável.

  6. Eu nao sabia nada sobre os beneficios do cravo da india,mas sempre gostei do cheiro e por varias vezes,o mastiguei por perceber que melhora o hálito,e deixa meus dentes lisinhos,e ja usei ele pisado em um pouco de algodão para por em dente que estava doendo.GOSTEI MUITO DE SUAS INFORMAÇÕES.

  7. Nossa mascar ele e ruim demais, amargo e forte. gostaria de saber se realmente o chá ajuda com o controle da ejaculaçao precoce? e gostaria da receita tambem.

  8. maria do carmo moreira fernandes

    eu faço uso do cravo da india para periodontite

  9. ola sou terapeuta holistico, e faço uso e aos meus familiares de um xarope de cravo da india, a muitos anos meus filhos como crianças, tive que indusilos aos poucos ao uso, pois sei que sem costume nao tomariam ,hoje e costume eu dizer vamos tomar cravinho, que logo vem e tomam sem fazer careta, pois arde e forte cheiro agradavel, eu costumo fazer grosso e dar aos poucos, com uma colher de cafe, pois o que interessa nao e encher a colher e tomar tudo de uma vez e sim aos poucos . modo de preparo porçao de cravinho tipo uma mao cheia comprado em feiras pois e mais novo e barato, mel um pedacinho de gengibre hortela e alho varia a quantidade de acordo com o que seria nescessario a quantidade e a grossura de acordo com o mel, pode ser feito um cha do cravinho e triturar em conjunto no liquidificador em seguda mistura tudo sendo que o cravinho hoje eu nao passo mais na peneira exelente meus filhos nao fazem uso de remedios, expectorante e eficaz a tosse imediato ! em conjunto uso coloide de prata para uma inalaçao qualquer duvida +55 86 99973 8811 rocha

  10. Adorei saber de tudo isso! Amo chá de cravos. Sozinhos ou com outras especiarias.

  11. eu faço uso do cravo da india para melhorar a labirintite

  12. maria menegilda raganhan dutra

    me surpreendi com todos estes beneficios do cravo da india pois ja faço uso dele a mais de 10 anos comecei usar para melhorar o halito pois eu era fumante e tinha vergonha larguei o cigarro mas viciei em cravo tenho diariamente cravo na bolsa em casa no carro no escritório pois eu mastigo ele por varias vezes no dia,e tenho problemas de inflamações nas articulações sofro de inchaço de pés perna e abdomen gengivas muito sensivel e a minha digestão è péssima .voçeês podem me esclarecer por que então o cravo da india não resolve os meus problemas.

    att:Mene

    • Edson Pereira Rodrigues

      Procure saber se você tem excesso de acido urico,pode ser gota tem tratamento,após as refeições diurnas procure andar mais deixe o carro de Lado o ser foi feito para caminhar com as próprias pernas e não se dependente de automóveis,nunca durma de estomago cheio evite refeições pesadas durante a noite faça um consumê ou coma umas torradas com patê,quanto as gengivas procure um odontologista para ele diagnosticar quanto ao inchaço,faça vinagre caseiro de maçã e efetue bochechos pela manhã antes do café pode melhorar o inchaço.

  13. Tomo cha de casca de laranja com cravinho é ótimo para cólicas e má digestão

  14. Quem tem pressão alta pode tomar o chá?

  15. gonçalo barbosa coutinho

    o cravo aumenta a pressão

    • Eu tenho a impressão que abaixa. Pelo menos em mim. Se aumentasse eu consumiria mais porque a minha pressão é muito baixa. Mas acredito que não.

  16. oi vou usar para queima de gordura ,estou com esperança que de certo .

  17. Bem, faço uso do cravo da índia colocando três unidades debaixo da língua ao acordar comprimo-os entre os dentes e volto para debaixo da língua, assim até que chegue o momento de escovar os dentes, faço o desjejum volto a escovar os dentes, coloco outro par de cravos da índia e os mantenho até a próxima refeição. E assim sucessivamente durante todo o dia. Nunca durma com cravos da índia na boca.
    Além de hábitos saudáveis e com o uso do cravo da índia nunca mais tive mau hálito, nem ao acordar, não há mais mau hálito.
    Obrigado DEUS por ter criado o cravo da índia e por tudo.

  18. gostaria de saber se cravo da índia faz mau para quem tem pressão ocular alta

  19. qual o melhor fazer o cha ou comer o cravo

  20. Comecei à usar hj e tenho fé que terei todos os benefícios desse milagroso cravo da índia.

    • Graça Muniz Ferreira

      Eu sou a Rainha do Cravo e Canela uso como remédio como cosmético para rejuvenescer em banhos afrodisíacos em banhos de cheiro misturados com flores desidratadas porem na medida certa porque o cravo é muito forte potencializa energia. Super indico.

  21. Cravo da Índia ajuda a emagrecer ou é mito

  22. Queria saber,estou problemas articulação e músculos queria quando tempo ta pra tomar

  23. queria saber se quem tem problema de glaucoma pode consumir o cravo ? e se o cravo da problema cardíaco,ou melhora o problema cardíaco?

  24. faço todos os meses ,uma semana inteira mastigando por dia um cravo ao deitar, visto ser a altura da noite k mais tosse tenho …e claro alivia me por completo..ficando bem sem tosse. posso fazer este sistema, para k livre desta bronquite crónica !!!abraço obrigado

  25. ola boa tarde tudo bem….? gostaria de saber se mastigar cravo da india um atè tres audia cerve para que….?
    26/10/2016. fico no aquardo obrigado.

  26. Abel Narciso pessoa netto

    Bom dia,,gostaria de saber como devo fazer o uso do cravo da india e como preparalo para engerir e o espaço de engerir..
    Obrigado,,,

  27. entrei aqui pq não sei todos os dias a noite coloco meia colher de café de cravo moido

    2 colher de café linhaça em sementes
    2 colher de café chi em sementes
    encho copo dágua, tampo e tomo antes de escovar os dentes
    aguardando uma resposta, espero q mal não aconteça futuramente!!
    obrigada!!

  28. oi estou usando o cravo para emagrece e para mal halito, sou hipertensa, gostaria de saberse realmente funciona e se faz mal em relação a pressão alta? aguardo uma resposta obrigado fique com DEUS

  29. USO CRAVO DAINDIA

  30. Tendo pressão alta e quero fazer uso do cravo da índia será que posso?

  31. TOMEI CHÁ DE CRAVO DA ÍNDIA PARA ME RECUPERAR DE UM ENVENENAMENTO POR INSETICIDA E O RESULTADO FOI RÁPIDO.

  32. Eu bato no liquidificador .cravo da Índia com semente de linhaça e canela em pó. A mesma medida de cada um. Tipo 20 gramas de cada .vira um pó .que consumo uma colher de chá pela manhã todos os dias .misturados ao detox ou ao cafezinho ou um chazinho .acelera me ajuda a ter Boa digestão. Melhora o intestino .me dá uma boa disposição. Gosto muito vejo muita diferença quando paro de usar por muito tempo .

  33. Cláudia Renata Gama

    Cravo da Índia serve para acabar com as verminoses?

  34. Preciso saber se alimenta a pressão pois sou ipertensa

  35. bom dia quem mir informar ser tem algum remedio ou cha.
    para icontinençia urinaria aguardo uma resposata.

    email [email protected]

  36. Cravo da india eh tudo de booooooom! Tive começo de pneumonia. Tentei de tudo. A recuperação estava muito lenta. Misturei então noz moscada ralada (pouco) + Canela e cravo em pó. Fiz um cha e adocei com mel. De cara, jah senti uma ‘aliviada’ muito boa. Impressionei-me com o resultado. Abraço.

  37. Faço uso do cravo para combater halitose do cigarro, tenho bons resultados.

  38. Me intereço pelas propriedades 1, 3, 5, 7, 8, 10, 11 e 12

  39. Eu faço o uso do cravo no chá junto com louro, tenho problema de refluxo e quando tenho dor abdominal tomo o chá morno, e tira totalmente a dor num prazo de meia hora.
    O chá de louro com o cravo da índia e muito bom, tánbém uso o cravo em doces.

  40. Maria Madalena Santos de Freitas Ferreira

    Oi gente já tem duas semanas já perdi quatro kilos com cravo da india foi ótimo pra mim tô muito feliz vou continuar obrigado pelas dicas

  41. Irisvan de Sousa Ferreira

    Estou fazendo o uso por problemas de bactérias no estômago.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×