Publicidade

 

Arginina

Arginina: O Que é, Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar

O que é a tão falada arginina, afinal? A arginina é um aminoácido básico, também conhecido como ácido 2-amino-5-guanidino-pentanoico ou l-arginina. Considerada como aminoácido semi-essencial, a arginina é sintetizada numa quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo.

Publicidade

As proteínas que são ingeridas sofrem um processo de degradação que as transforma em arginina, sendo possível, assim, sua absorção e utilização no ciclo da ureia, dentre outras funções.

Para Que Serve

A arginina possui como uma de suas principais funções o transporte de nitrogênio em humanos e animais, fazendo parte da síntese de moléculas muito importantes. Sua importância está na manutenção dos responsáveis pela defesa imunológica e na cicatrização de feridas.

Esse aminoácido possui inúmeros benefícios, sendo seu consumo por meio do suplemento uma excelente maneira de estimular a produção de linfócitos (o qual possui papel importante na defesa do organismo). Além disso, a arginina ajuda a inibir o crescimento de diversos tipos de tumores; estimula a secreção do hormônio de crescimento, ajuda a cicatrizar ferimentos; inibe a perda de massa muscular após cirurgias; trata problemas e doenças do fígado; ajuda na produção de esperma e na construção de novas células dos ossos e tendões, tratando artrite e desordens do tecido conjuntivo.

A arginina ainda está presente no processo de síntese do óxido nítrico, o qual produz a vasodilatação, levando mais sangue e oxigênio para tecidos e órgãos, contribuindo com a saúde destes. Pesquisas demonstram, inclusive, que a arginina é eficaz para reduzir sintomas de ansiedade.

Efeitos Colaterais

Não há muitos efeitos colaterais a curto prazo gerados pela suplementação com l-arginina, porém, se for consumida de maneira errônea, alguns efeitos negativos poderão surgir. Esse suplemento é contraindicado para diabéticos, pessoas com problemas cardíacos, mulheres grávidas ou amamentando. 

Papel anabólico

Em resumo, pode-se dizer que a arginina tem importante atuação na síntese proteica no organismo, além de agir na perda de gordura, já que seu armazenamento torna-se limitado. Isso explica-se pelo fato de que há uma melhora da retenção de nitrogênio.

Publicidade

A l-arginina ainda funciona como intermediária da síntese do fosfato e da creatina, importantes agentes na explosão de força durante os treinos, ajudando também na recuperação dos músculos após o período de atividade, fornecendo um maior fluxo sanguíneo para as regiões que foram mais tensionadas.

Um dos principais alvos de estudo quando se cita a arginina é o próprio óxido nítrico, sendo este o responsável pela vasodilatação e pelo melhor transporte de sangue e oxigênio pelo organismo. O NO2 é estimulado logo após a suplementação com arginina, por isso é aconselhável consumi-la antes dos exercícios físicos. Além disso, essa suplementação ainda auxilia na estimulação de hormônios de crescimento (GH) responsável pelo estímulo ao aumento de massa magra. Algumas vitaminas, como a nicotinamida e a riboflavina, além do cálcio, são importantes compostos para a formação de NO2.

Para concluir, pode-se dizer que a arginina aumenta a capacidade de realização dos exercícios, contribuindo, também, com a produção de proteínas.

Como Tomar

É recomendável consumir a arginina duas vezes ao dia: a primeira dose, logo ao amanhecer; a segunda, após o treino. Os médicos costumam recomendar de 50 mg a 30 g do suplemento diariamente. Para entender essa grande diferença de quantidade, deve-se entender o tipo físico do atleta, seus hábitos alimentares e seu nível de condicionamento físico.

A arginina pode ser encontrada em diversos alimentos que consumimos no dia a dia, como por exemplo, os feijões. Com a alimentação balanceada, o ser humano consegue consumir até 5g de arginina diariamente. Não é aconselhável manter dosagens altas por muito tempo, pois isso pode gerar tensões no fígado e alguns prejuízos renais.

Publicidade

Referências

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já experimentou a suplementação de arginina? Como foram seus resultados? Você a considera um omportante suplemento? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (101 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

16 comentários

  1. gostei da mensagem sobre o aminoácido arginina …..

  2. Andrea clara milani

    Lí e compreendi sobre as funções da L.Arginina, porém ainda tenho uma grande dúvida em poder estar dando este tipo de suplemento a minha mãe, porque.. Assim, minha mãe encontra-se acamada a mais de 6 anos, nunca teve sequer uma ferida pelo corpo, porém de algum tempo para cá, por estar se alimentando via sonda nazointeral ela acabou perdendo bastante peso, daí começaram os problemas e surgimentos de escaras , principalmente na região do coquis, entao minha duvida é a seguinte, como esse suplemento poderia estar ajudando minha mãe principalmente na cicatrização de feridas que vem surgindo em corpo…
    E qual a maneira mais fácil em estar manipulando tal suplemento ao dia a dia dela….Lembrando que minha mãe tem cancer de pele, teve um derrame, e vive tomando diureticos por razão de inchaços nos membros inferiores….Sendo assim ela não se locomove, e nao mexe um musculo sequer sem o auxilio de outra pessoa…Poderiam me dar maiores orientaçoes por favor?? Pois o clinico geral que passou este tipo de medicamento não me explicou para que serve e nem se causa efeitos colarerais em uma pessoa acamada…Sem mais Obrigada….

  3. Eu não conheço L. arginina, mas pelo relato, pode trazer alguns benefícios. Com relação as úceras de sua mãe, talvez eu possa ajudar. A minha mãe sofre com esse mesmo problema, eu venho tratando-a com: papaina parta caso de estar nicrozada, após a limpeza da nicrose, uso arnica para formação de tecidos, e posivel cicatrização. Este medicamento só é feito em famácia de manipulação em forma de creme, que vem dando muito resuldo ao tramento da minha Mãe. è necessário receita medica ou de um enfermeiro. Poucos medicos tem conhencimento desse tratamento.

  4. É verdade que a arginina provoca infarto do miocardio?

  5. quem tem herpes deve evitar a arginina.

    andei pesquisandomna internet e tem muita informação sobre isso!

  6. tenho depressao estou tomando trouxe em liquido posso tomar pois tomos medicamentos e rivotril me disseram que e bom para crescimento do cabelo pois tenho aloecia androgenetica masculina posso continuar tomando ou devo para desde ja agradeço

  7. Tomo uma mg de rivotri à noite e 10 mg de Exodus( clroridrato de ecitalopran) .Estou tomando 3mg de arginina e 2 vezes por semana 2g de carnitina além de um coquetel de frutas, legumes, verduras e sementes num tratamento que se diz eficaz para potencia sexual. Não senti nenhum efeito em duas semanas. Qual seria o motivo?
    Grato se for atendido.

    • Primeiramente rivotril é um veneno,uma porcaria que deveria ser proibida aqui no Brasil,.nos EUA usam muito e corriqueiramente até o Melatonim que possui efeitos de anti depressivo e calmante de um modo geral seus benefícios são múltiplos pois trata-se de uma sintetização de um hormônio natural de nosso organismo o qual é segregado pela hipófise,.portanto estudem a informação pertinente a Melatonina comprimidos.
      Agora em relação a Arginina L o mínimo para romar durante a manhã e a noite é uma carga diária total de 2 à 3 gramas no total,já que este aminoácido é obtido também nos alimentos que consumimos só que em uma quantidade pequena,por vezes insuficiente,por isso é importante a suplementação de 2 a 3 gramas diariamente.

    • O Ecitalopran é a causa. Ele acaba com a libido.

  8. Agradeço as orientações recebidas sobre RIVOTRIL e ECITALOPRAN. Sabia que alguma coisa errada estava acontecendo comigo, portanto não mais os usarei.
    Se possível, solicito informação sobre algum alimento que me ajude no controle da FERRITINA DO SANGUE . Os níveis máximos seriam de até 294 ng/ml e mesmo fazendo sangria tenho acima de 2.000ng/ml

    • Héctor Fernando Páramo

      O sulfato ferroso pode aumentar a ferritina.Antonio você. Pode ter outro tipo de anemia. É. Necessário fazer exames de sangue. Para ter certeza qual é tua anemia

  9. Minha mae tem depressão e presao alta ela pode tomar tem algum efeito

  10. O endocrinologista do meu filho passou Arginina para ele tomar,devido ele não ter um bom crescimento e ser gordinho.Gostaria de saber se realmente esse medicamento pode surtir algum efeito para ele.Pois a familia inteira e de estatura baixa.Tenho medo de ficar dando esses remedios assim..alguem poderia me ajudar???

  11. Acho importante referir algumas correcoes – a arginina e de facto muito benefica para condicoes cardiacas e para os diabete – o problema e que devido ao seu sabor horrivel os suplementos que existem tem quantidades grandes de acucar – se for tomada pura ( so para corajosos) diluida em agua e nao em sumo de maca e acucar – e altamente recomendada e corrige problemas cardiacos e as diabetes

  12. To sentindo dor nos rins por usar cuidado galera

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×