Prato de Salada

A Dieta de South Beach: Como Funciona, Cardápio e Dicas

A Dieta de South Beach realmente é uma das melhores dietas, pois não apenas foca na perda de peso, mas no estilo de vida saudável. A dieta é baseada em pesquisas científicas e foi criada, inicialmente, por um médico na Flórida (Dr. Arthur Agatston), que trabalhava em um centro de prevenção cardíaca, auxiliando pacientes a controlar seus níveis de insulina e colesterol (pois ambos são fatores impactantes nas chances de acontecimento de ataques cardíacos).

Após alguns de seus pacientes terem feito a dieta, descobriu-se que ela tinha tido um impacto muito positivo na rápida perda de peso também. Rapidamente, mais e mais de seus pacientes de fora da prevenção cardíaca, ouviram falar sobre os efeitos positivos da dieta e atualmente ela é uma das dietas mais populares nos Estados Unidos. A Dieta de South Beach é uma dieta de baixa gordura (saturada) e baixo carboidrato, embora alguns tipos de alimentos ricos em carboidrato sejam permitidos em seu cardápio. A Dieta de South Beach é também considerada uma dieta muito saudável e possui três estágios (os quais explicaremos como funciona em algumas dicas mais abaixo).

Gorduras Boas & Carboidratos Bons

A dieta de South Beach foca na ingestão de “gorduras boas” e “carboidratos bons”. Ao invés de evitar qualquer tipo de gordura, como muitos planos de dieta de perda de peso populares incentivam a fazer, a Dieta de South Beach foca em ensiná-lo a diferenciar os bons alimentos dos maus alimentos. O objetivo do plano desta dieta é que ao final você mesmo pode distinguí-los e você perderá peso, levará um estilo de vida saudável (no que tange à alimentação) e ainda será capaz de comer certos alimentos que outras dietas o aconselham a não comer.

Você não apenas perde peso com a dieta de South Beach, como também vive um estilo de vida mais saudável. Alguns dos bons alimentos são, frango, peixe, castanhas, ovos, azeite de oliva, vegetais e muitos outros alimentos que também fazem parte da Dieta do Mediterrâneo.

Estágio 1: Restrição aos “Bons Alimentos” por 2 Semanas

As primeiras duas semanas são, provavelmente, o estágio mais difícil da dieta de South Beach. Durante essas duas semanas, você apenas pode consumir certos tipos de alimentos bons, com boas quantidades de vegetais. Abaixo, daremos a você dicas dos bons alimentos permitidos no cardápio do primeiro estágio da dieta:

  • Peixe e mariscos (especialmente os com muita gordura)
  • Todos os tipos de óleos saudáveis como azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de girassol, etc..
  • Ovos e soja
  • Castanhas (não muitas, uma mão cheia por dia apenas)
  • Todos os tipos de temperos e substitutos de açúcar
  • Carne e salsichas magras
  • Frango e peru (sem pele)
  • Vegetais e sucos de vegetais
  • Queijo (apenas queijos magros e queijo cottage)

É importante notar que você nunca deve se permitir sentir fome durante este estágio (para evitar o modo de fome). Você deve sempre matar a forte sensação de fome comendo algum dos alimentos acima. Isto é muito importante se quiser que a dieta funcione adequadamente.

Alimentos com muitos carboidratos como pão, milho, arroz, batatas e massas são proibidos nas primeiras duas semanas. A razão desta restrição a certos tipos de alimentos (saudáveis) é para baixar o nível de glicose sanguínea a um nível normal, para que se estabilize. A única forma de atingir isso é ingerindo alimentos que possuam baixa pontuação no Índice Glicêmico (como as dicas de “alimentos permitidos” colocadas acima).

Estágio 2: Lenta Adição de Carboidratos de Baixo Nível Glicêmico

Após duas semanas, mantendo-se numa dieta estrita de “bons alimentos”, de baixo nível glicêmico, os quilos agora estarão indo embora voando e você pode entrar no estágio 2. E como funciona o estágio 2? Trata-se basicamente de comer os alimentos do estágio 1 + adição de mais carboidratos ao cardápio. Em função do estágio 1 dessa dieta não representar um estilo de vida tão saudável quanto se queira, por conta da baixa quantidade de carboidrato, você agora iniciará lentamente a adicionar alimentos mais ricos em carboidratos à sua dieta.

Mas apesar de começar a adicionar carboidratos, você ainda terá que adicionar à sua dieta alimentos com baixa pontuação no Índice Glicêmico. Bons exemplos de alimentos que você pode adicionar são pão integral, arroz integral e frutas. Comece com uma porção extra de carboidratos por dia, preferivelmente no jantar. A duração do estágio 2 depende totalmente de quanto peso seja seu objetivo perder. Quando atingir a quantidade de peso que gostaria de perder, você pode passar ao estágio 3.

Estágio 3: A Dieta de South Beach Torna-se Seu Estilo de Vida

Após ter atingido seus objetivos de perda de peso com a Dieta de South Beach. você agora pode entrar no Estágio 3. O Estágio 3 trata-se basicamente de se certificar que a Dieta de South Beach torne-se seu estilo de vida, para sempre (ou pelo tempo que queira). Você agora pode comer mais alimentos do que nos estágios 1 e 2, enquanto mantém os olhos abertos para não exagerar, para poder manter o peso em que está. Agora você pode reconhecer todos os tipos de bons alimentos e de maus alimentos por si próprio e pode comer tudo o que quiser, contanto que sejam bons alimentos. Se, de alguma forma, você comer demais e ganhar peso, você pode retornar ao estágio 1 e completar os primeiros dois estágios novamente.

Você já tinha ouvido falar na dieta de South Beach? Você acha que ela é totalmente adequável ao seu dia a dia? Comente abaixo suas impressões!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

9 comentários

  1. Gostaria de receber receitas mediterrania

  2. Fiz a Dieta de South Beach e realmente funciona. A perda de peso nas primeiras semanas é um fator de extemo incentivo para quem pretende emagrecer, e o mais interessante é que realmente acontece. Fazendo essa dieta não fui nenhum dia para academia ou pratiquei exercícios, apenas emagreci comendo as coisas certas! E realmente “ela pode salvar a sua vida”, tenho 38 anos e cheguei a pesar 107.5 Kg, hoje estou com 87 Kg.

  3. vocês poderiam me dar um exemplo para montar meu cardápio do dia?

  4. O melhor é ler o livro – ficará sabendo muito coisa sobre alimentos.
    É meu livro de cabeceira.

  5. Olá, gostaria de saber se vocês podem me enviar um cardápio simples da dieta south beach?

    Att.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*