10 Benefícios do Açafrão – Para Que Serve e Propriedades

O açafrão, especiaria consumida mundialmente, é também uma fonte rica em nutrientes benéficos para o corpo e cérebro. Para que serve esse ingrediente? Ele costuma ser utilizado para aliviar sintomas de diversos problemas de saúde, como a asma, coqueluche, insônia, câncer, aterosclerose, depressão e doença de Alzheimer. Também é consumido pelas mulheres para suavizar o desconforto menstrual e os sintomas da TPM, uma vez que reduz o nível de cortisol e o estresse e aumenta o nível de estrogênio. Já os homens podem ingerir para prevenir a ejaculação precoce e infertilidade.

Além de conter alfa e betacaroteno, dois potentes antioxidantes naturais, o açafrão possui ainda o alfa-crocin, carotenoide responsável pela coloração dourada da especiaria, que protege as células nervosas e promove a regeneração dos nervos.

Entre os diversos benefícios do açafrão estão sua ação antisséptica, digestiva, anti-inflamatória, antioxidante, antidepressiva e anticancerígena, atuando principalmente na prevenção. É ainda uma grande fonte de minerais e rico em Vitamina A, ácido fólico, riboflavina e Vitamina C, essenciais para uma boa saúde.

Benefícios do Açafrão

Conheça abaixo para que serve o açafrão e sua propriedades.

1. Perda de peso

A perda de peso está entre os principais benefícios do açafrão, uma vez que possui habilidade de aumentar a serotonina no cérebro, hormônio que tem influência direta em nosso apetite. Uma descoberta mostrou que ao ingerir o açafrão, as pessoas sentiam menos fome. A própria influência do extrato em problemas emocionais tem seu reflexo no maior bem estar, o que consequentemente alivia a vontade de comer, que geralmente está ligada a algum descontrole emocional.

2. Ossos e massa muscular

O açafrão também ajuda a desenvolver ossos saudáveis e fortes e um bom tônus muscular, como resultado de seu alto nível de magnésio, que aumenta a absorção de cálcio nos ossos e assegura o bom funcionamento dos músculos e do coração.

3. Antidepressivo

Como já vimos, uma das propriedades do açafrão é ajudar na produção de serotonina, que ajuda a elevar o humor. Isso ajuda a levar o sangue para o cérebro e na redução da depressão e apreensão, melhorando o humor. É comprovado que o extrato proporciona a sensação de bem-estar.

4. Antioxidante

Os danos oxidativos estão associados ao envelhecimento e a várias doenças. Envolvem radicais livres, moléculas altamente reativas com elétrons desemparelhados. Os antioxidantes do açafrão protegem o organismo dos radicais livres e seus danos, neutralizando-os graças à sua estrutura química, e ainda estimula os mecanismos antioxidantes do próprio organismo.

5. Para os olhos

Os carotenoides encontrados no açafrão ajudam na proteção dos olhos. Eles atuam contra doenças como a degeneração macular e catarata. Além disso, também ajudam na proteção dos raios solares nocivos e na regulação do ácido graxo das membranas celulares, tornando os olhos fortes e com uma proteção maior.

6. Para o Coração

As propriedades do açafrão antioxidantes ajudam na redução do colesterol e triglicérides no organismo, evitando problemas circulatórios. Também ajuda a bombear de oxigênio, tornando o sistema circulatório mais eficiente.

7. Na prevenção do câncer

Os carotenoides do açafrão, crocin e safranal, possuem propriedades que podem ajudar a inibir o crescimento de tumores no organismo. As substâncias mostraram serem benéficas na proteção contra os câncer de cólon, fígado e do ovário.

8. Para a memória

O açafrão auxilia na memória, através de seus ativos antioxidantes, crocin e crocetina, que ajudam a manter longe doenças como Alzheimer e Parkinson. O alimento também reduz os estresses celulares, protegendo o sistema nervoso central e melhora os processos de aprendizagem.

9. Para a Pele

As propriedades do açafrão antibacterianas podem ser muito benéficas à pele. O extrato é capaz de reduzir a acne, sendo aplicado diretamente sobre a área afetada. Ele age ainda como um esfoliante natural e pode ajudar na remoção de células mortas. Além disso, ao ser aplicado junto com o leite, pode clarear a pele ou remover pigmentos.

10. Prevenção de Artrite

A redução da erosão óssea ainda faz parte dos benefícios do açafrão, além deste ajudar na cura de dores e inchaço nas articulações. Pode ser ingerido para prevenção de artrite por seus benefícios anti-inflamatórios.

Contraindicação e efeitos colaterais

Ainda que seja uma substância natural, é necessário ter atenção na dosagem e observar os possíveis efeitos colaterais, ainda que não atinja a maioria dos consumidores. A ingestão de grandes quantidades não é indicada a mulheres grávidas, pois tem efeito abortivo.

Entre os problemas que podem afetar alguns indivíduos, a tontura é provavelmente o mais comum. Outros sintomas são a tosse, asma, insônia, azia e pele ressecada. Além disso, embora o alívio da TPM seja um dos benefícios do açafrão para as mulheres, pode também resultar em cólicas menstruais para algumas.

Dosagem

A dosagem recomendada no tratamento de depressão leve a moderada e da síndrome pré-menstrual é de 30mg diárias divididas em 2 doses. Já a melhora na capacidade antioxidante foi demonstrada em pacientes com doença da artéria coronária utilizando extrato de açafrão de 50mg duas vezes ao dia.

Doses de 1,5g diárias são ainda consideradas seguras. Efeitos tóxicos foram registrados em dosagens de 5g. A quantidade de 20g já é considerada letal e 10g, abortiva.

Referências Adicionais:

Quais propriedades do açafrão são as mais importantes para você? Você conhecia todos esses benefícios do açafrão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (230 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...

110 comentários em “10 Benefícios do Açafrão – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Já estou tomando açafrão alguns dias e estou amando !estou sentindo meus ossos mais fortes ,porque nessa época de frio doía muito , agora está frio , não estou sentindo nada maravilha !Vou continuar tomando.

  2. Lave e seque ao sol durante uma semana,depois pica bem miudinho e seca denovo de preferência ao sol,se não seca forno mesmo,bate no liquidificador e guarda num pote esterelizado e seco,espero ter ajudado bjs!

  3. Eu já tomo a algum tempo, e estava com uma tendinite crônica, não conseguia fazer nada que forçasse o polegar , hoje já faço até crochê!
    E também notei que ele diminui os sintomas da menopausa!

  4. Vou começar a tomar o AÇAFRAO ainda hoje e posteriomente enviarei se me sinto melhor.Vamos ver,vamos ver.Se é para melhorar não custa tentar.Espero poder dizer “AÇAFRÃO É BOM”.

  5. Na Índia é utilizado da seguinte forma pega uma colher de sopa com o açafrão coloque alguns pingos de água até formar uma pasta e aí aplique no local antes de deitar e durma com o produto, a absorção do açafrão na pele é de 40 % use todos os dias se tiver sinusite use da mesma forma a pasta, nas juntas ele é excepcional.

    • Mateus eu tinha síndrome do pânico depois que comecei a consumir maguinesio dimalato de 1250 mg 1 cap por dia nunca mais tive nada nei depressão, estou nos Estados Unidos na casa do meu filho aqui é muito barato n sei quanto custa aí, eu não tomo mais esses remédios controlados a 6 anos

  6. Tenho fibromialgia e uma pessoa me indicou pra fazer capsulas de açafrão que melhoraria minhas dores. Até onde isso pode ser verdadeiro?

    • Lave e seque ao sol durante uma semana,depois pica bem miudinho e seca denovo de preferência ao sol,se não seca forno mesmo,bate no liquidificador e guarda num pote esterelizado e seco,espero ter ajudado bjs!

  7. ok eu sabia pouco sobre isso estou feliz porque estou no caminho certo agora completo minha curiosidade posso comprovar a quem quer que seja infelizmente o povo acha que o medico e quem cura

  8. Tenho câncer de mama e gostaria de saber a dose segura para tomar todo dia. Não estou usando para o câncer mas sim para inflamações de sinusite e dores nos pés da artrite.

Deixe um comentário