10 Benefícios do Chá de Quebra Pedra – Para Que Serve e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Pimpinela branca, saxífraga, arranca-pedras, quebra-panela, conami, fura-parede ou simplesmente quebra pedra. Estamos falando aqui de uma planta que, por ser nativa de regiões tropicais, pode aparecer em diversos países, inclusive no Brasil.

Ela costuma nascer em pequenos espaços entre pedras e pode ser encontrada em quintais, calçadas e fendas de muros. As folhas da planta são utilizadas no preparo de uma chá medicinal, ao qual estão atribuídos diversos benefícios. E então, vamos descobrir para que serve o chá de quebra pedra?

10 benefícios do chá de quebra pedra: Para que serve a bebida? 

1. Combate ao inchaço

O chá de quebra pedra possui propriedades diuréticas, ou seja, que estimulam a eliminação de água por meio da urina. Isso é benéfico para quem sofre com retenção de líquido no corpo, uma condição que causa inchaço.

Assim, ao eliminar o excesso de água presente no corpo, a pessoa também pode se livrar do indesejado inchaço.

2. Chá de quebra pedra emagrece?

Na verdade, a bebida pode auxiliar a perda de peso justamente pelo motivo citado no tópico acima. É que o inchaço causado pela retenção hídrica dá a impressão de que o corpo está mais cheio e maior. Logo, sua eliminação dá a aparência de uma silhueta mais fininha.

Além disso, substituir bebidas mais calóricas como refrigerantes, sucos industrializados, cafés cremosos e achocolatados pode trazer uma diminuição na quantidade de calorias consumidas diariamente.

Isso é importante porque para perder peso é necessário queimar uma quantidade maior de calorias do que a quantia calórica que é consumida ao longo do dia.

Obviamente, a bebida não emagrece magicamente. Apesar de favorecer a eliminação de alguns quilos, o objetivo será alcançado somente se o estilo de vida for de qualidade, com uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva e o hábito de praticar atividades físicas regularmente para maximizar o gasto calórico.

Por outro lado, como você verá mais abaixo, o chá de quebra pedra também pode estimular o apetite, algo não tão benéfico para quem deseja perder peso.

3. Saúde dos rins 

O chá de quebra pedra é conhecido por combater o aparecimento de pedras nos rins e as cólicas renais e por limpar e estimular os órgãos.

Entretanto, é importante saber que enquanto alguns médicos acreditam que a bebida auxilia a evitar a formação de cálculos renais, a eficiência de sua utilização para eliminar pedras nos rins ainda não foi comprovada.

4. Saúde do trato digestivo

O chá de quebra pedra pode ser utilizado para auxiliar o tratamento de problemas do trato digestivo como gases, diminuição de apetite, dor de estômago, infecções intestinais, disenterias e prisão de ventre. A planta utilizada no preparo da bebida é capaz de criar um ambiente no intestino desfavorável para as bactérias intestinais.

5. Diminuição da pressão arterial

A quebra pedra é composta por uma substância chamada geraniin. Trata-se de fitoquímico que inibe a enzima conversora da angiotensina (ACE, sigla em inglês), que atua na elevação da pressão arterial.

Além disso, a planta contém outros componentes que inibem uma substância vasoconstritora chamada endotelina-1. Isso é relevante porque um vasoconstritor aperta (constringe) as artérias de modo a fazer com que a pressão arterial cresça.

6. Saúde do coração

Podemos afirmar que a planta beneficia a saúde do coração devido ao fato de que ela trabalha contra a elevação da pressão arterial. Isso porque a pressão arterial alta aumenta as chances de sofrer ataques cardíacos.

7. Contribui com a prevenção de derrames

No mesmo sentido, o chá de quebra pedra auxilia na prevenção de derrames também por atuar na redução da pressão arterial.

8. Ajuda a proteger o organismo contra a toxicidade das bebidas alcoólicas 

Existem pessoas que utilizam a erva antes de sair para beber. O objetivo disso é diminuir a eficiência do álcool em sua ação de danificar as células cerebrais. Acredita-se ainda que o chá de quebra pedra pode auxiliar o fígado a trabalhar de maneira mais eficaz, depois da bebedeira.

9. Alívio a dores

O fitoquímico geraniin também possui um efeito analgésico, diminuindo a dor. Um experimento do ano de 1996 isolou o fitoquímico da planta e concluiu que ele é um analgésico sete vezes mais potente do que substâncias como a aspirina, por exemplo.

10. Saúde do fígado

Uma pesquisa clínica identificou que a quebra pedra tem a habilidade de proteger o fígado, ajudando inclusive a prevenir contra o desenvolvimento de câncer no órgão.

Como fazer chá de quebra pedra 

Ingredientes:

  • 100 g de folhas secas de quebra pedra;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Misturar as folhas e o litro de água dentro de uma panela;
  2. Levar ao fogo e deixar ferver ao longo de aproximadamente 10 minutos;
  3. Desligar o fogo e tampar a panela. Deixar descansar por volta de mais 10 minutos antes de consumir. 

Cuidados com o chá de quebra pedra

A orientação é que crianças, mulheres grávidas e mamães que se encontrem em fase de amamentação de seus bebês evitem o chá de quebra pedra.

A ingestão do chá não deve ser feita por mais de 21 dias contínuos, sob o risco de trazer toxicidade. Caso deseje ou precise usar durante mais tempo, recomenda-se fazer uma pausa de uma semana após os 21 dias, antes de retornar o consumo.

Também não é indicado tomar a bebida em quantidades exageradas. Isso porque ela traz um efeito diurético, o que pode fazer com que o corpo perca muita água, correndo o risco de sofrer uma desidratação, além de promover a eliminação de minerais importantes para o organismo.

Caso esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicamento, verifique com o seu médico se não existem riscos de interação entre o remédio e o chá.

E não confie exclusivamente no chá de quebra pedra para tratar as condições de saúde mencionadas neste artigo. Como explicamos, ele até auxilia, porém, ainda assim você deve consultar um médico de confiança e seguir corretamente as orientações do tratamento indicado por ele.

Você já conhecia os benefícios do chá de quebra pedra para a saúde e boa forma? Tem o costume de tomar este chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (95 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

27 comentários em “10 Benefícios do Chá de Quebra Pedra – Para Que Serve e Dicas”

  1. Como já tinha postado aqui, 100g para um litro d’água é muito, o gosto é intolerável. Um benefício já pesquisado tbm é que o chá de quebra pedra, atua em quem tem problema de catarro nos pulmões, no caso os fumantes ou aqueles casos em que a gripe forte ataca tudo. Não sou fumante mas as pesquisas já apontaram para esse benefício.

    • Eu já alcancei varios beneficios não só para mim como para o meu peludo que esta velho e teve alguns problemas no figado e baço . quebra pedra para nós e benção!!

  2. acho que 100 gramas é exagero para um litro de agua, eu costumo colocar cerca de 20 gramas ele já fica super forte, e tomo de 3 a 4 x ao dia. daí depois de 15 20 dias retomo a usar.

    • Gostaria de saber se o chá de quebra pedra recupera o rim quando está fazendo hemodiálise. Meu pai está com o rim inflamado e está tomando uns remédios pra desinflamar e parar a diálise

      • Bom dia eu tenho espondilote anquilosante e sofro dos rins

        O alimento em jejum que indico a qualquer pessoa com esses problemas

        Goiaba

        Faça a experiência por 15 dias

  3. Para mim foi excelente eliminei dos cálculos renais tomando esse chá. Já faço o uso a muitos anos. Tomo umas duas semanas paro depois reinicio novamente.

  4. Estou tomando chá de quebra pedra e não sinto mais dores e emagreci 2kg creio que foi o Chá minha mãe falou pra tomar que ótimo ajuda bastante é verdade ?

  5. Minha mãe está com pedras nos rins e colica renais estou muito preocupado as vezes é, a sentir dor muito forte vou comprar esse chá e gostaria de saber se chá de quebra pedra em cápsula faz feitor

  6. ANTONIO NAPOLEÃO DA HORA 62 ANOS 20/12/2016 FAÇO USO DO CHÁ DE QUEBRA PEDRA Á MUITOS ANOS QUE ATE PERDIR Á CONTA SINTO-ME MUITO BEM ESTÁ DOS MEUS RINS FIGADO E PANCRE , COMBATE CALCULOS RENAIS E PEDRA NA VESICULA OTIMO PARA O ESTOMAGO COMBATE Á GRASTITE REFLUXO EVITA UCERA DE ESTOMAGO E EXELENTE PARA UMA BOA DIGESTÃO APOS AS 02 REFEIÇÕES ALMOÇO E JANTA TAMBEM E BOM PARA RESACA ALCOLICA . POR ISSO RECOMENDO . PAZ , E BEM.!