10 benefícios do figo – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 01/10/2021

O figo é uma fruta originária da Ásia e do Oriente Médio, porém, atualmente é cultivado em locais com climas temperados ao redor de todo o mundo. Consumido in natura, é uma poderosa fonte de nutrientes importantes para o organismo, como carboidratos, fibras, potássio, manganês, magnésio, cálcio e vitaminas A, B1, B6, C e K.

  Continua Depois da Publicidade  

Os figos frescos são fontes de flavonoides e antioxidantes, tais como caroteno, luteína, taninos, ácido clorogênico, e muitos outros. Os antioxidantes combatem os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e o aparecimento de diversas doenças.

Como essa fruta contém um alto teor de fibras, ela possui excelentes propriedades digestivas que ajudam a promover a melhoria do trânsito intestinal, além de contribuir para o processo de perda de peso.

Veja a seguir os benefícios detalhados dessa fruta incrível.

Benefícios do figo

Figos

Protege o coração

Os figos são uma boa fonte de potássio, que ajuda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo para baixar a pressão arterial. Além disso, esse mineral ainda regula os batimentos cardíacos.

As fibras solúveis presentes no figo reduzem a absorção de gorduras, eliminando o colesterol ruim (LDL) da corrente sanguínea.

Ajuda na perda de peso

O percentual calórico do figo é muito pequeno, além de conter um baixo teor de sódio, evitando assim a retenção de líquidos. Uma porção de 100 gramas desta fruta fornece apenas 74 calorias e não contém gorduras.

  Continua Depois da Publicidade  

O figo é considerado uma boa fonte de fibra dietética e por tal razão aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para a redução da fome e favorecendo o processo de emagrecimento.

Além disso, as fibras são importantes para ajudar a reduzir o índice glicêmico das refeições, evitando variações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, que podem levar ao acúmulo de gordura corporal.

Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue

Diabetes

Você pode se beneficiar das propriedades antidiabéticas, seja através da fruta em si ou por meio das folhas da figueira, a árvore que dá origem ao figo. Isso porque elas são ricas em ácido clorogênico, que é capaz de equilibrar os níveis de insulina no organismo e controlar o nível de açúcar no sangue, tornando-as ideais para a dieta dos diabéticos, bem como das pessoas que precisam de suplementação da insulina.

Além disso, as fibras presentes no figo reduzem a velocidade de absorção dos carboidratos nas refeições, também conhecido como índice glicêmico, evitando assim a ocorrência de picos de insulina no sangue.

Garante o bom funcionamento intestinal

Os figos podem agir positivamente contra constipação intestinal, estimulando assim o funcionamento regular do intestino. As fibras contidas no fruto ajudam a eliminar as toxinas do organismo através do efeito levemente laxativo. Para obter esses benefícios, o recomendado é o consumo diário de 2 porções de figo.

Antioxidantes

Vários estudos já comprovaram que o figo possui diversas propriedades antioxidantes que ajudam a combater a ação dos radicais livres, reduzindo o envelhecimento precoce e o risco de algumas doenças como o câncer. As opções de figos mais escuros contam com maior capacidade antioxidante e concentração de fitonutrientes.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeito anti-inflamatório

Os legumes e verduras são referências para a manutenção da saúde da visão, mas o que poucas pessoas sabem é que ao consumir no mínimo três porções diárias de figo é possível reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade, que é a principal causa de perda de visão em adultos com idade mais avançada.

Os figos possuem alto nível do flavonoide luteolina, que oferece ação anti-inflamatória, ajudando a regular a resposta do sistema imunológico, evitando assim reações exageradas. A Luteolina também possui uma forte capacidade antioxidante que pode neutralizar a ação dos radicais livres.

Previne a anemia

imagem anemia com capsulas

Os figos são ricos em ferro, principal mineral responsável pela produção de glóbulos vermelhos e prevenção de anemias. O consumo desse fruto é especialmente recomendado para mulheres gestantes, pois a quantidade de sangue aumenta em até 50% durante a gravidez, então é necessário uma maior ingestão de ferro para produzir mais hemoglobina.

Fortalece os ossos

O consumo dessa fruta ainda pode favorecer a saúde dos ossos, pois o figo é rico em cálcio e potássio, minerais fundamentais para a prevenção de osteoporose, e ainda contribuem para o aumento da densidade óssea.

Informação nutricional

Consulte a tabela abaixo para análise detalhada de todos os nutrientes contidos no figo in natura, em uma porção de 100 gramas:

  Continua Depois da Publicidade  

ComponentePor 100 g
Calorias74 kcal
Carboidratos 19,2 g
Proteína 0,75 g
Gordura total 0,30 g
Colesterol 0 mg
Fibra Alimentar 2,9 g
Folato 6 µg
Niacina 0,40 mg
Ácido pantotênico 0,30 mg
Piridoxina0,113 mg
Riboflavina 0,050 mg
Tiamina 0,060 mg
Vitamina A 142 IU
Vitamina C2 mg
Vitamina E 0,11 mg
Vitamina K 4,7 µg
Sódio1 mg
Potássio 232 mg
Cálcio 35 mg
Cobre 0,070 mg
Ferro 0,37 mg
Magnésio 17 mg
Manganês 0,128 mg
Selênio 0,2 µg
Zinco 0,15 mg
Caroteno-ß 85 µg
Luteína zeaxantina 9 µg
Fonte: USDA National Nutrient

Você já conhecia todos esses benefícios do figo para a saúde e boa forma? Com que frequência você costuma consumi-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (54 votos, média 4,22)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

35 comentários em “10 benefícios do figo – Para que serve e propriedades”

  1. Fruto de um sabor maravilhoso, meçhor ainda sabendo das propriedades. Gostei muito dp texto. Tenho um pé em meu jardim e estou cultivando outro.

    Responder
  2. Adoro figos, tenho um pé plantado no quintal da minha casa,como sempreno café da manhã, e sempre que passo perto, e também faço o chá com as folhas. Muito bom?.

    Responder
  3. Nós, temos uma grande figueira, tão grande que até estorva para ver uma boa parte do quintal, mas a partir de agora vamos passar a ter uma “linha” delas!

    Haja saúde!

    Responder
  4. Eu moro na Itália ?? e onde eu trabalho tem um pé nos fundos, e eu estou comendo todos os dias em torno de 5 a 10 frutos são doces, boníssimos , por este motivo procurei saber mais sobre o fruto, muito contente com o que li, obrigada

    Responder
  5. Encontrei no Supermercado Pastorinho e cada caixa com 8 está custando 5,90, acho muito caro. Mesmo assim comprei 2 caixas. Adoro, mas não dá para comer sempre.

    Responder
  6. Gostaria de saber como é consumida às folhas de figo, adoro o fruto e saber dos benefícios,.por isso digam como consumir às folhas e seus benefícios .

    Responder
  7. Tenho uma figueira no meu quintal.
    Sempre da o fruto e em muitas ocasiões como-os quando estão maduros. São deliciosos, meu paladar aceita com muita apreciação, porém percebo que nem todos gostam do seu sabor. Para os que apreciam saibam que estão comendo uma flor.

    Responder