10 benefícios do figo – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 01/10/2021

O figo é uma fruta originária da Ásia e do Oriente Médio, porém, atualmente é cultivado em locais com climas temperados ao redor de todo o mundo. Consumido in natura, é uma poderosa fonte de nutrientes importantes para o organismo, como carboidratos, fibras, potássio, manganês, magnésio, cálcio e vitaminas A, B1, B6, C e K.

  Continua Depois da Publicidade  

Os figos frescos são fontes de flavonoides e antioxidantes, tais como caroteno, luteína, taninos, ácido clorogênico, e muitos outros. Os antioxidantes combatem os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e o aparecimento de diversas doenças.

Como essa fruta contém um alto teor de fibras, ela possui excelentes propriedades digestivas que ajudam a promover a melhoria do trânsito intestinal, além de contribuir para o processo de perda de peso.

Veja a seguir os benefícios detalhados dessa fruta incrível.

Benefícios do figo

Figos

Protege o coração

Os figos são uma boa fonte de potássio, que ajuda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo para baixar a pressão arterial. Além disso, esse mineral ainda regula os batimentos cardíacos.

As fibras solúveis presentes no figo reduzem a absorção de gorduras, eliminando o colesterol ruim (LDL) da corrente sanguínea.

Ajuda na perda de peso

O percentual calórico do figo é muito pequeno, além de conter um baixo teor de sódio, evitando assim a retenção de líquidos. Uma porção de 100 gramas desta fruta fornece apenas 74 calorias e não contém gorduras.

  Continua Depois da Publicidade  

O figo é considerado uma boa fonte de fibra dietética e por tal razão aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para a redução da fome e favorecendo o processo de emagrecimento.

Além disso, as fibras são importantes para ajudar a reduzir o índice glicêmico das refeições, evitando variações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, que podem levar ao acúmulo de gordura corporal.

Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue

Diabetes

Você pode se beneficiar das propriedades antidiabéticas, seja através da fruta em si ou por meio das folhas da figueira, a árvore que dá origem ao figo. Isso porque elas são ricas em ácido clorogênico, que é capaz de equilibrar os níveis de insulina no organismo e controlar o nível de açúcar no sangue, tornando-as ideais para a dieta dos diabéticos, bem como das pessoas que precisam de suplementação da insulina.

Além disso, as fibras presentes no figo reduzem a velocidade de absorção dos carboidratos nas refeições, também conhecido como índice glicêmico, evitando assim a ocorrência de picos de insulina no sangue.

Garante o bom funcionamento intestinal

Os figos podem agir positivamente contra constipação intestinal, estimulando assim o funcionamento regular do intestino. As fibras contidas no fruto ajudam a eliminar as toxinas do organismo através do efeito levemente laxativo. Para obter esses benefícios, o recomendado é o consumo diário de 2 porções de figo.

Antioxidantes

Vários estudos já comprovaram que o figo possui diversas propriedades antioxidantes que ajudam a combater a ação dos radicais livres, reduzindo o envelhecimento precoce e o risco de algumas doenças como o câncer. As opções de figos mais escuros contam com maior capacidade antioxidante e concentração de fitonutrientes.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeito anti-inflamatório

Os legumes e verduras são referências para a manutenção da saúde da visão, mas o que poucas pessoas sabem é que ao consumir no mínimo três porções diárias de figo é possível reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade, que é a principal causa de perda de visão em adultos com idade mais avançada.

Os figos possuem alto nível do flavonoide luteolina, que oferece ação anti-inflamatória, ajudando a regular a resposta do sistema imunológico, evitando assim reações exageradas. A Luteolina também possui uma forte capacidade antioxidante que pode neutralizar a ação dos radicais livres.

Previne a anemia

imagem anemia com capsulas

Os figos são ricos em ferro, principal mineral responsável pela produção de glóbulos vermelhos e prevenção de anemias. O consumo desse fruto é especialmente recomendado para mulheres gestantes, pois a quantidade de sangue aumenta em até 50% durante a gravidez, então é necessário uma maior ingestão de ferro para produzir mais hemoglobina.

Fortalece os ossos

O consumo dessa fruta ainda pode favorecer a saúde dos ossos, pois o figo é rico em cálcio e potássio, minerais fundamentais para a prevenção de osteoporose, e ainda contribuem para o aumento da densidade óssea.

Informação nutricional

Consulte a tabela abaixo para análise detalhada de todos os nutrientes contidos no figo in natura, em uma porção de 100 gramas:

  Continua Depois da Publicidade  

ComponentePor 100 g
Calorias74 kcal
Carboidratos 19,2 g
Proteína 0,75 g
Gordura total 0,30 g
Colesterol 0 mg
Fibra Alimentar 2,9 g
Folato 6 µg
Niacina 0,40 mg
Ácido pantotênico 0,30 mg
Piridoxina0,113 mg
Riboflavina 0,050 mg
Tiamina 0,060 mg
Vitamina A 142 IU
Vitamina C2 mg
Vitamina E 0,11 mg
Vitamina K 4,7 µg
Sódio1 mg
Potássio 232 mg
Cálcio 35 mg
Cobre 0,070 mg
Ferro 0,37 mg
Magnésio 17 mg
Manganês 0,128 mg
Selênio 0,2 µg
Zinco 0,15 mg
Caroteno-ß 85 µg
Luteína zeaxantina 9 µg
Fonte: USDA National Nutrient

Você já conhecia todos esses benefícios do figo para a saúde e boa forma? Com que frequência você costuma consumi-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (54 votos, média 4,22)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

35 comentários em “10 benefícios do figo – Para que serve e propriedades”

  1. Boa noite!! Maravilha de fruta!! Por favor, quero saber onde vende em Recife, e quanto custa em média. Também quero saber quem em Recife- PE tem o pé de figo e pode doar um ramo que eu possa plantar, pois preciso muito desse remédio em forma de fruta. O melhor seria nas redondezas do bairro Sancho- Recife- PE, por favor. Que maravilhas aconteçam na vida de todos vocês.

    Responder
    • Sempre que encontro figos maduros e frescos nos supermercados compro, gosto muito. Aqui no Brasil, encontramos figos como: O fruto maduro, enlatados em calda e secos. Gosto de todos, por isso, consumo com frequência. Por ser época dos frutos, o preço por uma caixa com 8 unidades está na faixa de 4,00. Um bom preço.

      Responder
  2. Parabéns pelo artigo.
    A partir de hoje comecei a inserir figo na minha alimentação. Há um pé de figo no quintal de minha casa. Gostaria de saber mais detalhes à respeito do consumo das folhas de figo (Ex.cone-se as folhas de figo como se fosse salada?)

    Responder
  3. Eu não sabia de tanta coisa boa que ele oferece,tenho um pé, e amo comer fresquinho colhido na hora.

    Responder
  4. Obrigado pelas informações! Eu já apreciava esse fruto, mas não conhecia tão a fundo o quanto é importante para o nosso organismo.

    Responder
  5. Adorei a matéria gosto muito de figo só não sabia do consumo das folhas tenho um pé no quintal e divido a produção com os passarinhos.

    Responder
  6. Noutro tempo haviam muitas figueiras em Portugal.Hoje há menos, os espaços de hortas estão a dar lugar às largas construçoões de cimento, ainda há muitas figueiras e eu costumo viajar para o Alentejo porque há mitas figueiras, kms e kms de estradas de figueiras, e piteiras de figos laranja, têm dono mas eu nunca o vi, gostava de pagar.

    Na cidade já não há figueiras, só no mercado é que aparecem mas muito caros, 2 €s e mais.
    Eu quando encontro começo a comer meio kilo todos os dias de manhã.Sinto-me bem com figos.

    Responder
  7. Adoro e como imensos principalmente no verao, pois a minha figueira fica sempre carregadinha. Nao tratamos com pesticidas , é só regar e apreciar os figos. Casca escura e vermelhos por dentro deliciaaa. E sim há mtas figueiras em Portugal nao sei de onde vem a ideia de que na Europa nao da pra ter.

    Responder
  8. Para ter um figo com qualidade você de envolve-lo com um pacote de por pipoca e grampear,removendo em vinco as laterais do fundo para ventilação.
    Da trabalho mais fica bem roxo e saudável uma delicia.
    Para quem desejar posso enviar fotos pois tenho no quintal um pé.

    Responder
  9. encontrei nno restaurante Frango frito uma caixa com 1 duzuia e na festa da Uva em Jundiai fica na ate 5/2/2017.Anhaguera

    Responder
  10. Plantei um pe na minha casa e ja estou colhendo, todo dia como figo .email madelia.souza@gmail.com

    Responder
  11. Gostaria de receber receitas, principalmente em como consumir as folhas, já que o artigo diz que as folhas do figo são comestíveis.

    Responder
  12. Habito na França e tenho duas figueiras no meu jardim, mas detesto o sabor da fruta. Muito doce e enjoativa. Detalhe: elas são sempre verdinhas e nunca vi um figo roxo no pé. Isso é normal?

    Responder
    • Olá Andreia,a coloração da fruta é consequência da quantidade de incidência solar que ela recebe, geralmente o clima europeu é muito frio e com pouco sol (para ser honesto não sabia nem da possibilidade de haver o plantio da fruta em países europeus devido a planta e o fruto serem muito sensíveis, principalmente a altas temperaturas e muitas chuvas, não sei se esse é o clima do lugar onde você mora) e por isso seus figos podem estar saindo um pouco mais verdes.

      Responder
    • Moro em Portugal e tenho figos verdes, figos pingo de mel. Antigamente também havia os figos pretos muito bons que chamavam figos capa rota.

      Responder
  13. Eu só conheço , como amo essa fruta ! Mas infelizmente aqui não dá mais para comer frutas ! Custa muito caro , e figos é raro encontrar, e qdo tem , estão feios e custando os olhos da cara. É uma vergonha os governantes do nosso País.

    Responder
    • Aqui em Leme interior de SP no mercado Super Serv no Centro nesse momento tenho comprado cada bdja por 1,99 … verdade … e de ótima qualidade Comprei já 14 bdjas com 8 figos em cada uma Figos roxos

      Responder