Benefícios do Vinagre Balsâmico – O que é e como usar

Especialista:
atualizado em 09/12/2020

O vinagre balsâmico é bastante popular na gastronomia, estando presente no preparo de molhos, marinadas e diversas outras receitas, por seu sabor ácido levemente adocicado.

Mas, além do sabor único, existem vários benefícios do vinagre balsâmico para a saúde, que podem incluir a redução do colesterol, o estímulo à perda de peso e a melhora da aparência em geral.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto neste artigo vamos falar dos benefícios do vinagre balsâmico e dar dicas de receitas em que ele pode ser utilizado.

Vinagre balsâmico – O que é?

vinagre balsamico
Vinagre balsâmico junto do azeite de oliva

O vinagre balsâmico é um vinagre de cor marrom ou castanho-escuro que é feito a partir do cozimento do suco de uva não fermentado.

Apenas após o cozimento ele é fermentado, em um processo de envelhecimento que vai dar a esse vinagre o seu sabor tão característico.

Alguns vinagres balsâmicos de qualidade superior envelhecem por mais de 100 anos, o que eleva muito o seu preço. Então, em geral, quanto mais caro o vinagre, melhor a sua qualidade.

Benefícios do vinagre balsâmico

Os principais benefícios do vinagre balsâmico para a saúde são os seguintes:

1. Saúde da pele

Os compostos antioxidantes presentes no vinagre balsâmico ajudam a prevenir e amenizar os efeitos dos radicais livres na pele. Assim, o consumo deste alimento pode combater os sinais de envelhecimento precoce da pele, causados pelo estresse oxidativo.

2. Mantem a saúde da flora intestinal

O vinagre balsâmico é considerado um alimento probiótico, rico em micro-organismos benéficos para a flora intestinal.

E estudos mostram que uma flora intestinal saudável, por sua vez, pode auxiliar a prevenir e tratar diversos problemas de saúde, como

  Continua Depois da Publicidade  

  • Problemas inflamatórios, por sua ação no sistema imunológico;
  • Obesidade, uma vez que age na absorção de carboidratos, gorduras e outros nutrientes;
  • Problemas digestivos, pois as bactérias benéficas regulam a absorção de nutrientes e a inflamação local, além de impedir a proliferação de bactérias causadoras de doenças;
  • Diabetes, uma vez que seu papel na regulação da absorção de carboidratos e na inflamação ajudam tanto a reduzir a glicemia quanto a melhorar a resistência à insulina.

3. Diminuição do colesterol

Um dos principais benefícios do vinagre balsâmico, já demonstrados em estudos, é sua ação nos níveis de colesterol no sangue.

Isso acontece porque os polifenóis presentes nesse tipo de vinagre ajudam a inibir a oxidação do colesterol LDL e o acúmulo de gorduras nas artérias.

Além disso, os polifenóis também contribuem para um melhor controle da pressão sanguínea, sendo uma boa opção para pessoas com hipertensão.

Dicas e cuidados

O vinagre balsâmico é considerado seguro para a maioria das pessoas, embora alguns cuidados devam ser tomados:

  • Caso seja ingerido em excesso ou puro, o vinagre balsâmico pode irritar o estômago, o esôfago e a garganta;
  • Também é essencial observar o rótulo do vinagre balsâmico, já que alguns podem conter açúcares adicionados;
  • O vinagre balsâmico deve ser armazenado em um local fresco e escuro, protegido do calor, e não é necessário guardá-lo na geladeira depois de aberto;
  • Ele nunca deve ser aquecido ou usado para cozinhar, já que isso vai acabar com suas propriedades nutricionais diferenciadas.

Como usar o vinagre balsâmico

Há várias maneiras de aproveitar os benefícios do vinagre balsâmico. A forma mais usual é adicionando algumas gotas na finalização de receitas como saladas ou aperitivos, como queijos e frutas frescas.

Além disso, pode-se utiliza-lo no tempero de proteínas como peixes, carnes, ovos e frutos do mar.

Receitas

Salada caprese com vinagre balsâmico
Salada caprese com vinagre balsâmico

Está com dúvidas de como incluir o vinagre balsâmico na sua alimentação? Pensando nisso, selecionamos algumas receitas deliciosas que usam vinagre balsâmico para você testar.

1. Salada caprese

Para preparar uma salada caprese, serão necessários os seguintes ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 200 gramas de queijo mussarela;
  • 3 a 5 tomates grandes;
  • 2 a 3 colheres de sopa de azeite;
  • 2 a 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
  • Sal marinho a gosto;
  • Folhas de manjericão fresco a gosto.

Depois de fatiar os tomates e colocá-los em uma vasilha, adicione por cima o queijo mussarela fresco previamente cortado em fatias finas. Em seguida, adicione o manjericão sobre o tomate e o queijo, e tempere com azeite, vinagre balsâmico e sal marinho.

2. Creme balsâmico

O creme ou glacê balsâmico é uma ótima forma para começar a usar o vinagre balsâmico se você ainda não se acostumou com o seu gosto forte.

O creme é preparado por meio de uma redução do vinagre balsâmico. Para prepará-lo, os ingredientes necessários são:

  • 500 ml de vinagre balsâmico;
  • ½ xícara de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal marinho moído.

Todos os ingredientes acima devem ser misturados em uma panela grande. Misture tudo em fogo médio e deixe que que o líquido formado comece a ferver.

A mistura deve cozinhar até que o líquido reduza para metade do seu volume, ou seja, até obter mais ou menos 250 ml de mistura, momento em que ela estará espessa e bem viscosa. Não esqueça de mexer de vez em quando para o fundo da panela não queimar.

Depois de pronto, espere o creme esfriar para armazená-lo em um recipiente hermético. O creme balsâmico obtido poderá ser utilizado no tempero de saladas, vegetais ou carnes, por exemplo.

3. Molho de mostarda e mel

Esse molho é bastante versátil e pode ser utilizado não só para temperar saladas como também para servir de acompanhamento para aperitivos.

Os ingredientes necessários são:

  • ½ xícara de azeite;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de chá de mostarda;
  • Pitada de sal;
  • Suco de 1 limão;
  • 30 gramas ou ¼ de xícara de vinagre balsâmico.

Todos os ingredientes devem ser misturados vigorosamente em um recipiente até obter uma mistura bem homogênea. Se preferir, use um mixer ou um liquidificador para facilitar a mistura.

Outros ingredientes de sua preferência podem ser adicionados no molho, como a pimenta-do-reino e o alho picado.

4. Vinagrete balsâmico

O vinagrete balsâmico é muito simples de ser preparado, pois não é preciso seguir nenhuma medida exata.

Geralmente, é usada uma relação de 3 partes de azeite para 1 parte de vinagre, mas é possível adicionar mais vinagre se você quiser obter um molho mais azedo ou usar mais azeite se preferir um molho mais encorpado.

Adicione algumas cebolas picadas e 1 colher de sopa de ervas frescas picadas de sua preferência e pronto. Se quiser que o vinagrete fique um pouco mais doce, adicione um pouco de mel ou açúcar mascavo.

O melhor de tudo é que esse vinagrete pode ser armazenado em um recipiente de vidro na geladeira por até uma semana.

Algumas outras receitas com vinagre balsâmico são:

Considerações

Não há motivos para não incluir tal alimento na dieta, já que já foi provado que ele é um alimento seguro para consumo.

Mais pesquisas ainda são necessárias para compreender melhor os benefícios do vinagre balsâmico para a saúde.

Porém, o fato de ele ser pobre em açúcar, apresentar poucas calorias e ser livre de gorduras já são bons argumentos para consumi-lo no dia a dia, desde que tal consumo seja feito com moderação

Fontes e Referências Adicionais

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do vinagre balsâmico? Pretende incluí-lo nas receitas do dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Benefícios do Vinagre Balsâmico – O que é e como usar”