5 benefícios do pilates para coluna

Especialista da área:
atualizado em 09/07/2021

O pilates é um método de exercício criado por Joseph Pilates que busca o desenvolvimento equilibrado do corpo e da mente, fortalecendo a musculatura, melhorando o tônus muscular, além de possibilitar o aumento da flexibilidade corporal e coordenação motora.

  Continua Depois da Publicidade  

Considerada uma atividade de nível de intensidade média, com baixo impacto para a coluna, o pilates é conhecido por proporcionar uma melhoria ao contorno do corpo, além de ajustar a postura e fortalecer a musculatura do centro do corpo, conhecida como a região do core, ainda que também trabalhe os braços e as pernas.

Ademais, vale destacar que essa modalidade visa aliar o desenvolvimento físico a um bem-estar mental para os seus praticantes através de uma série de exercícios que trabalham tanto a concentração, como a respiração, o alongamento e o equilíbrio.

A seguir vamos conhecer mais alguns benefícios do pilates para a coluna.

1. Os músculos do core e a coluna

O processo de consciência corporal aliado ao trabalho da região do core obtido pela prática do pilates, resulta na melhoria da postura e na redução das dores nas costas. Então, para quem tem problemas na região da coluna ou simplesmente pretende preveni-los, essa atividade pode ser uma alternativa bastante aconselhável.

O pilates trabalha o core, que fica na região do abdômen e compreende os músculos abdominais reto e transverso, os músculos da parte inferior e da parte exterior do meio das costas, os músculos oblíquos e até os músculos da parte superior das pernas. E esses músculos são responsáveis por sustentar a coluna e deixá-la alinhada, evitando assim qualquer tipo de lesão.

Vale registrar que, para ter um core forte, que suporte uma coluna saudável, não é necessário possuir um abdômen tanquinho, pois apenas trabalhar os músculos do core para tonificá-los já é suficiente para promover um suporte adequado à coluna.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Alinhamento da coluna

mulher fazendo pilates

Outro benefício do pilates para coluna refere-se ao chamado alinhamento neutro da coluna, que é a manutenção correta da postura por parte do praticante da modalidade.

A técnica do pilates envolve uma sequencia de exercícios focada principalmente nos músculos posturais, que irá auxiliar no melhor alinhamento e estabilidade da coluna

Além disso, o pilates tem o mesmo objetivo da quiropraxia, que é manter a coluna saudável, permitindo que o organismo funcione da maneira correta.

3. Diminuição das chances de lesões

O fato da prática do pilates poder auxiliar o fortalecimento do core e o alinhamento da coluna, permitem reduzir as chances de desenvolvimento de lesões por disfunção ou restrição da articulação.

Por favorecer a estabilidade da coluna, os exercícios realizados no pilates, ainda podem ajudar os alunos que já tenham alguma lesão na coluna, evitando o progresso ou até mesmo o desenvolvimento da patologia, como por exemplo, uma hérnia de disco. Em alguns casos, o pilates pode até reverter os problemas existentes na coluna.

4. Prevenção de dores na coluna

Obter consciência corporal é algo muito importante para as pessoas com dores na coluna, e os exercícios do pilates aumentam a flexibilidade e melhoram a postura, prevenindo algumas dores comuns na região.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Postura

postura pilates

A postura é fundamental para se manter a coluna saudável e sendo assim, essa modalidade de exercício, por favorecer o fortalecimento do core, traz aos participantes uma maior consciência da postura e do corpo, diminuindo o risco de lesões.

E, justamente por promover essa consciência corporal, os praticantes desta atividade física fazem da boa postura um hábito diário.

Cuidados e contraindicações do pilates

Nunca é demais ressaltar que qualquer pessoa que tenha algum problema de saúde, antes de iniciar a prática de uma atividade física, inclusive o pilates, deve consultar um médico para saber se está apto. Sobretudo as pessoas que enfrentam algum tipo de doença cardiovascular, ou sofram com dores na região lombar (lombalgia) ou lesão nos joelhos.

As mulheres grávidas também devem consultar o médico além de informar ao professor de educação física a respeito da prática do pilates, para que os profissionais possam sugerir alguma mudança ou adaptação durante o período gestacional. 

Vale ainda mencionar que é de suma importância que o aluno busque o acompanhamento de um profissional capacitado para atuar como instrutor de pilates, seja para garantir a execução correta dos exercícios, seja para evitar o risco de lesões.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios do pilates para coluna? Tem vontade de experimentar essa modalidade de exercício? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário