10 Dicas Fundamentais de Corrida Para Iniciantes

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

A corrida é um esporte muito utilizado para a perda de peso e pode gerar um grande gasto calórico. Mesmo que você não queira perder peso e queira apenas começar um esporte, a corrida é uma ótima escolha. A seguir, você encontra 10 dicas de corrida para iniciantes, para não errar nesse esporte.

1. Prepare-se

Antes de começar a correr, faça uma visita ao seu médico para se certificar de que você pode começar o exercício sem problemas, como num teste de esforço físico, por exemplo. Depois disso, vá a uma loja de equipamentos esportivos e compre um bom tênis de corrida, de preferência um com absorção de impacto, além de roupas adequadas para o exercício que permitam que seu corpo respire.

2. Divirta-se

É muito importante que você se divirta com seu treino. Quando você faz uma coisa que gosta e na qual se diverte e se sente bem, fica fácil continuar motivado e alcançar sua meta, seja ela perder alguns quilos ou correr uma maratona. Corra com um amigo ou ouça uma música animada enquanto corre. Isso torna a experiência mais agradável e você tem mais motivação para treinar novamente no dia seguinte.

3. Tenha paciência

Se você não está em forma, será muito difícil começar a correr logo de cara. Comece sua corrida para iniciantes por 30 minutos diariamente e vá aumentando a intensidade e velocidade dos seus passos conforme o exercício fica mais fácil. Comece com alguns intervalos no meio da caminhada, e com o tempo, vá deixando-os mais longos, até que você esteja correndo durante os 30 minutos do seu exercício. A partir daí, você também pode começar a aumentar seu tempo de exercício se quiser, ou se fixar nos 30 minutos diários.

4. Entre em um grupo

Dependendo do local onde você vive, pode encontrar grupos de corrida para iniciantes. Isso pode te ajudar a continuar motivado e a alcançar suas metas. É mais difícil desistir de correr por um dia, ou vários, se você tem um amigo ou um grupo de pessoas esperando por você e contando com a sua presença. Você pode procurar grupos de corridas em lojas que vendem equipamentos esportivos ou mesmo em academias. Se não encontrar nenhum onde vive, e conhecer mais pessoas que se interessam pelo esporte, comece seu próprio grupo de corrida para iniciantes e siga em frente com seus novos companheiros.

5. Mantenha um registro da sua corrida

Não precisa ser nada muito complicado, apenas o tempo, distância e velocidade são suficientes. Muitas vezes, você pode não perceber o progresso que está fazendo se não tiver uma forma de registro. Conforme seu corpo fica mais ágil e forte, você começa a não sentir tanta dificuldade para correr a velocidades maiores ou distâncias maiores, e quando você acha que não está progredindo, olhar para o registro e ver até onde você chegou é uma motivação e tanto para continuar correndo.

6. Alimente-se

Certifique-se de sempre ter comido algum coisa cerca de 60 a 90 minutos antes de correr, assim você não corre o risco de ficar com fraqueza e também não se sente pesado enquanto corre. Na refeição antes da corrida, vale comer alguma coisa com mais carboidratos, já que seu corpo irá precisar da energia rápida e disponível do açúcar. Depois de correr, um carboidrato com uma proteína é a melhor opção para repor a energia e a proteína necessária para os músculos.

7. Descanse

Quando você se empolga com a corrida para iniciantes, pode acabar exagerando um pouco. Lembre sempre que seu corpo e seus músculos precisam de descanso, mesmo que sua mente seja capaz de correr por mais vários quilômetros. Se você exagera nos exercícios, pode acabar deixando seus músculos mais fracos, já que eles não têm tempo de se recuperarem, e assim, fica mais fácil que lesões ocorram. E se você está tão empolgado assim com seus exercícios, ficar parado por dias ou semanas por causa de uma lesão é a última coisa que você quer.

8. Incline

Quando você começa a achar o exercício fácil demais, é hora de mudar um pouco as coisas. Aumente a inclinação da esteira ou faça uma rota que passe por algumas ladeiras. Você não precisa correr com a inclinação todos os dias, mas usar esse recurso irá deixar sua corrida para iniciantes mais estimulante, e seu corpo mais forte e mais preparado para momentos em que precisa se esforçar mais. Variar um pouco o exercício ou a rota é uma ótima forma de evitar o tédio.

9. Pense em minutos

Um dos maiores erros numa corrida para iniciantes é pensar em questão de quilômetros e não de tempo. Iniciantes precisam pensar em minutos, não quilômetros. A partir do momento em que você se torna confortável com um exercício e quer aumentá-lo, você pode começar a pensar na distância que planeja correr, mas até lá, o tempo é seu melhor amigo.

10. Hidrate-se

A hidratação é uma das partes mais importantes da corrida. Não importa como o clima está, a hidratação é importante para manter as juntas e ligamentos em sua melhor forma, e é um processo que deve durar o dia todo, não só durante a corrida. Sempre leve uma garrafa de água com você e tome um gole a cada poucos minutos de exercício. Assim você se mantém sempre na sua capacidade máxima para continuar com o exercício.

Com qual frequência você se exercita atualmente? Quais dessas dicas de corrida para iniciantes parecem mais difíceis de adaptar à sua rotina para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário