12 benefícios das nozes pecan – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 13/09/2021

As nozes pecan são frutos que crescem em árvores verdes e exuberantes encontradas principalmente nos Estados Unidos e no México. Ela tem uma casca dura e lisa e com sabor ligeiramente amanteigado.

  Continua Depois da Publicidade  

As nozes pecan são um tipo mais nutritivo ainda do que as nozes comuns. Esse fruto possui diversas propriedades nutricionais, antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser rico em vitaminas e minerais, como cobre, zinco, magnésio e fósforo.

A noz pecan pode ser utilizada para o tratamento e prevenção de diversas condições de saúde, além de ser uma excelente fonte de gorduras saudáveis essenciais à manutenção de processos metabólicos e geração de energia para o organismo.

Confira abaixo os principais benefícios e propriedades das nozes pecan e veja como esse tipo de noz pode tornar as refeições mais nutritivas e saudáveis.

Propriedades das nozes pecan

Nozes pecan
Noz pecan

Devido às suas inúmeras propriedades, as nozes pecan tornam-se um item indispensável na dieta de quem busca uma vida mais saudável. O valor nutricional desse fruto é algo impressionante. Ela apresenta 11 vitaminas essenciais ao organismo humano e apesar de ser rica em gorduras e calorias, ajuda também na manutenção do peso, já que todo seu conteúdo é aproveitado pelo corpo para processos metabólicos e geração de energia.

A noz pecan também apresenta diversos minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Veja a seguir a quantidade de macronutrientes por 100 g de nozes pecan, torradas e sem sal.

ComponentePor porção de 100 g
Energia742 kcal
Carboidrato13,6 g
Proteína9,5 g
Gorduras totais74,3 g
Gorduras saturadas6,28 g
Gorduras monoinsaturadas46 g
Gorduras polinsaturadas20,6 g
Gorduras trans0 g
Fibra alimentar9,4 g
Colesterol0
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Dentre as vitaminas e minerais, essa mesma porção de nozes pecan apresenta 4 mg de manganês, 1,17 mg de cobre, 0,45 mg de tiamina, 132 mg de magnésio, 5,07 mg de zinco, 293 mg de fósforo, 2,8 mg de ferro, 0,19 mg de vitamina B6 e 424 mg de potássio).

  Continua Depois da Publicidade  

No final deste artigo você pode ver a tabela completa com as informações nutricionais da noz pecan.

12 benefícios das nozes pecan

1. Perda de peso

Ao contrário do que se imagina, uma dieta com restrição de gordura não é saudável. A ingestão desse macronutriente é muito importante, pois ajuda a manter a sensação de saciedade.

Gorduras saudáveis como as encontradas nas nozes pecan, por exemplo, diminuem a ação do cortisol, um hormônio vital para a manutenção do peso. Altos níveis desse hormônio no cérebro estão associados a altos níveis de estresse e a um constante desejo de comer.

Além disso, as nozes pecan apresentam mais da metade da quantidade diária recomendada de manganês, que também é útil para a perda de peso. A presença de fibras também pode ajudar no emagrecimento, tanto pela redução da velocidade de absorção dos carboidratos, como pela promoção de saciedade, o que contribui para o menor consumo calórico.

2. Energia

O cobre presente nas nozes pecan participa de mais de 50 reações enzimáticas no metabolismo humano, gerando energia para o corpo através da formação de ATP (adenosina trifosfato). Na produção de ATP, que é a principal fonte de energia metabólica, o corpo também precisa de vitamina B1 ou tiamina, que além de ajudar a aumentar os níveis de energia, também participa da produção de glóbulos vermelhos.

3. Prevenção contra o estresse oxidativo

Mais um dos benefícios das nozes pecan são suas propriedades antioxidantes. Problemas ambientais como a poluição e má alimentação promovem danos oxidativos ao nosso organismo, o que pode resultar em diversas doenças. Assim, a ingestão de substâncias antioxidantes é essencial para tentar reverter ou neutralizar esses possíveis danos, evitando o desenvolvimento de doenças como câncer e doenças cardiovasculares.

  Continua Depois da Publicidade  

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), indicam que a ingestão de nozes pecan aumenta a quantidade de antioxidantes na corrente sanguínea por até 24 horas após o seu consumo, fazendo com que eliminem os radicais livres nesse período. Além disso, pessoas que adotam a noz na dieta têm um risco menor de desenvolver doenças resultantes do estresse oxidativo e uma melhor imunidade.

4. Saúde do coração e diminuição do colesterol

coração saudável

Suas propriedades antioxidantes também são responsáveis por um coração mais saudável, já que o estresse oxidativo tem um impacto direto no funcionamento do sistema cardiovascular.

Além disso, as nozes em geral são conhecidas por reduzir a pressão arterial sistólica em pacientes sem diabetes, o que acaba diminuindo os riscos relacionados à saúde do coração. Estudos da Universidade de Loma Linda também indicam que dietas ricas em noz pecan estão relacionadas com uma redução de lipídios (gordura) presente na corrente sanguínea, diminuindo assim os níveis de colesterol.

Por fim, a tiamina também presente na noz pecan tem um papel importante na melhoria da função cardíaca.

5. Redução da inflamação

Diversas funções do nosso organismo dependem de processos inflamatórios, como a própria defesa do corpo quando há células danificadas que precisam de reparo. Porém, a inflamação crônica não é interessante, já que leva ao desenvolvimento de diversas doenças.

Os processos inflamatórios são bastante complexos, porém os antioxidantes presentes na noz pecan têm um papel fundamental nesta questão. A enzima superóxido dismutase, por exemplo, tem uma função importante na proteção contra o estresse oxidativo, sendo essencial para reduzir o risco de doenças cardíacas e inflamações, como em casos de artrites por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

O manganês presente na noz pecan ajuda essa enzima a funcionar de modo adequado. Além disso, o cobre presente nela também contribui para as propriedades anti-inflamatórias do alimento, principalmente contra a dor e rigidez, condição bem comum em pacientes com artrite.

6. Saúde dos ossos

Em conjunto com outros nutrientes, o manganês, cobre e zinco são usados no tratamento dos sintomas da osteoporose. Estudos mostraram que esses nutrientes representam importantes benefícios das nozes pecan no tratamento de fragilidade óssea (principalmente de mulheres), diminuindo a perda e aumentando a densidade dos ossos.

7. Saúde do cérebro

Muitos dos minerais encontrados na noz pecan contribuem para um bom funcionamento do nosso cérebro. A tiamina, por exemplo, é bastante usada no tratamento de distúrbios cerebrais resultantes de dependência química relacionada ao abuso de álcool.

O cobre também é muito importante para o bom funcionamento do cérebro, já que afeta vias do órgão que envolvem processos hormonais da dopamina e galactose.

As propriedades da noz pecan também previnem danos causados por radicais livres que podem gerar doenças degenerativas como a doença de Parkinson e de Alzheimer. Processos sinápticos do cérebro que envolvem a comunicação entre os neurônios também dependem do manganês, que é um mineral essencial para as reações metabólicas na região e para a sinalização cerebral.

Estudos indicam que a deficiência de manganês pode resultar em problemas de humor e de concentração, dificuldade de aprendizagem, doenças mentais e até em casos de epilepsia.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Tratamento de diabetes

Diabetes

Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas científicas na área, existem indícios que mostram que suplementar a dieta com alimentos ricos em manganês, como as nozes pecan, pode ajudar a administrar os sintomas da diabetes, principalmente do tipo II.

Isso porque níveis altos de manganês no organismo estão relacionados a uma melhor secreção de insulina e uma maior tolerância à glicose, que ajudam a controlar a diabetes e também a prevenir o desenvolvimento da doença.

9. Redução de sintomas da TPM

O manganês encontrado na noz pecan também ajuda na diminuição dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), como variações de humor e cãibras. Em conjunto com o cálcio, o mineral pode potencializar os benefícios e ter um impacto positivo nos sintomas da TPM.

10. Redução da pressão arterial

Relacionada também com a saúde do coração, a diminuição da pressão arterial é um dos importantes benefícios das nozes pecan. A vitamina E presente na noz pecan e sua ação antioxidante ajudam a proteger o coração e a reduzir o risco de hipertensão, e por consequência, diminuir o risco de acidentes vasculares cerebrais e derrames.

11. Saúde da pele e cabelos

Por conter muitos antioxidantes e vitaminas, como a vitamina A, vitamina E e ácido elágico, há benefícios das nozes pecan para saúde da pele, através da prevenção do envelhecimento precoce e a redução do aparecimento de rugas. Além disso, o teor de zinco presente nas nozes pecan é responsável por uma aparência saudável na pele.

Quanto ao cabelo, a noz pecan é amplamente usada em métodos para tratar calvície masculina. O aminoácido L-arginina presente na noz é capaz de aumentar a circulação sanguínea em todo o corpo, fortalecendo também as raízes do cabelo. Além disso, o ferro presente nela evita o desenvolvimento de anemia, que pode causar perda de cabelo.

12. Saúde dos olhos

oftamologista

A vitamina E presente em abundância na noz pecan está associada à redução de problemas de visão. Tal vitamina é essencial para diminuir os riscos relacionados à degeneração macular e ao desenvolvimento de catarata, mantendo assim a saúde ocular.

Ao sentir qualquer sintoma de reação alérgica, interrompa a ingestão da noz pecan e procure ajuda médica. Do contrário, aproveite os inúmeros benefícios das nozes pecan e inclua-as em uma dieta saudável e equilibrada.

Tabela nutricional

Veja a seguir a tabela de nutrientes das nozes pecan, torrada e sem sal, por porção de 100 gramas:

ComponentesPor porção de 100 g
Calorias742 kcal
Carboidrato13,6 g
Proteína9,5 g
Gorduras totais74,3 g
Gorduras saturadas6,28 g
Gorduras monoinsaturadas46 g
Gorduras polinsaturadas20,6 g
Gorduras trans0 g
Fibra alimentar9,4 g
Colesterol0
Cálcio72 mg
Ferro2,8 mg
Sódio1 mg
Magnésio132 mg
Fósforo293 mg
Potássio424 mg
Zinco5,07 mg
Cobre1,17 mg
Selênio4 mcg
Vitamina A (RE)7 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,3 mcg
Tiamina0,45 mcg
Riboflavina0,11 mcg
Niacina1,17 mcg
Vitamina B60,19 mcg
Vitamina C0,7 mcg
Equivalente de folato16 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

O que você achou dos inúmeros benefícios das nozes pecan? Pretende incluir o alimento em sua dieta para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média 4,40)
Loading...
Sobre Dra. Ana Detoie

Dra. Ana Detoie é nutricionista graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Nutrição Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP, Coaching de Mindfulness & Mindful Eating. Para mais informações, entre em contato com ela no seu Instagram.

Deixe um comentário

12 comentários em “12 benefícios das nozes pecan – Para que serve e propriedades”

  1. Achei excelente a materia e gostaria de saber quantas noz pecam pode comer por dia. Obrigada Luciane

    Responder
  2. Pela primeira vez ouvir falar sobre a noz pecan. Entrei neste site e achei a materia , gostei muito. Interessante!

    Responder