Dicas de como fazer o Levantamento Terra perfeito

Especialista da área:
atualizado em 12/12/2020

O levantamento terra é um exercício que trabalha os antebraços, as csotas, os glúteos, os quadríceps e os músculos posteriores da coxa, também conhecidos pelo nome de isquiotibiais.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto incluir a série deste exercício no programa de treinamento traz benefícios como o fortalecimento e aumento dos músculos e o desenvolvimento de força funcional, que pode ser aproveitada nas tarefas do dia a dia.

Entretanto, quem deseja obter as vantagens do levantamento terra deve certificar-se de que conhece bem as técnicas de movimentação do exercício, já que uma execução errada pode causar lesões na região lombar.

Então confira agora algumas dicas de como fazer o levantamento terra da maneira adequada.

desenvolvimento terra passo a passo

A técnica do levantamento terra com barra

  1. Primeiro, posicione a barra no chão, de modo que os seus pés fiquem logo abaixo dela. Mantenha o seu abdômen inferior contraído.
  2. Então, agache e pegue a barra. Os braços devem estar paralelos aos ombros e estendidos na frente das pernas.
  3. Em seguida, flexione os joelhos e desça até que as canelas toquem a barra. Leve os quadris para trás e deixe seu peito e sua cabeça elevados, para garantir que as suas costas fiquem retas.
  4. Antes de levantar a barra, tenha certeza de que suas costas estão retas, não contraia os ombros. Os quadris e joelhos devem estar apontando para a frente formando ângulos de 90º.
  5. Então, inale e segure o ar, então levante a barra, ficando de pé com a ela posicionada contra as suas pernas. Tome cuidado para não jogar o corpo para trás ou deixar os ombros caídos. Durante o movimento você deve olhar para a frente, mantendo a cabeça erguida o tempo todo.
  6. Sustente o corpo por meio dos pés, alinhe os joelhos e leve os quadris para a frente. Não esqueça de manter os ombros para trás enquanto estiver levantado a barra, pois isso ajudará a deixar as suas costas retas.
  7. Empurre os quadris para trás e para baixo na hora de devolver a barra à sua posição inicial, mantendo sempre as costas retas, e dobre os joelhos somente quando a barra chegar à altura deles, para não correr o risco machucá-los.
  8. A barra precisa ficar bem próxima do seu corpo e você deve olhar para a frente durante a descida para diminuir o risco de ficar com as cortas curvadas ao longo do movimento e de se machucar. Espere um segundo e, então, execute a próxima repetição do exercício.
finalização do movimento no levantamento terra

Esta é a finalização do exercício.

O vídeo abaixo mostra com detalhes o passo a passo da execução do levantamento terra:

Dicas de pegada na barra

Existem dois jeitos de segurar a barra, a pegada normal – em que você segura o aparelho com as palmas das duas mãos voltadas para a sua direção – e a pegada mista ou alternada – em que uma palma está virada para o seu lado e a outra não.

pegada tradicional no levantamento terra
pegada invertida no levantamento terra

É importante ter uma pegada forte, apertando bem a barra com as juntas dos dedos e envolvendo os polegares ao redor dela. Assim, você evitará que ela se mova e conseguirá trabalhar melhor os músculos demandados pelo exercício.

Quando tiver dificuldades para segurar a barra, experimente mudar para a pegada alternada, pois ela permite que seus dedos estejam dos dois lados da barra, o que não é possível com a pegada normal.

Na última repetição de sua série de levantamento terra, segure a barra durante cinco a 10 segundos antes de colocá-la no chão, pois esse movimento fará com que você tenha mais facilidade na próxima vez em que for realizar a pegada.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas especiais para os iniciantes

Antes de começar a treinar, faça uma avaliação médica para identificar se realmente está apto a realizar esse tipo de exercício.

Se estiver, busque uma boa academia, com bons professores. Caso contrário, procure outro tipo de treino e não insista para não sofrer as consequências negativas mais tarde.

Além disso, se você nunca fez um levantamento terra, comece aos poucos, com cargas mais leves, até que você domine a execução do movimento. Só quando estiver com mais segurança e experiência, passe para pesos maiores. Isso ajuda a diminuir os riscos de se lesionar.

Enquanto você trabalha com as cargas menores, certifique-se de prestar bastante atenção, no seu posicionamento, forma e postura. Conforme você for acertando a técnica, mais segurança terá na hora de realizar o exercício, e mais rapidamente poderá aumentar os seus pesos.

Ninguém nasce sabendo. Por isso, além de guardar bem as nossas dicas e assistir aos tutoriais de exercícios, tenha o auxílio de um instrutor físico, pois com ele será mais fácil identificar os erros e consertá-los, além de diminuir os riscos de sofrer uma lesão.

Outra sugestão é gravar a seu treino e assistir todas as vezes que terminar a série. Assim, o seu treinador poderá te explicar com maior facilidade o que você fez de errado e o que deve ser mudado.

Se você e o seu personal trainer realmente acham que o levantamento terra é importante para o seu programa de treinamento, não há razão para abandoná-lo se tiver dificuldades na primeira vez que tentou. Portanto, a única maneira de não errar mais é ter paciência, seguir em frente e continuar tentando.

Por falar nisso, veja aqui as dicas de como identificar um bom personal trainer.

  Continua Depois da Publicidade  

Outros tipos de levantamento terra

Além do tradicional levantamento terra com a barra, podem ser usados halteres e uma barra especial chamada trapbar que facilita a sua execução.

Levantamento terra com halteres

levantamento terra com halteres

Para quem ainda tem dificuldade de trabalhar com a barra, uma opção é malhar com o uso de halteres. Nesse caso, valem as mesmas regras e técnicas que o levantamento terra convencional.

Levantamento terra com trapbar

A trapbar é um tipo de barra que deixa o movimento do levantamento mais fácil de ser executado, além de ajudar a deixar a coluna neutra durante a execução.

Isso evita lesões e permite que a pessoa não precise se abaixar tanto como no modo clássico do exercício, já que elas possuem alças levantadas que auxiliam a erguer o peso.

As regras e cuidados que falamos lá em cima ainda valem para trapbar, mas você pode ver com detalhes como fazer essa variação do levantamento terra no vídeo abaixo:

Levantamento terra sumô

O levantamento terra sumô é indicado especialmente para praticantes com restrição de mobilidade ou que têm as costas mais fracas, pois ele não exige tanto da parte de baixo das costas, como acontece com o levantamento terra tradicional.

Os cuidados gerais continuam valendo para esse tipo de levantamento, assim como para todas as variações do levantamento terra.

As principais diferenças desta versão do exercício é que os pés são posicionados a uma distância maior que a largura dos ombros, com os dedos dos pés apontando para fora, e os joelhos ficam menos flexionados, como você pode observar no vídeo a seguir:

Erros a serem evitados

Um erro que pode ser cometido é não descer a barra até o chão. Isso é um equívoco porque quando a pessoa não a levanta a partir do chão, na próxima repetição ele não faz um levantamento terra completo, mas sim parcial.

Além disso, outra coisa que não deve ser feita ao longo do movimento é mexer os ombros, pois quando isso acontece, os riscos de lesão são maiores.

O sapato ideal para o levantamento terra é uma sapatilha ou tênis de sola dura. Também é permitido treinar descalço, o que não pode é usar um calçado de sola compressiva, pois isso pode causar a perda de estabilidade e força.

Por fim, veja a seguir a posição correta dos braços, pés, quadril, cabeça e costas, e os erros mais frequentes.

Braços:

posição dos braços no levantamento terra

Pés:

posição dos pés no levantamento terra

Quadril:

posição do quadril no levantamento terra

Cabeça:

posição da cabeça no levantamento terra

Costas:

posição das costas no levantamento terra

Fonte: Stronglifts

Fontes e Referências Adicionais

Você sente dificuldades em fazer o levantamento terra na academia? Que pontos são mais difíceis para você? Já sentiu alguma lesão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 4,20)
Loading...

Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário