4 Maiores Vencedores do Mr. Olympia

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

O Mr. Olympia é talvez a maior competição de todo o fisiculturismo enquanto modalidade esportiva. O concurso, que foi fundado em 1965 por Joe Wieder, confere em um final de semana o título de Mr. Olympia ao melhor fisiculturista.

Em torno do Mr. Olympia, toma lugar a disputa pelo prestígio máximo no mundo do fisiculturismo: na lista de seus vencedores encontra-se a nata desse esporte. Naturalmente, foi na disputa deste cobiçado título que se desenvolveram também as mais intensas rivalidades entre fisiculturistas. Os seus personagens, tanto os vencedores quanto os vencidos, marcaram a história do fisiculturismo para sempre, de modo que mesmo os vencidos são idolatrados até hoje.

1. Lee Haney

lee-haney4

Lee Haney é um dos recordistas de vitórias no Mr. Olympia. Entre os anos de 1984 e 1991 Lee Haney acumulou oito títulos, de modo que seu nome ficou inesquecivelmente marcado na história do esporte.

Lee Haney ganhou seus primeiro pesos como um presente de seus pais aos 12 anos. Entretanto, o treino de força não faria regularmente parte da vida de Haney até que suas ambições no futebol americano fossem prejudicadas por duas fraturas nas pernas entre os 15 e os 16 anos de idade.

Haney voltou-se aos pesos para recuperar sua força e se surpreendeu com os resultados, de modo que logo o fisiculturismo tornou-se sua paixão. Rapidamente, começou a acumular títulos dos concursos de fisiculturismo de que participava, prenunciando sua longa série de vitórias no Mr. Olympia.

O reinado de Lee Haney permaneceu intacto por oito anos e nunca foi manchado: ao contrário de outros atletas, Haney se aposentou ao atingir o pico de seu desenvolvimento, de modo que deixou o palco do Mr. Olympia sem jamais ser derrotado.

lee-haney

 

Haney vs. Gaspari

https://www.youtube.com/watch?v=Hdm3y1zgeJY

Lee Haney e Gaspari provavelmente não sabiam que, depois de sua convivência como parceiros de treino, encontrariam-se novamente nos palcos do Mr. Olympia. Enquanto Lee Haney era considerado invencível, Gaspari aceitou o desafio de enfrentá-lo e o fez gloriosamente entre 1986 e 1988. Gaspari obteve o segundo lugar em todas essas ocasiões, de modo que as tentativas não obtiveram sucesso.

Entretanto, trata-se de uma rivalidade cordial lembrada até hoje pelo seu papel em elevar o nível do fisiculturismo mundial: os desafios de alto nível que Gaspari apresentava ao campeão Haney obrigava este a apresentar melhores resultados ano após ano. Se não houvesse Rich Gaspari, Lee Haney provavelmente seria campeão da mesma forma, mas o mundo do fisiculturismo estaria bem menos desenvolvido do que está.

2. Ronnie Coleman

Ronnie Coleman

Ronnie Coleman divide com Lee Haney o recorde de vitórias no Mr. Olympia. Ronnie Coleman também venceu o concurso oito vezes, mantendo o título de 1998 até 2005.

Coleman iniciou sua atividade esportiva jogando futebol americano enquanto se graduava em contabilidade. Sua carreira no fisiculturismo começou quando o dono da academia que Coleman frequentava lhe fez uma oferta: Coleman poderia usar a academia gratuitamente pelo resto da sua vida, se permitisse ser treinado para uma competição de fisiculturismo do Texas. Coleman aceitou o acordo, e venceu o torneio derrotando até mesmo seu treinador.

Sua carreira continuou e Coleman passou a competir profissionalmente. Sua chegada ao Mr. Olympia, porém, é considerada até hoje uma surpresa imensa. Ronnie Coleman nunca havia sido considerado como um potencial Mr. Olympia quando, em 1998, se apresentou na competição. Muitos dizem que o desenvolvimento físico atingido por Coleman nesse torneio foi a mais impressionante que já se viu em um Mr. Olympia.

Essa vitória meteórica foi coroada por sete outras, numa sequência que acabou com o fisiculturista competindo para além de seus limites, de modo a ser derrotado nos Mr. Olympia de 2006 e de 2007. Essas derrotas, porém, não retiram o brilhantismo desse atleta que é considerado por muitos o maior fisiculturista de todos os tempos.

Cutler vs. Coleman

https://www.youtube.com/watch?v=0PF9UMZ1IPs

Desde 2001, Coleman foi desafiado por Jay Cutler no Mr. Olympia. Numa competição extremamente acirrada, Coleman venceu a primeira disputa de uma série que se estendeu até 2006, quando Jay Cutler finalmente conseguiu o título. O drama, porém, acabou em 2007, quando pela primeira vez desde 2001 os dois primeiros lugares não foram ocupados por uma combinação de Coleman e Cutler. Trata-se de uma das rivalidades mais próximas e mais longas da história do Mr. Olympia, que marcou o triste fim da longa dinastia Coleman.

3. Arnold Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger se aproxima dos recordistas, tendo em seu glorioso curriculum 7 vitórias do Mr. Olympia. Schwarzenegger é o único dos grandes que não obteve todas as suas vitórias em uma sequência contínua. Depois de vencer o concurso seis vezes e anunciar sua aposentadoria em 1975, Schwarzenegger teve um retorno triunfal e obteve seu sétimo e último título em 1980.

Austríaco nascido em 1947, Arnold Schwarzenegger mudou-se para os Estados Unidos quando tinha 21 anos. Schwarzenegger começou a treinar entre os 14 e os 15 anos, já que há declarações do atleta que contemplam as duas datas. Desde o início Schwarzenegger mostrou-se obstinado, ficando conhecido por invadir a academia em que treinava quando ela estava fechada.

Sua obstinação e o desejo declarado de se tornar o maior fisiculturista do mundo o levou a uma carreira rapidamente ascendente, de modo que Schwarzenegger desafiou o então Mr. Olympia Sergio Oliva em 1969, que ficou com o título nessa ocasião. No ano seguinte, porém, Schwarzenegger venceu Oliva claramente, e se tornou aos 23 anos o mais jovem Mr. Olympia que o mundo já viu – recorde que é orgulhosamente mantido até hoje.

A série de vitórias de Schwarzenegger continuou até 1975, quando após a sua sexta vitória anunciou sua aposentadoria. Na preparação para esse torneio, Schwarzenegger foi acompanhado por cineastas que fizeram um documentário sobre fisiculturismo, de modo a lançar o primeiro passo na carreira cinematográfica de Schwarzenegger.

Em 1980, durante as filmagens de Conan, Schwarzenegger surpreendeu o mundo ao decidir competir mais uma vez. A sua decisão foi mantida em segredo até a última hora, de modo que Schwarzenegger já havia sido até contratado para comentar o evento. Ao obter sua sétima vitória, Schwarzenegger coroou sua carreira com um retorno triunfal e anunciou – dessa vez definitivamente sua aposentadoria.

Desde então, sua carreira como ator e político mantiveram o fisiculturista em notoriedade na mídia. Para os fisiculturista do mundo todo, porém, trata-se de um herói inesquecível.

Schwarzenegger vs. Oliva

sergi vs arnold

A rivalidade entre Sergio Oliva e Arnold Schwarzenegger é histórica pois marcou o período inicial do fisiculturismo como esporte mundialmente praticado. Oliva era um mito quando foi derrotado pelo jovem Schwarzenegger em 1970, e a revanche só foi executada em 1972, quando Schwarzenegger venceu Oliva novamente.

Oliva alegou que o título foi roubado, e a disputa mantém a sua amargura até hoje. Ao mesmo tempo em que Schwarzenegger acumulava seus títulos do Mr. Olympia, Oliva vencia torneios de organizações paralelas e mantinha sua narrativa de injustiça. A história parece ter favorecido Schwarzenegger, mas a disputa aparenta ser tão eterna quanto a fama de seus personagens.

Schwarzenegger vs. Mentzer

mike mentzer

A disputa entre Arnold Schwarzenegger e Mike Mentzer durou apenas um Mr. Olympia. Em 1979, Mentzer havia vencido a categoria peso pesado do Mr. Olympia, e se tornou rapidamente uma referência no mundo do fisiculturismo. O que tornou a disputa tão intensa foi a filosofia de treino de Mike Mentzer, conhecida como Heavy Duty: treinos curtos e intensos.

Mentzer questionava publicamente o conhecido e longo treino de Schwarzenegger que, desafiado em seu próprio reinado, retornou ao palco para derrotar Mentzer. A tensão, que gerou discussões e quase provocou uma luta entre os dois competidores, não acabou quando Schwarzenegger foi declarado campeão com Mentzer quatro lugares atrás: até hoje o resultado é questionado e, mais importante, as duas filosofias de treino ainda são intensamente discutidas.

4. Dorian Yates

Dorian Yates

O estilo de Mike Mentzer teria, porém, o seu campeão em 1992. Adotando o treino curto e intenso de Mentzer, Dorian Yates venceu o Mr. Olympia seis vezes entre 1992 e 1997, de modo a se tornar o quarto maior vencedor de todos os tempos.

Sua carreira terminou sobretudo devido a uma série de lesões, de modo que, apesar de suas vitórias, muitos enxergam em Yates um exemplo negativo dos treinos inspirandos no Heavy Duty de Mentzer. Uma dessas lesões atingiu o tríceps de Dorian Yates logo antes do Mr. Olympia de 1997, que Yates venceu apesar de tudo.

Após sua carreira vitoriosa, Yates se tornou um empresário do ramo do fisiculturismo, e junto com Mike Mentzer e Ray Mentzer fundou a empresa Heavy Duty Incorporated, que continua a promover o estilo de treino que desafiou Arnold Schwarzenegger. Yates é, dessa forma, não só um atleta de sucesso, mas um importante personagem na longa e contínua história do fisiculturismo.

Lista de Vencedores

  • Mr. Olympia I (1965, New York, EUA): Larry Scott
  • Mr. Olympia II (1966, New York, EUA): Larry Scott
  • Mr. Olympia III (1967, New York, EUA): Sergio Oliva
  • Mr. Olympia IV (1968, New York, EUA): Sergio Oliva
  • Mr. Olympia V (1969, New York, EUA): Sergio Oliva
  • Mr. Olympia VI (1970, New York, EUA): Arnold Schwarzenegger
  • Mr. Olympia VII (1971, Paris, França): Arnold Schwarzenegger
  • Mr. Olympia VIII (1972, Essen, Alemanha Ocidental): Arnold Schwarzenegger
  • Mr. Olympia IX (1973, New York, EUA): Arnold Schwarzenegger
  • Mr. Olympia X (1974, New York, EUA): Arnold Schwarzenegger
  • Mr. Olympia XI (1975, Pretória, África do Sul): Arnold Schwarzenegger
  • Mr. Olympia XII (1976, Columbus, EUA): Franco Columbu
  • Mr. Olympia XIII (1977, Columbus, EUA): Frank Zane
  • Mr. Olympia XIV (1978, Columbus, EUA): Frank Zane
  • Mr. Olympia XV (1979, Columbus, EUA): Frank Zane
  • Mr. Olympia XVI (1980, Sydney, Austrália): Arnold Schwarzenegger
  • Mr. Olympia XVII (1981, Columbus, EUA): Franco Columbu
  • Mr. Olympia XVIII (1982, Londres, Inglaterra): Chris Dickerson
  • Mr. Olympia XIX (1983, Munique, Alemanha Ocidental): Samir Bannout
  • Mr. Olympia XX (1984, New York, EUA): Lee Haney
  • Mr. Olympia XXI (1985, Bruxelas, Bélgica): Lee Haney
  • Mr. Olympia XXII (1986, Columbus, Ohio, EUA): Lee Haney
  • Mr. Olympia XXIII (1987, Gothenburg, Suécia): Lee Haney
  • Mr. Olympia XXIV (1988, Los Angeles, EUA): Lee Haney
  • Mr. Olympia XXV (1989, Rimini, Itália): Lee Haney
  • Mr. Olympia XXVI (1990, Chicago, EUA): Lee Haney
  • Mr. Olympia XXVII (1991, Orlando, EUA): Lee Haney
  • Mr. Olympia XXVIII (1992, Helsinki, Finlândia): Dorian Yates
  • Mr. Olympia XXIX (1993, Atlanta, EUA): Dorian Yates
  • Mr. Olympia XXX (1994, Atlanta, EUA): Dorian Yates
  • Mr. Olympia XXXI (1995, Atlanta, EUA): Dorian Yates
  • Mr. Olympia XXXII (1996, Chicago, EUA): Dorian Yates
  • Mr. Olympia XXXIII (1997, Los Angeles, EUA): Dorian Yates
  • Mr. Olympia XXXIV (1998, New York, EUA): Ronnie Coleman
  • Mr. Olympia XXXV (1999, Las Vegas, EUA): Ronnie Coleman
  • Mr. Olympia XXXVI (2000, Las Vegas, EUA): Ronnie Coleman
  • Mr. Olympia XXXVII (2001, Las Vegas, EUA): Ronnie Coleman
  • Mr. Olympia XXXVIII (2002, Las Vegas, EUA): Ronnie Coleman
  • Mr. Olympia XXXIX (2003, Las Vegas, EUA): Ronnie Coleman
  • Mr. Olympia XL (2004, Las Vegas, EUA): Ronnie Coleman
  • Mr. Olympia XLI (2005, Las Vegas, EUA): Ronnie Coleman
  • Mr. Olympia XLII(2006, Las Vegas, EUA): Jay Cutler
  • Mr. Olympia XLIII (2007, Las Vegas, EUA): Jay Cutler
  • Mr. Olympia XLIV (2008, Las Vegas, EUA): Dexter Jackson
  • Mr. Olympia XLV (2009, Las Vegas, EUA): Jay Cutler
  • Mr. Olympia XLVI (2010, Las Vegas, EUA): Jay Cutler
  • Mr. Olympia XLVII (2011, Las Vegas, EUA): Phil Heath
  • Mr. Olympia XLVIII (2012, Las Vegas, EUA): Phil Heath
  • Mr. Olympia XLIX (2013, Las Vegas, EUA): Phil Heath
  • Mr. Olympia XLX (2014, Las Vegas, EUA): Phil Heath

Qual é o seu fisiculturista favorito, independente do maior número de títulos do Mr. Olympia? Você gosta de acompanhar essas competições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

3 comentários em “4 Maiores Vencedores do Mr. Olympia”

  1. Para mim, um dos maiores fisioculturistas de todos foi o Nasser el Sombaty, falecido em 2013. O cara era um monstro e deveria ter vencido o Olympia de 1997