5 Benefícios do Leite de Banana – Como Fazer, Como Usar e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/02/2020

Veja quais são os benefícios do leite de banana, como fazer esse leite vegetal em casa, como usar na sua dieta e mais dicas de consumo.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos leites vegetais feitos à base de oleaginosas, de aveia e até de tubérculos como o inhame. Confira inclusive como fazer o leite de inhame e como fazer leite de aveia.

Mas você sabia que também dá para fazer um leite vegetal com a banana? Que tal conhecer alguns benefícios do leite de banana e aprender como fazer a bebida?

5 benefícios do leite de banana

1. Alternativa para quem não consome produtos de origem animal

Estamos falando daqueles que seguem um estilo de vida vegano, no qual o consumo do leite de vaca ou outro animal não entra. Leites vegetais como o leite de banana podem servir como uma alternativa na hora de preparar receitas que tradicionalmente levam o leite convencional.

2. Opção para quem tem problemas de saúde que impedem a ingestão do leite

Quem sofre com condições como a intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca também pode aproveitar os leites vegetais como a banana para preparar e consumir receitas que requerem o uso do leite tradicional em sua preparação.

Mas atenção: conforme você verá no final deste artigo, os leites vegetais não são considerados substitutos do leite de vaca a partir de um ponto de vista nutricional.

Portanto, para quem não pode ou não quer tomar este ou outro leite de origem animal, vale a pena contar com o acompanhamento de um nutricionista para saber como complementar a dieta, de modo que não prejudique o fornecimento de nutrientes ao organismo.

3. Fonte de potássio

Mais um dos benefícios do leite de banana é servir como fonte de potássio para o organismo. Vale lembrar que a banana costuma ser destacada como um dos alimentos que fornecem o potássio para a nossa dieta.

Esse mineral é necessário ao organismo para a construção de proteínas, o controle do equilíbrio ácido-base do corpo, a decomposição e o uso de carboidratos, a formação de músculos, a manutenção de um crescimento corporal normal e o controle da atividade elétrica do coração.

Além disso, o potássio auxilia os nervos a funcionarem, contribui com a contração muscular e colabora com a movimentação de nutrientes para dentro das células e com o envio de resíduos para fora das células.

4. Fonte de energia

O leite de banana também contém substâncias como frutose, glicose e sacarose que fornecem um aporte energético para as células do organismo.

5. Fonte de ferro

O fato da banana ser fonte de ferro é um dos benefícios do leite de banana. Entretanto, a quantidade de ferro encontrada nas bananas é considerada pequena.

De qualquer forma, vale a pena saber que o mineral é necessário para a produção da hemoglobina e da mioglobina, proteínas que atuam no transporte do oxigênio.

O ferro também faz parte de diversas outras proteínas e enzimas do organismo e a deficiência no nutriente pode resultar no desenvolvimento de um quadro de anemia.

Como fazer – Receitas de leite de banana

Receita 1

Ingredientes:

  • 1 banana em rodelas congelada – preferencialmente que tenha acabado de amadurecer pois usar uma banana madura demais pode resultar em um leite de gosto muito forte;
  • 240 ml de água
  • 1 pitada de sal
  • ¼ de colher de chá de canela em pó (opcional para incrementar, se tiver alguma restrição ao uso da especiaria ou já tiver passado mal ao consumi-la não utilize).

Modo de preparo:

Colocar a banana em rodelas, a água, a pitada de sal e a canela em pó no liquidificador. Bater muito bem até adquirir um líquido espumoso. Servir-se imediatamente.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 banana prata, nanica, maçã ou ouro (a de sua preferência);
  • 1 xícara de água;
  • Gotinhas de essência de baunilha (opcional, caso queira incrementar).

Modo de preparo:

Juntar a banana e a água no liquidificador e bater até adquirir um líquido espumoso; Passar para um copo, adicionar as gotinhas de essência de baunilha, se desejar, e misturar com o auxílio de uma colher. Servir-se imediatamente – a receita rende somente um copo.

Como usar o leite de banana?

A bebida pode ser consumida pura ou empregada em receitas de vitaminas, milk-shakes, bolos e outros tipos de doce, por exemplo. O leite de banana também pode ser combinado com frutas, aveia e chia.

Cuidados

O consumo do leite de banana deve ser imediato.

A bebida pode acelerar o ritmo intestinal em algumas pessoas e deve ser consumida moderadamente por aqueles que seguem uma dieta com restrição na ingestão de carboidratos.

Há diferenças entre o perfil nutricional dos leites vegetais e do leite de vaca

É importante saber que um leite vegetal não fornece necessariamente os mesmos nutrientes que o leite de vaca. Portanto, quem troca o segundo pelo primeiro precisa complementar as refeições com outras fontes alimentares que contenham os nutrientes que ficarem faltando.

Até existem algumas versões de leites vegetais comerciais/industrializados que são enriquecidas com nutrientes. Entretanto, quando preparamos a bebida em casa à base de um ingrediente que não tem os mesmos nutrientes que o leite convencional, é óbvio que haverá a ausência desses compostos.

Por exemplo, o tipo e a quantidade de proteínas encontradas no leite de vaca e nos leites vegetais são diferentes.

Nutricionalmente, os leites vegetais não são equivalentes ou substitutos do leite de vaca, pois possuem composição diferente, com menos proteína. Ou seja, é preciso reorganizar a dieta para equilibrar a ingestão com outras fontes de proteína vegetal ou animal ao longo do dia.

Com isso, se você resolveu trocar o leite de vaca por um leite vegetal, é aconselhável que procure a ajuda de um nutricionista para saber quais outros alimentos deve incluir nas refeições de modo que forneça ao seu organismo os nutrientes que estão presentes no leite de vaca e ausentes no leite vegetal escolhido por você.

Antes de fazer substituições ou mudanças radicais na dieta, é aconselhável buscar a orientação do médico ou do nutricionista.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do leite de banana? Pretende fazer para aproveitá-los e experimentar essa bebida diferente? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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