Especialista da Área:

Como Fazer Leite de Inhame – Receitas e Dicas

🕐 18/02/2020

Aprenda como fazer leite de inhame para utilizar em receitas no dia a dia caso você seja vegetariano ou vegano ou até mesmo intolerante à lactose.

Conhecido como um tubérculo, o inhame cozido ou assado serve como fonte de uma série de nutrientes importantes para a nossa dieta: carboidratos, fibras, ferro, potássio, magnésio, manganês, fósforo, cobre, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6 e vitamina C. Aproveite e conheça todos os benefícios do inhame.

Mas como você costuma consumir o seu inhame no dia a dia? Quais receitas com inhame você costuma preparar? Frito, cozido, assado, na forma de purê ou em receitas de bolinhos salgados, tortas, sopas e bolos?

Qualquer que seja a sua resposta, abaixo você vai aprender um novo tipo de receita para utilizar o tubérculo na cozinha. Vamos mostrar como fazer leite de inhame.

E engana-se aqueles que pensam que saber como fazer leite de inhame caseiro pode ser útil somente para quem está buscando uma alimentação vegana e não ingere produtos de origem animal ou para as pessoas que não podem tomar o tradicional leite de vaca por sofrerem com problemas de saúde como a intolerância à lactose ou a alergia à proteína do leite.

Na realidade, a inclusão da bebida na dieta pode auxiliar a dar uma diversificada na alimentação de qualquer pessoa.

Receitas – Como fazer leite de inhame

Confira na lista a seguir alguns métodos que nos ensinam como fazer leite de inhame:

Receita 1

Ingredientes:

  • 2 inhames médios (300 g ou 1 xícara bem cheia);
  • 3 xícaras ou 750 ml de água morna para preparar o leite
  • Água – em uma quantidade suficiente para deixar de molho.

Modo de preparo:

Descascar o inhame, lavar e cortá-lo no formato de cubos grandes; Colocar os cubos dentro de um recipiente, cobrir com água e deixar de molho durante oito a 12 horas.

Coar e levar o inhame ao liquidificador. Acrescentar a água morna e bater durante aproximadamente três minutos; Então, coar novamente com o auxílio de uma peneira fina ou de um coador de pano. Servir-se e armazenar o restante do leite de inhame dentro de um recipiente de vidro bem fechadinho e esterilizado na geladeira durante até três dias.

O resíduo obtido na preparação do leite de inhame pode ser utilizado para fazer bolos e cookies.

Receita 2

Ingredientes:

  • 2 inhames (aproximadamente 250 g);
  • 3 xícaras de água filtrada;
  • Água para cozinhar os inhames.

Modo de preparo:

Remover a casca do inhame, lavar bem o vegetal e picá-lo no formato de cubos; Encher uma panela com água, adicionar os cubos de inhame e levar ao fogo para cozinhar até ficar macio. Descartar a água do cozimento e passar o inhame para o liquidificador. Acrescentar as três xícaras de água filtrada e bater até obter uma substância líquida.

Coar com o auxílio de um pano fino ou de um coador de café reservado exclusivamente para a preparação deste leite de inhame. Então, servir-se e armazenar o restante do leite em um recipiente de vidro bem fechadinho e esterilizado durante até três ou quatro dias na geladeira.

Como o inhame é composto por um antinutriente que interfere na absorção de nutrientes, a sugestão é não arriscar e fazer o leite vegetal de inhame com o tubérculo cozido, fazendo o descarte da água utilizada em seu cozimento.

Receita 3

Ingredientes:

  • 1 inhame;
  • Bastante água para cozinhar o inhame;
  • 2 copos de água.

Modo de preparo:

Encher uma panela com água e levar o inhame descascado, lavado e cortado ao fogo para cozinhar. Recomenda-se deixar a panela destampada para que os antinutrientes sejam perdidos no vapor; Uma vez que o inhame estiver cozido, escorrer e descartar a água do cozimento.

Então, levar o tubérculo ao liquidificador, acrescentar os dois copos de água e bater; Sem coar, servir-se e armazenar o que sobrar do leite de inhame na geladeira dentro de um recipiente de vidro bem fechado e esterilizado durante dois dias.

Receita 4

Ingredientes:

  • 4 inhames médios descascados, lavados e picados no formato de cubos;
  • 1 litro de água para filtrada para deixar o inhame de molho;
  • 1 litro de água filtrada para bater o leite de inhame;
  • Água para cozinhar o inhame.

Modo de preparo:

Colocar os inhames picados em cubos em uma tigela, adicionar um litro de água e deixar de molho ao longo de oito a 12 horas; Então, escorrer os cubos de inhame em uma peneira, descartar a água e lavá-los na água corrente.

Em uma panela, levar o inhame ao fogo acompanhado de uma quantidade de água suficiente para cobrir o vegetal por completo. Desligar o fogo quando começar a ferver. Escorrer o inhame com o auxílio de uma peneira.

Lavar novamente o inhame na água corrente para resfria-lo abruptamente, o que ajuda a eliminar boa parte do seu ácido oxálico (substância que já foi apontada como um antinutriente).

Terminado esse processo, bater o tubérculo com o outro litro de água filtrada no liquidificador durante quatro minutos em velocidade máxima; Depois, coar com o auxílio de um pano de prato limpo, espremendo bem. Servir-se e armazenar o restante do leite de inhame em um recipiente de vidro bem fechadinho e esterilizado, que poderá permanecer guardado na geladeira por até três a quatro dias.

Como usar o leite de inhame?

O leite de inhame pode ser batido com frutas na forma de vitaminas ou shakes, além de ser utilizado em preparações culinárias como pães, bolos, tortas, purês e sopas.

Veja algumas receitas de vitamina de inhame para emagrecer.

Contraindicações do leite de inhame

A bebida não deve ser consumida por pessoas que têm sensibilidade ao ácido oxálico, que sofrem com problemas renais como pedras nos rins ou insuficiência renal, que têm osteoporose ou osteopenia, crianças, idosos, gestantes, mulheres que amamentam, desnutridos e por quem é suscetível a doenças carenciais como a anemia ferropriva (por deficiência de ferro).

Em casos de alergia, a introdução ao leite de inhame deverá ser feita sob a orientação de um nutricionista.

Nutricionalmente, os leites vegetais não substituem o de vaca

É importante saber que um leite vegetal não fornece necessariamente os mesmos nutrientes que o leite de vaca. Portanto, quem troca o segundo pelo primeiro precisa complementar as refeições com outras fontes alimentares que contenham os nutrientes que ficarem faltando.

Até existem algumas versões de leites vegetais comerciais/industrializados que são enriquecidas com nutrientes. Entretanto, quando aprendemos como fazer leite de inhame em casa à base de um ingrediente que não tem os mesmos nutrientes que o leite convencional, é óbvio que haverá a ausência desses compostos.

Por exemplo, o tipo e a quantidade de proteínas encontradas no leite de vaca e nos leites vegetais são diferentes.

“Nutricionalmente”, os leites vegetais não são equivalentes ou substitutos do leite de vaca, pois possuem composição diferente, com menos proteína e maior quantidade de gorduras (ao menos em alguns casos). Ou seja, é preciso reorganizar a dieta para equilibrar a ingestão com outras fontes de proteína vegetal ou animal ao longo do dia.

Com isso, se você resolveu trocar o leite de vaca por um leite vegetal, é aconselhável que procure a ajuda de um nutricionista para saber quais alimentos deve incluir nas refeições de modo que forneça ao seu organismo os nutrientes que estão presentes no leite de vaca e ausentes no leite vegetal escolhido por você.

Antes de fazer substituições ou mudanças radicais na dieta, é aconselhável buscar a orientação do médico ou do nutricionista.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia como fazer leite de inhame? Pretende fazer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

Deixe um comentário