5 dicas incríveis para facilitar a sua perda de peso

Especialista:
atualizado em 13/01/2021

Quem já se aventurou em um processo de emagrecimento sabe como perder peso não é algo simples. Afinal, não há um método instantâneo e milagroso. É preciso ter persistência, paciência e dedicação para colher os bons frutos na balança.

No entanto, existem algumas estratégias que ajudam e até tornam mais fácil o processo de emagrecimento. São mudanças simples que podemos fazer no dia a dia, como as dicas incríveis de perda de peso que vamos conhecer a seguir:

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1. Tirar uma foto do prato antes de comer

É isso mesmo: logo após montar o prato, pegue o seu celular e tire uma foto do prato, antes de comer. A estratégia é uma espécie de diário alimentar feito por meio de imagens.

Aliás, o diário alimentar, em que se escreve tudo o que comeu no dia é uma tática de emagrecimento. Mas alguns estudos já observaram que pessoas que tiram foto do prato tendem a seguir melhor a dieta e a sabotar menos do que quem apenas anota as refeições.

Fazer isso ajuda a prestar mais atenção no que se come, pois permite analisar o que pode estar fazendo de errado ou como pode estar exagerando e controlar melhor a alimentação.

Além disso, registrar os acertos nas refeições pode dar uma motivação extra para o processo de emagrecimento.

2. Escovar os dentes após as refeições

Escovar os dentes

Ao mesmo tempo em que é essencial para uma boa higiene e saúde bucal, escovar os dentes depois de comer pode contribuir com o processo de perda de peso porque muda o sabor na boca.

Sabe aquele gostinho da pasta de dente que fica logo após a escovação? Então, caso coma algo logo depois de escovar os dentes, o sabor do alimento não será o mesmo e a vontade de comer mais poderá diminuir.

Isso sem contar que dá uma preguiça comer logo depois de escovar os dentes, não é mesmo? Afinal, será necessário escovar os dentes de novo após comer essa segunda vez.

3. Comer em pratos menores

Além disso, guardar os alimentos em potinhos menores dentro da geladeira. Isso porque quando você enche um prato grande com comida ou coloca um doce dentro de um recipiente grande, a tendência que você coma mais será muito maior.

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Já ao usar um prato menor, em que não cabe um exagero de comida, ou dividir o doce em potinhos individuais pequenos para usar um por vez, fica mais fácil controlar o tamanho das porções e a quantidade de comida que consumirá.

Afinal, todo aquele alimento não estará disponível bem na sua frente; haverá apenas uma porção menor, suficiente e moderada para aquele momento.

É claro que para que isso resulte em benefícios é preciso não repetir o prato ou doce e montar a refeição com alimentos saudáveis. Para isso, existem várias versões de sobremesa light para emagrecer!

4. Consumir probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que promovem benefícios para a saúde. Eles ajudam a colonizar o intestino com bactérias do bem.

Alguns estudos já apontaram que pessoas com sobrepeso e obesidade apresentam disbiose intestinal (desequilíbrio na flora bacteriana intestinal, que reduz a absorção de nutrientes), com um maior crescimento de bactérias que fazem mal e menos bactérias do bem.

Essa disbiose ou desequilíbrio na flora intestinal pode favorecer o ganho de peso. Portanto, vale a pena incluir alimentos probióticos na dieta, como kefir, iogurtes com probióticos e alimentos fermentados como repolho fermentado (chucrute).

5. Dormir bem

Dormindo

O ideal é dormir pelo menos oito horas por noite e ter um sono de boa qualidade, sem ficar acordando no meio da noite. Dormir bem melhora a secreção hormonal e ajuda a evitar ficar fazendo lanchinhos ao longo do dia.

Um estudo de 2004 apontou que a restrição do sono aumenta a grelina e reduz a leptina. Outra pesquisa do mesmo ano envolveu 1,024 mil adultos e observou que o sono curto teve uma ligação com maiores níveis de grelina e menores níveis de leptina.

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A leptina diminui o apetite, portanto, quando seus níveis estão altos, o corpo sente-se com saciedade. Por sua vez, a grelina pode estimular o apetite, já que é responsável pela sensação de fome.

Essas mudanças nos níveis do hormônios podem deixar uma pessoa mais faminta ao longo do dia. Pior: há risco de ficar mais propenso a comer em excesso, o que pode levar ao ganho de peso.

Aliás, alguns estudos já apontaram que pessoas que dormem mal e dormem pouco podem ter 55% mais chances de ganhar peso do que quem dorme bem. Conheça truques para dormir melhor.

A nossa nutricionista também fala sobre as cinco dicas especiais para perder peso com mais facilidade no vídeo a seguir:

Fontes e Referências Adicionais

Já conhecia essas dicas? Já testou e teve bom resultado com algum delas? Então, conte para nós nos comentários!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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