Yoga antes de dormir – Benefícios e melhores posições

Especialista da área:
atualizado em 05/07/2021

Você provavelmente já ouviu falar da prática da yoga, que tem origem indiana e mais de cinco mil anos de história. Possivelmente, você também já se perguntou se fazer yoga antes de dormir pode ser uma boa ideia. Então, vamos aprender sobre isso hoje?

  Continua Depois da Publicidade  

Sobre a yoga

Praticante - Yoga antes de dormir

Antes de falarmos sobre os exercícios de yoga antes de dormir, vamos conhecer a prática um pouquinho melhor?

Pois bem, ela envolve técnicas de respiração, posturas físicas, meditação ou relaxamento. Ao mesmo tempo, se baseia em posições que prometem promover a melhoria do controle da mente e do corpo, além de reforçar o bem-estar.

Caso você não seja um praticante, é bem possível que conheça pelo menos uma pessoa que faz ou já fez yoga. Isso porque uma estimativa de 2011 da Associação Brasileira de Ioga apontou que a atividade era praticada por 500 mil pessoas em nosso país. 

Atualmente, a yoga se espalhou pelo mundo e se tornou um tipo popular de exercício físico e meditação, que alguns adeptos do mundo fitness praticam.

A yoga já foi associada a benefícios como o fortalecimento da musculatura, o aumento da percepção corporal, o auxílio ao emagrecimento, a melhoria da autoestima e a diminuição do estresse. 

A yoga antes de dormir

Praticar yoga para dormir ou antes de dormir, com todas as suas posturas relaxantes e a sua natureza meditativa, pode fazer uma diferença positiva em relação ao sono. 

  Continua Depois da Publicidade  

Acredita-se que a atividade pode funcionar como uma boa alternativa para diminuir os níveis de estresse antes de ir para a cama.

Outro argumento é que existem movimentos da prática que podem auxiliar a relaxar o corpo e a mente. O que é um tanto quanto útil para a hora de dormir, não é mesmo?

Mas atenção! Não é todo tipo de yoga que beneficia a qualidade do sono.

Um treino vigoroso pode ajudar a amenizar o estresse, mas, se for feito muito próximo da hora de dormir, você pode ter alguma dificuldade para pegar no sono. Ou seja, alguns estilos de yoga podem ser considerados vigorosos e devem ser evitados antes da hora de dormir.

Por outro lado, praticar algumas poucas posturas suaves, que induzem o relaxamento, acompanhando-as de respiração profunda, pode contribuir para que o praticante fique pronto para ter uma boa noite de sono. 

Posições indicadas para a yoga antes de dormir

Balasana - Yoga antes de dormir

A lista de posições da yoga mencionadas como úteis para fazer na hora de dormir inclui:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Supta Baddha Konasana (postura da deusa reclinada).
  • Viparita Karani (postura da ação invertida).
  • Supta Matsyendrasana (postura de torção da coluna deitada).
  • Paschimottanasana (postura da pinça).
  • Balasana (postura da criança).
  • Ananda balasana (postura do bebê feliz).
  • Savasana (postura do cadáver).
  • Viparita Karani (postura da ação invertida/postura com as pernas na parede).
  • Padmasana (posição de lótus) com respiração profunda.
  • Virasana (postura do herói).
  • Uttanasana (postura do alongamento intenso).
  • Marjaryasana e Bitilasana (postura gato-vaca).
  • Halasana (postura do arado) com uma variação para focar-se mais na respiração abdominal profunda.

Atenção 

Se você testar as poses de yoga antes de dormir e outras estratégias para melhorar o sono, mas continuar tendo problemas para pegar no sono ou dormir o tanto de horas que precisa, procure o auxílio médico.

Assim, será possível verificar se o problema não tem relação com algum hábito, doença ou condição de saúde, que requer outras mudanças ou tratamentos para ser solucionado ou controlado. 

Cuidados com a yoga antes de dormir ou em outros momentos

A yoga é uma atividade de baixo impacto, desde que conte com a orientação de um instrutor bem treinado. 

Portanto, é fundamental que você pratique a yoga em qualquer horário do seu dia com a presença do profissional. E, é claro: sempre obedecendo às recomendações do instrutor.

Além disso, é aconselhável conversar com o médico antes de começar, para garantir que realmente pode fazer yoga antes de dormir ou em outros momentos sem maiores problemas e para saber se é preciso fazer algum tipo de adaptação nas poses ou evitar algumas delas.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso é especialmente necessário para as gestantes e as pessoas que sofrem com algum problema de saúde contínuo como hipertensão arterial, glaucoma ou ciática (dor no nervo ciático), por exemplo.

Aliás, essas pessoas são algumas das que podem precisar de alterações nas suas poses de yoga ou até mesmo evitar algumas posições para que não tenham maiores problemas.

Os iniciantes na atividade também devem evitar poses extremas e técnicas complicadas. Por exemplo: a posição em que a pessoa fica sobre a cabeça, a posição de lótus ou as respirações mais fortes ou agressivas.

Não só eles…

Caso se machuque ou se lesione durante uma sessão de yoga, avise rapidamente o seu instrutor e procure prontamente o auxílio médico, mesmo que não imagine que a situação é tão grave assim.

Adicionalmente, ao usar a yoga para auxiliar um problema de saúde, jamais substitua todo um tratamento médico apenas pela prática e nunca adie a procura pelo médico para diagnosticar uma dor ou outro sintoma.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

Anda precisando dormir melhor? Então, fuja dos alimentos que podem estar atrapalhando o seu sono! A nossa nutricionista apresenta alguns deles no vídeo abaixo:

Você faz yoga antes de dormir? Em que horário pratica a atividade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário