Clusivol Engorda Mesmo?

Especialista:
atualizado em 22/05/2019

Clusivol é um polivitamínico com minerais, para uso adulto e/ou pediátrico, indicado para o tratamento de problemas relacionados à carência alimentar, seja ela proveniente de má alimentação, doenças, períodos de convalescença, gravidez, etc.

Como sabemos, as vitaminas são fundamentais para a manutenção da saúde, inclusive, algumas delas abrem o apetite, e isso gera uma dúvida: Clusivol engorda mesmo?

Para que serve Clusivol?

  • Reforçar o sistema imunológico;
  • Falta de apetite;
  • Fraqueza;
  • Prevenir raquitismo, que se caracteriza pela falta de vitamina D;
  • Nos casos de desnutrição, pois Clusivol engorda mesmo;
  • Para prevenir cegueira noturna, provocada pela deficiência de vitamina A;
  • Estados de convalescença ou no pós-cirúrgico;
  • Esgotamento físico e mental;
  • Reposição de vitaminas do complexo B para os vegetarianos.

Clusivol engorda mesmo? Verdade ou mito?

As vitaminas, propriamente ditas, são isentas de calorias, e consequentemente não serão metabolizadas pelo nosso organismo se transformando em gordura. Isso é fato!

Mas, a questão persiste: por que algumas pessoas, ao tomarem vitaminas, começam a engordar?

A resposta é que alguns polivitamínicos possuem substâncias orexígenas, que atuam na área cerebral responsável pelo controle do apetite. Dessa forma, o indivíduo passa a comer mais e acaba engordando.

Portanto, não podemos afirmar que Clusivol engorda mesmo, mas, que assim como outros polivitamínicos, Clusivol pode constribuir para o aumento do apetite e suas consequências.

Algum risco na superdosagem?

Claro que sim! Tudo que extrapola um limite trará riscos. Algumas vitaminas, em excesso, poderão aumentar a toxicidade no organismo e sobrecarregar alguns órgãos.

Clusivol melhora o desempenho nos esportes? 

É sabido, através dos resultados de exames laboratoriais, que os atletas profissionais perdem muitos minerais e vitaminas, devido ao grande desgaste físico exigido pelos treinamentos. Entretanto, praticantes de esporte também poderão precisar de um reforço vitamínico e o Clusivol poderá trazer mais energia a esses esportistas amadores. Os componentes ajudarão o corpo a render mais durante os treinos.

Outro fator a ser considerado é que a alimentação dos atletas, muitas vezes, é rica em carboidratos para lhes trazer energia, porém, nem sempre há o consumo ideal de legumes, frutas e verduras. Por esse motivo, é importante a reposição.

Efeitos colaterais

Vitaminas são importantes, mas isso não as isenta de ocasionarem efeitos colaterais.

Em alguns casos, o indivíduo poderá sentir dores de estômago, prisão de ventre e diarreia. Geralmente, costumam ser temporários, porém, caso persistam, suspenda a medicação e informe seu médico.

Outro efeito secundário relatado em pesquisas está relacionado às reações alérgicas. Elas costumam se manifestar por erupções cutâneas, comichão, inchaço na face ou língua, tonturas, dificuldade para respirar, edema de glote.

Casos especiais

  • A apresentação líquida de Clusivol poderá conter açúcar, portanto, os diabéticos precisarão ficar atentos;
  • Esse medicamento passará para o leite, ao ser ingerido por mulheres em fase de aleitamento. Consulte seu médico se isso trará benefícios ao bebê.

Composição do Clusivol

Cada 10 ml, ou seja, 1 copo medida que acompanha o produto, fornece:

– Vitaminas

As vitaminas participam de todas as etapas de nossa vida, sendo fundamentais para o crescimento, construção e manutenção de nosso corpo.

Precisamos de vitaminas para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, para oxigenar nossas células, para a saúde de nossa pele e para garantir o bom funcionamento de nosso metabolismo.

  • Palmitato de retinol (vitamina A) 2.500 UI;
  • Colecalciferol (vitamina D3) 200 UI;
  • Ácido ascórbico (vitamina C) 32,50 mg;
  • Cianocobalamina (vitamina B12) 3,00 mcg;
  • Cloridrato de tiamina (vitamina B1) 0,75 mg;
  • Riboflavina (como riboflavina 5-fosfato de sódio) (vitamina B2) 0,85 mg;
  • Cloridrato de piridoxina (vitamina B6) 1,00 mg;
  • Nicotinamida 10,00 mg; Dexpantenol (d-pantenol) 6,00 mg;
  • Inositol 5,00 mg.

– Aminoácidos 

Os aminoácidos estão presentes na estrutura das proteínas. Para que se tenha uma ideia de sua importância, os aminoácidos são essenciais à produção de centenas de proteínas e enzimas.

Precisamos de aminoácidos para manter saudáveis todos os tecidos de nosso organismo.

  • Cloridrato de L-lisina 25,00 mg;
  • Colina (como tartarato ácido de colina) 5,00 mg.

– Sais minerais

Importantes na formação de nossos ossos, regulam as enzimas, atuam no equilíbrio osmótico, estão presentes na composição de algumas moléculas.

O nosso organismo não produz minerais, razão pela qual eles deverão ser consumidos através dos alimentos. Quando esse consumo for insuficiente, será necessária a complementação. 

  • Ferro (como gluconato ferroso) 3,00 mg;
  • Cálcio (como lactato de cálcio e hipofosfito de cálcio) 40,00 mg;
  • Fósforo (como hipofosfito de cálcio) 30,00 mg;
  • lodo (como iodeto de potássio) 75,00 mcg;
  • Potássio (como gluconato de potássio) 2,50 mg;
  • Manganês (como gluconato de manganês) 0,52 mg;
  • Zinco (como lactato de zinco) 0,50 mg;
  • Magnésio (como gluconato de magnésio) 3,00 mg.

Uso desnecessário de vitaminas

Algumas pessoas fazem uso de vitaminas sem necessidade. Por serem vendidas sem receita médica, muitas vezes, são ingeridas indiscriminadamente.

Pessoas bem nutridas, saudáveis, dificilmente precisarão de reposição através de polivitamínicos. A maior parte das vitaminas, minerais e nutrientes poderão ser obtidos através de uma alimentação rica e balanceada. Se tomado desta forma discriminada por quem não tem necessidade, o Clusivol engorda mesmo.

Avisos importantes

Algumas marcas de multivitamínicos poderão conter ferro em sua formulação, por esse motivo, é importante mantê-los longe do alcance de crianças. Overdoses acidentais são uma das principais causas de envenenamento em crianças menores de 6 anos de idade.

Não tome nenhum tipo de medicamento, mesmo vitaminas, sem orientação médica.

Você acredita ser uma dessas pessoas que têm necessidade de tomar multivitamínicos? Algum conhecido já tomou e afirma que Clusivol engorda mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (63 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

6 comentários em “Clusivol Engorda Mesmo?”

  1. Olá, bom dia, meu nome é Rosanne, tenho 27 anos e gostaria de saber se posso tomar clusivol, sendo que tenho alergia ao leite. Tenho 1,63 e estou com apenas 46 kl. Tenho pouco apetite e gostaria de engordar. Desde já agradeço a atenção. Aguardo sua resposta.