6 Melhores Frutas para o Fígado

Especialista:
atualizado em 26/05/2020

Conheça quais são as melhores frutas para o fígado que podem te ajudar a tratar a gordura no fígado e outro problemas no órgão.

O fígado é um dos maiores e mais importantes órgãos do corpo humano e não é à toa que ele é conhecido como o “guardião do corpo”.

Isso porque ele absorve e filtra tudo o que você come ou bebe fazendo um processo de filtragem que retém todos os nutrientes que o corpo precisa e descartando os resíduos, toxinas e substâncias excessivas que o corpo não precisa ou que podem prejudicá-lo.

Além de ser o principal órgão de desintoxicação, o fígado desempenha muitas outras funções, incluindo metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas, equilibrar hormônios e auxiliar na digestão. Veja um resumo das funções do fígado e por que ele é tão importante.

Há várias causas para a gordura no fígado, bem como outras condições, porém, também existe maneiras de fazer uma limpeza natural neste órgão através de alimentos e chás que ajudam a trata gordura no fígado, bem como o consumo de algumas frutas que listamos a seguir.

Devido à crescente presença de toxinas no ambiente, mais do que nunca é importante cuidar desse órgão vital.

Por que o fígado é tão importante?

O fígado é um órgão que interfere em várias funções diferentes, incluindo desintoxicação, estabilidade dos níveis de açúcar no sangue, formação de cetonas e regulação dos níveis de hormônios.

Em particular, um fígado que funciona lentamente é uma das maiores razões pelas quais as pessoas têm problemas com o hormônio tireoidiano, pois no fígado o T4 inativo é convertido no hormônio tireoidiano ativo T3.

Muitas pessoas pensam que armazenamos toxinas no fígado, mas isso não é tecnicamente verdade.

Na realidade, as pessoas desativam e convertem as toxinas em uma forma que elas podem ser excretadas através da urina, suor, respiração e fezes graças ao fígado.

O único momento em que as toxinas são armazenadas ao redor do fígado é na condição patológica chamada de gordura no fígado, em que a pessoa acumula gordura ao redor do órgão e essa gordura é um armazenamento de toxinas.

Um fígado saudável é vital para a boa saúde e aqui você verá quais frutas você deve incluir em sua dieta para mantê-lo saudável.

Melhores frutas para o fígado

1. Abacate

O abacate está entre as melhores frutas para o fígado porque é rico em fibras e apresenta um teor de gordura saudável.

Além disso, ele produz um composto chamado de glutationa que auxilia na remoção das toxinas prejudiciais do corpo.

O abacate também é excelente para a saúde do coração, por isso, adicioná-lo em sua dieta será uma ótima opção para manter a saúde em dia e prevenir vários outros problemas.

2. Toranja

Esta fruta cítrica é rica em vitamina C e outros antioxidantes que são conhecidos por proteger o fígado e ajudar a reduzir a inflamação e evitar danos às células.

Os dois principais antioxidantes encontrados na toranja são a naringenina e a naringina.

Um estudo japonês realizado em 2004 testou os efeitos do suco de toranja em ratos e descobriu que ele suprime os danos ao DNA do fígado.

Sabe-se que os efeitos protetores da toranja ocorrem de duas maneiras: protegendo as células e reduzindo a inflamação.

Estudos também mostraram que esses antioxidantes podem reduzir o desenvolvimento de fibrose hepática, uma condição prejudicial na qual o excesso de tecido conjuntivo se acumula no fígado, o que geralmente resulta em inflamação crônica.

Além disso, durante o estudo, os camundongos receberam uma dieta rica em gordura e a naringenina diminuiu a quantidade de gordura no fígado e aumentou o número de enzimas necessárias para queimá-la.

Esse resultado demonstra que essa substância pode ajudar a impedir a acumulação do excesso de gordura.

Também foi demonstrado que em ratos a naringina melhora a capacidade de metabolizar o álcool e neutralizar alguns dos efeitos negativos das bebidas alcoólicas.

3. Uvas

Pesquisadores do Departamento do Centro de Pesquisa Aplicada a Drogas da Universidade de Ciências Médicas Tabriz, no Irã, descobriram que o extrato das sementes de uva melhorou a função hepática em pacientes que sofrem de doença hepática gordurosa não alcoólica.

Estudos realizados em animais e humanos pelos Departamentos de Biociências e Patologia da Universidade Federal de São Paulo indicam que tanto as uvas como os extratos de suas sementes protegem o fígado de danos, aumentam os níveis de antioxidantes e combatem a inflamação.

O estudo publicado no World Journal of Gastroenterology relata que as uvas, seu suco e as sementes são ricos em antioxidantes que podem ajudar o fígado, reduzindo a inflamação e prevenindo danos.

Comer essas frutas inteiras e com sementes é uma maneira simples de adicionar esses compostos à sua dieta e aproveitar todos os benefícios da uva para a saúde.

Um suplemento de extrato de semente de uva também pode fornecer antioxidantes.

4. Limões e limas

Essas frutas cítricas são ricas em vitamina C e uma publicação na revista acadêmica Plants Consumption and Liver Health sugere que elas podem reduzir os danos no fígado e por isso são consideradas boas frutas para o fígado.

Isso principalmente porque a vitamina C apresenta reação enzimática com efeito nas doenças hepáticas como hepatite viral e cirrose hepática.

É altamente recomendável que essas frutas cítricas sejam consumidas pela manhã para estimular o fígado.

5. Pera espinhosa

O suco e a carne da pera espinhosa, também conhecida como opuntia, fruta de palma ou figo do diabo, que é um tipo de cacto comestível, são comumente usados ​​na medicina tradicional para tratar doenças hepáticas, fadiga e úlceras.

Um estudo realizado em 2004 com 55 pessoas descobriu que o extrato desta planta reduzia os sintomas da ressaca.

Os participantes experimentaram menos náusea, boca seca e falta de apetite e tinham metade da probabilidade de sofrer uma ressaca severa se consumissem o extrato desta fruta antes de beber bebidas alcoólicas.

O estudo concluiu que esses efeitos se deram devido a uma redução da inflamação, que geralmente ocorre após o consumo de álcool.

Outro estudo realizado em ratos descobriu que consumir extrato de pera espinhosa ajudou a normalizar os níveis de enzima e colesterol quando consumido ao mesmo tempo que um pesticida conhecido por ser prejudicial ao fígado.

Um estudo mais recente em ratos procurou determinar a eficácia do suco de pera espinhosa em vez de seu extrato no combate aos efeitos negativos do álcool.

Este estudo descobriu que o suco diminuiu a quantidade de danos oxidativos e lesões no fígado após o consumo de bebidas alcoólicas e ajudou a manter os níveis de inflamação e antioxidantes estáveis ​.

6. Mirtilos e oxicoco

Essas frutas pequenas e suculentas são boas frutas para o fígado porque apresentam um alto teor de antioxidantes, como por exemplo os polifenóis e antocianinas, que são vitais na proteção do fígado contra danos.

Um resumo publicado no World Journal of Gastroenterology indica que, ao incluir mirtilos em sua dieta, você pode ajudar a aumentar as enzimas antioxidantes e a resposta das células imunes.

Vários estudos em animais demonstraram que tanto essas frutas inteiras como seus extratos ou sucos podem ajudar a manter o fígado saudável.

O consumo dessas frutas por 3 a 4 semanas protegeu o fígado de danos e particularmente os mirtilos ajudaram a aumentar a resposta das células imunes e as enzimas antioxidantes.

Outro experimento constatou que os tipos de antioxidantes encontrados comumente nas bagas retardavam o desenvolvimento de lesões, fibrose e o desenvolvimento de tecido cicatricial no fígado de ratos.

Além disso, foi demonstrado em estudos com tubos de ensaio que o extrato de mirtilo inibe o crescimento das células de câncer de fígado em humanos. No entanto, são necessários mais estudos para determinar se esse efeito pode ser replicado no corpo humano.

Esse estudo sugere que consumir essas frutas regularmente também pode ajudar a estimular o sistema imunológico.

Conclusão

O seu fígado é um órgão muito importante e com muitas funções essenciais, por isso, você sempre deve protegê-lo.

Adicionar as melhores frutas para o fígado mencionadas acima em sua dieta é uma maneira eficaz e extremamente saudável de cuidar não apenas do seu fígado, mas de vários outros aspectos da sua saúde.

Além disso, elas são consideradas boas frutas para gordura no fígado devido às propriedades que auxiliam no tratamento desta condição de saúde.

Como se não bastasse, elas também ajudam a diminuir o risco de câncer, elevam os níveis de enzimas antioxidantes e desintoxicantes, oferecem proteção contra toxinas prejudiciais, além de combater várias outras doenças hepáticas.

A incorporação desses alimentos em sua dieta é uma forma natural e saudável de manter o fígado funcionando da melhor maneira possível.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia quais eram as melhores frutas para o fígado? Pretende incluir em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco se formou em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico - cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. É diretor médico do Instituto de Transplantes. Tem vasta experiência na área de Medicina, com ênfase em Transplante hepático, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia,e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

Deixe um comentário