6 Benefícios da Fruta de Palma – Para Que Serve e Propriedades

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atualizado em 05/02/2020

A fruta de palma – Opuntia ficus-indica (L.) Mill – é originária do México, mas também pode ser encontrada no Brasil, especialmente no Nordeste e em pequena escala em São Paulo, além de ser cultivado em outras localidades com Chile, Espanha, Itália e África.

Conhecida ainda pelos nomes de figo-da-índia e tuna, ela pode ser consumida in natura ou utilizada na preparação de receitas como sucos, geleias, compotas e licores destilados.

É importante chamar atenção para que não confunda a fruta de palma com o óleo de palma, que é feito a partir de outra planta, o dendezeiro.

Dona de uma coloração que pode ser amarelo-esverdeado, laranja, vermelha ou púrpura, a fruta de palma apresenta um peso médio que vai de 150 g a 240 g, possui muita polpa e contém uma casca fina. Veja seus benefícios abaixo.

Para que serve – 6 benefícios da fruta de palma

Chegou a hora de conhecermos algumas vantagens e utilidades que já foram associadas à fruta de palma. Dê uma conferida na lista a seguir:

1. As propriedades da fruta de palma

É possível encontrar nutrientes importantes para o funcionamento do organismo humano na composição do alimento como: carboidratos, fibras, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, cromo, vitamina A, vitamina B1 e vitamina B2.

O estudo “Características Físicas e Físico-químicas de Frutos da Palma Forrageira (Opuntia fícus india L. Mill) Cultivados no Nordeste”, de autoria de Valtânia Xavier Nunes, Sarah Nadja Araújo Fonseca, Núbia Xavier Nunes, Mariana Oliveira de Jesus, Juceliandy Mendes da Silva, Eliene Almeida Paraizo e Gisele Polete Mizobutsi, informou que o figo-da-índia também é considerado uma fonte rica em vitamina C.

2. Fonte de fibras

O fato da fruta de palma servir como fonte de fibras vegetal para a alimentação merece destaque porque o nutriente contribui com o processo de digestão, auxilia na prevenção contra a prisão de ventre e faz com que o corpo fique saciado mais rapidamente, o que pode colaborar com uma dieta focada na diminuição do peso corporal.

Entretanto, é importante saber que é recomendando acrescentar as fibras aos poucos nas refeições: aumentar a ingestão do nutriente de maneira muito veloz pode provocar problemas como gases, inchaço e cólicas, advertiu o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

3. Fonte de vitamina C

Já mencionamos acima que um estudo sobre os frutos da palma apontou que eles são ricos em vitamina C – pois isso é uma baita vantagem, que não pode deixar de ser mencionada.

Mas quais as funções do nutriente no nosso organismo? Bem, ele é classificado como um antioxidante, ao mesmo tempo em que é importante para o tecido conjuntivo contribui com o processo de cura/cicatrização.

Como se não bastasse, a vitamina C colabora com a absorção de ferro, ainda exerce um papel na promoção de um sistema imunológico saudável, é necessária para o crescimento e desenvolvimento adequado do corpo e atua na reparação e manutenção da cartilagem, dos ossos e dos dentes.

Ela também produz uma proteína que é empregada na formação dos tendões, dos ligamentos, dos vasos sanguíneos e da pele. As informações são do MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

4. Fonte de vitamina A

A pesquisa “Características Físicas e Físico-químicas de Frutos da Palma Forrageira (Opuntia fícus india L. Mill) Cultivados no Nordeste”, de autoria de Valtânia Xavier Nunes, Sarah Nadja Araújo Fonseca, Núbia Xavier Nunes, Mariana Oliveira de Jesus, Juceliandy Mendes da Silva, Eliene Almeida Paraizo e Gisele Polete Mizobutsi, também apresentou a fruta de palma como um alimento rico em vitamina A.

Essa informação merece ser ressaltada porque o nutriente auxilia a formação e a manutenção dos dentes, dos tecidos moles e das membranas mucosas, conforme informações do MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

A vitamina A também é bastante importante para os olhos: ela produz os pigmentos na retina e promove a boa visão, especialmente em luz baixa, completou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, que assinalou ainda que o nutriente pode ser importante para a reprodução e para a amamentação.

O MedlinePlus também relatou que a vitamina A é classificada como um antioxidante e que ela exerce uma função em relação às funções celulares e ao sistema imunológico no organismo humano.

5. Fonte de potássio

Outra substância necessária ao organismo que já foi apontada como encontrada na composição da fruta de palma é o potássio.

O que temos aqui é um mineral necessário para a construção de proteínas, o controle do equilíbrio ácido-base do corpo, a decomposição e o uso de carboidratos, a formação de músculos, a manutenção de um crescimento corporal normal e o controle da atividade elétrica do coração.

O nutriente ainda auxilia os nervos a funcionarem, contribui com a contração muscular e colabora com a movimentação de nutrientes para dentro das células e com o envio de resíduos para fora das células.

6. Magnésio

Servir como fonte de magnésio é outra característica do figo-da-índia que merece destaque porque o mineral é requisitado para mais de 300 reações bioquímicas no organismo, auxilia em relação à normalidade da função nervosa e da função muscular, apoia a saúde do sistema imunológico, ajuda os ossos a permanecerem fortes e mantém os batimentos cardíacos estáveis.

O nutriente ainda é conhecido por contribuir com a regulação dos níveis de glicose e colaborar na produção de energia e proteínas. As informações são do MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios da fruta de palma? Pretende experimentar essa fruta e incluir em sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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