7 Benefícios do Suco de Cranberry – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Alguns pesquisadores já constataram benefícios do suco de cranberry para prevenir infecções e até mesmo para retardar ou diminuir a gravidade de doenças crônicas. O suco também pode evitar danos oxidativos que costumam ocorrer com o passar do tempo devido à ação dos famosos radicais livres.

No entanto, o consumo frequente de suco de cranberry pode criar alguns problemas temporários como o refluxo ácido devido à sua acidez e, em algumas pessoas, a bebida pode deixar um gosto ruim na boca que pode eventualmente irritar os lábios e as gengivas.

Apesar desses eventuais problemas, o suco de cranberry parece ser bastante seguro e benéfico para a saúde. Neste artigo, as propriedades e os benefícios do suco de cranberry serão abordados para que você entenda todas as vantagens que a bebida pode oferecer à sua saúde.

Cranberry

A cranberry é uma fruta nativa da América do Norte que pertence à família Ericaceae e que cresce em pântanos. Quando maduras, as frutas flutuam na água e podem ser colhidas. O fato de ficarem na superfície da água faz com que elas sejam mais expostas à luz solar, o que aumenta o valor nutricional do fruto.

É sempre melhor comer as frutas inteiras do que o suco feito delas porque a fruta sempre apresenta mais nutrientes. Mas também há muitos benefícios do suco de cranberry para a saúde.

Segundo dados nutricionais obtidos do United States Department of Agriculture (USDA), o suco de cranberry é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais.

Ele apresenta nutrientes como vitamina C, ácido salicílico, vitamina E (alfa-tocoferol), vitamina A, vitamina K, folato e vitaminas do complexo B como a tiamina (vitamina B1), a riboflavina (vitamina B2), a niacina (vitamina B3), a piridoxina (vitamina B6). O suco de cranberry também contém quantidades significativas de minerais como o cálcio, o ferro, o magnésio, o potássio e o fósforo.

Para que serve

Além de ser extremamente nutritivo e benéfico para a saúde em geral, o suco de cranberry serve para prevenir e tratar diversos problemas de saúde que incluem infecções bacterianas ou virais.

O suco também é bom para a saúde do coração, para regular a digestão, para tratar problemas urinários, estomacais e no fígado e para prevenir e combater sinais de envelhecimento precoce.

Propriedades

O cranberry apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam a proteger a saúde contra os radicais livres, contra inflamações e contra bactérias nocivas.

O fruto se destaca pelo seu alto teor de antioxidantes que é muito maior que o de outros frutos e vegetais conhecidos por seus efeitos antioxidantes como a maçã, o espinafre e o brócolis, por exemplo.

Benefícios do Suco de Cranberry

Os principais benefícios do suco de cranberry são os seguintes:

1. Combate ao envelhecimento precoce e a doenças causadas por radicais livres

Conforme envelhecemos, ocorre um acúmulo de radicais livres no organismo que podem causar diversos danos oxidativos. Esses danos causados pelos radicais livres podem contribuir para o desenvolvimento de várias doenças crônicas como a diabetes e as doenças cardíacas além de poder causar problemas digestivos, problemas no trato urinário e câncer. Um estudo de 2007 publicado na revista The Journal of Nutrition mostra que o cranberry pode ajudar a prevenir o câncer através do consumo frequente da fruta.

Como o suco de cranberry é rico em antioxidantes, o consumo da bebida pode auxiliar no combate aos radicais livres, que além de causar algumas doenças, podem deixar a pele com aspecto envelhecido precocemente. O surgimento de rugas e marcas de expressão precocemente tem a ver com a presença de radicais livres no organismo.

Uma pesquisa publicada em 2011 no periódico científico Food Research International atesta que substâncias antioxidantes presentes no cranberry são especialmente benéficas pois o seu efeito antioxidante é melhor em valores baixos de pH. Já que o suco de cranberry é levemente ácido, os benefícios antioxidantes são potencializados.

2. Saúde do coração

A fruta cranberry apresenta compostos conhecidos como polifenóis que podem ajudar a fortalecer a saúde do coração. A presença de fitonutrientes na composição do fruto faz com que o suco de cranberry tenha propriedades anti-inflamatórias que são importantes para proteger o coração.

A inflamação pode prejudicar e destruir os vasos sanguíneos ao longo do tempo e vasos danificados podem acumular mais placa, causando condições de saúde como a aterosclerose. Assim, o efeito anti-inflamatório promove benefícios do suco de cranberry para proteger o coração não só da aterosclerose como também de diversas doenças cardíacas.

Uma pesquisa publicada em 2011 no periódico Nutrition Research realizado com mulheres diagnosticadas com síndrome metabólica mostra que o suco de cranberry aumentou a quantidade de antioxidantes no plasma sanguíneo. Além disso, as pessoas que ingeriram o suco de cranberry também apresentaram uma menor quantidade de colesterol do tipo LDL, o colesterol “ruim”, chamado de lipoproteína de baixa densidade.

Outro estudo também de 2011 publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o suco de cranberry pode melhorar a saúde de pacientes com doença arterial coronariana. De acordo com o estudo, a velocidade média da onda de pulso da artéria carótida-femoral – uma forma de medir a rigidez das artérias – diminuiu entre as pessoas que beberam o suco.

3. Prevenção de infecções

Algumas substâncias que compõem a cranberry podem ajudar no combate a micro-organismos como vírus e bactérias.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2011 na revista científica Food Control, os cranberries inibem o crescimento de 7 micróbios bacterianos.

Já um estudo de 2010 publicado no periódico Food Microbiology indica que o cranberry pode combater vírus como o norovírus, que é um dos principais micro-organismos responsáveis por doenças transmitidas por alimentos contaminados.

Entretanto, os autores de ambos os estudos afirmam que mais pesquisas ainda são necessárias para atestar esses benefícios do suco de cranberry.

4. Saúde digestiva

Várias evidências científicas indicam que os compostos fitoquímicos encontrados no cranberry desempenham um papel muito importante na saúde digestiva.

Um estudo de 2018 publicado no periódico Journal of the Science of Food and Agriculture mostrou que o cranberry pode inibir o crescimento e a multiplicação de bactérias como a Helicobacter pylori (H. pylori), por exemplo, beneficiando o processo digestivo. Além disso, controlar a quantidade dessa bactéria no estômago é importante pois, quando um alto número de bactérias H. pylori é observado, podem ser formadas úlceras estomacais.

Além disso, os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios encontrados no cranberry podem proteger o organismo contra o desenvolvimento de câncer de cólon.

5. Tratamento e prevenção de infecção no trato urinário

As propriedades bactericidas do suco de cranberry podem ajudar a reduzir a incidências de infecções no trato urinário. Ao menos é o que diz um estudo de 2017 conduzido em camundongos e publicado no periódico científico Frontiers in Microbiology.

Os cientistas acreditam que a redução da incidência da infecção urinária tem a ver com o efeito antibacteriano da fruta que reduz a colonização de bactérias do tipo Escherichia coli na bexiga, que é uma das bactérias mais comumente responsáveis por esse tipo de infecção.

Outro estudo de 2016 publicado no periódico Alternative Therapies in Health and Medicine indica que indivíduos do sexo masculino que beberam suco de cranberry apresentaram menos infecções bacterianas em relação aqueles que tomaram um placebo.

Esses benefícios do suco de cranberry podem ser explicados pela presença de proantocianidinas na cranberry, composto que ajuda a evitar que bactérias se liguem ao revestimento do trato urinário, evitando infecções mesmo que existam bactérias nocivas no local, pois se elas não conseguem se instalar para se proliferar e se espalhar através do trato urinário, a infecção não ocorre.

Assim, os pesquisadores acreditam que há benefícios do suco de cranberry para evitar o crescimento de bactérias patógenas no organismo, mas as pesquisas sobre o tema ainda são um pouco controversas e mais estudos precisam ser conduzidos para se chegar a um veredicto.

6. Apoio à saúde depois da menopausa

Como se não bastassem todas as mudanças hormonais que ocorrem durante a menopausa, o risco de problemas cardíacos aumenta depois desta quando comparado com outros grupos de pessoas que apresentam a mesma idade.

Segundo estudo de 2013 publicado no periódico European Journal of Nutrition, tal fenômeno foi estudado em ratos fêmeas cujos ovários foram removidos. Os cientistas perceberam que o consumo diário de oxicocos – também conhecidos como cranberry – reduz o colesterol total. Isso sugere que frutas como o cranberry podem ser importantes na pós-menopausa para diminuir o risco de doenças cardíacas.

Outros benefícios do suco de cranberry em relação à saúde das mulheres incluem a prevenção da pré-eclâmpsia – complicação de saúde em que mulheres grávidas sofrem de hipertensão e apresentam altos níveis de proteínas na urina – e um risco menor de desenvolver câncer de mama.  

7. Saúde bucal

Há algumas evidências que indicam benefícios do suco de cranberry para prevenir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e a evitar o desenvolvimento de doenças que afetam as gengivas.

Segundo um estudo de 2008 publicado no periódico Critical Reviews in Food Science and Nutrition, o suco de cranberry pode prevenir e tratar doenças que afetam a saúde bucal como as cáries dentárias, o que provavelmente se deve à presença de proantocianidinas que inibem que bactérias prejudiciais grudem nos dentes. Esses compostos inibem a produção de ácido e ajudam a proteger os dentes de doenças periodontais.

Outros possíveis benefícios do suco de cranberry

Além dos benefícios mencionados neste artigo, o suco de cranberry pode ser bom para:

  1. Auxiliar na perda de peso, devido à presença de ácidos orgânicos que têm um efeito emulsionante sobre os depósitos de gordura no organismo, o que ajuda a eliminar a gordura;
  2. Fortalecer os ossos e os dentes devido ao seu alto teor de cálcio;
  3. Tratar inflamações que eventualmente afetem os pulmões;
  4. Aumentar a imunidade e deixar o corpo menos suscetível a doenças;
  5. Ajudar no tratamento de resfriados e dores de garganta;
  6. Prevenir a deficiência em nutrientes importantes como a vitamina C.

Como fazer suco de cranberry

Muitos têm dúvidas de como fazer o suco de cranberry. Para preparar cerca de 1 litro de suco bem concentrado, são necessários cerca de 500 gramas até 1.500 gramas de cranberries frescos. Isso faz com que o custo do suco seja alto.

Além disso, muitas pessoas não gostam do sabor do suco e preferem adoçar o mesmo com açúcar ou adoçante, o que não é indicado, pois isso estará adicionando calorias vazias – sem nenhum valor nutricional agregado – ao suco.

Ainda que ingerir a fruta sempre seja melhor – nutricionalmente falando – do que um suco preparado a partir dela, há pessoas que adoram um suquinho. Para essas pessoas, a receita de suco de cranberry encontra-se logo abaixo.

Receita

O suco de cranberry a partir de frutas frescas pode ser feito com 500 gramas de cranberry para cada litro de água. Se quiser um suco mais encorpado, basta aumentar a quantidade de cranberry.

Lave bem as cranberries enquanto deixa ferver 1 litro de água em uma panela bem grande. Quando alcançar a fervura, coloque as frutas lavadas dentro da água e deixe que a mistura cozinhe até que a casca dos frutos comece a abrir. Assim que isso acontecer, desligue o fogo e deixe a mistura em infusão por cerca de 10 a 20 minutos.

Embora não seja indicado, você pode adoçar o suco de acordo com sua preferência. Sugerimos que você use um pouco de suco de maçã ou de uva, que são frutas naturalmente doces, para deixar o sabor do suco de cranberry mais agradável ao paladar de forma natural.

Em seguida, amasse as frutas e misture bem. Se preferir, coloque tudo num liquidificador e bata. Depois disso, é só coar a bebida, deixar gelar na geladeira ou adicionar um pouco de gelo antes de tomar.

No caso de cranberry desidratada, o suco pode ser preparado com 2 a 3 colheres de sopa de cranberry que devem ser batidas no liquidificado com 250 mililitros de água filtrada, de preferência bem gelada. Depois disso, basta coar e aproveitar o sabor do suco.

Existem efeitos colaterais?

O consumo do suco de cranberry não causa efeitos colaterais. Apenas se ingerido em quantidades excessivas, o suco pode resultar em dor de estômago, diarreia ou altos níveis de açúcar no sangue.

Embora tais efeitos sejam raros, existem algumas outras preocupações em relação à ingestão do suco e a sua interação com determinados medicamentos.

O principal risco relacionado a isso é que o cranberry pode intensificar a ação de um anticoagulante chamado de varfarina. Nesse caso, há o risco de hemorragia e o consumo do suco deve ser evitado durante o tratamento com o anticoagulante.

Outros medicamentos que podem interagir com o cranberry incluem:

  • Tizanidina;
  • Ciclosporina;
  • Diclofenaco sódico;
  • Flurbiprofeno;
  • Ceflacor;
  • Midazolam;
  • Amoxicilina.

Apesar dessas possíveis interações, a bebida é considerada segura para a maioria das pessoas e há muito mais benefícios do suco de cranberry do que riscos à saúde.

Outras dicas

Para que os efeitos sejam efetivos, é importante não adicionar açúcar à bebida para aproveitar apenas seus nutrientes. Além disso, o consumo da fruta fresca é sempre melhor do que na forma de suco, pois assim todos os nutrientes e fibras são aproveitados pelo organismo, ao contrário do suco coado, que pode perder muitos desses nutrientes.

Também é preciso ter muito cuidado com o consumo de sucos processados que podem conter muito açúcar adicionado como xarope de milho ou adoçantes. É importante ler os rótulos e procurar por frases como “100% suco de fruta” ou que usem suco de maçã ou de uva para adoçar a bebida. Sempre que possível, deixe de lado as versões industrializadas e opte pelo suco natural ou pela fruta fresca.

Além disso, a American Academy of Pediatrics recomenda que suco de frutas em geral não sejam oferecidos a bebês, pois isso aumenta muito a ingestão de açúcares como a frutose que não devem ser consumidos em excesso devido ao risco de a criança desenvolver problemas relacionados a altos níveis de glicose no sangue e à obesidade.

Apesar de ajudar no tratamento de infecções e algumas doenças, o suco de cranberry não deve substituir uma visita ao médico. O tratamento de uma infecção urinária, por exemplo, pode precisar de uso de antibióticos para que o problema seja resolvido. Assim, é sempre importante buscar uma opinião médica se você apresentar sintomas de problemas de saúde.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecias os benefícios do suco de cranberry? Pretende adicionar a bebida ao seu dia a dia? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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