7 sinais que indicam que você pode estar tomando café demais

Especialista da área:
atualizado em 12/08/2020

A não ser para quem sofre com a intolerância à cafeína ou não gosta da bebida, tomar café é algo que definitivamente faz parte da rotina dos brasileiros.

Uma prova disso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) que apontou que o consumo de café no Brasil foi de 21 milhões de sacas anuais entre novembro de 2017 e outubro de 2018, aproximadamente 13% da demanda mundial.

  Continua Depois da Publicidade  

Enquanto tomar café com controle e moderação geralmente não representa perigos para a saúde, o consumo do café em excesso faz mal para o organismo.

café na xícara

Aliás o corpo dá sinais que indicam quando uma pessoa está tomando café demais, como os sintomas que vamos conhecer na lista a seguir:

1. Insônia

Embora alguns utilizem o café para conseguir ficar acordados de manhã depois de uma péssima noite de sono, a bebida pode ser a própria culpada pela insônia.

O café funciona como um estimulante do sistema nervoso central e as pessoas que consomem muito da bebida ao longo do dia geralmente não conseguem dormir muito bem à noite. Além disso essas pessoas demoram mais tempo para conseguir pegar no sono.

Portanto para evitar a insônia, deve-se ter um cuidado especial com o consumo do café próximo da hora de dormir.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Maior ansiedade

Sentir-se mais ansioso também é um dos sintomas que podem indicar o consumo de café exagerado.

Embora a bebida possa ser usada para ficar mais animado e aumentar a energia, para algumas pessoas, o excesso de excitação e estímulo promovido pelo café pode resultar em ansiedade, estresse e dificuldade para relaxar.

3. Sintomas no estômago

O revestimento do estômago secreta ácido estomacal e essa secreção é controlada pelos hormônios e pelo sistema nervoso. O ácido clorídrico é o principal componente do ácido estomacal, utilizado pelo estômago para digerir os alimentos consumidos.

Então o café sendo uma bebida mais ácida, faz com que o estômago secrete mais ácido clorídrico, o que pode fazer com que a pessoa fique com o estômago irritado, com azia, ou experimente até mesmo refluxo. Veja em mais detalhes como café faz mal para o estômago.

4. Problemas intestinais

O café pode atrapalhar o intestino de duas maneiras opostas, mas igualmente desconfortáveis. Para algumas pessoas, o café em excesso pode estimular muito o funcionamento do intestino e provocar quadros de diarreia.

Já para outros, que urinam com muita frequência e ficam mais desidratados quando tomam bastante café, o efeito colateral experimentado no intestino pode ser a prisão de ventre.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Taquicardia

A taquicardia é a aceleração dos batimentos cardíacos, que pode ser regular ou irregular, e vir acompanhada de um pouco de tremedeira.

O excesso de café pode provocar a taquicardia porque a bebida estimula muito o sistema nervoso central, fazendo com que o coração trabalhe mais rapidamente.

6. Dor de cabeça

Tomar muito café afeta a quantidade de sangue que chega ao cérebro, o que pode resultar em mais dor de cabeça ou até mesmo enxaqueca. Conheça outros alimentos que causam enxaqueca.

7. Efeitos psicológicos e neurológicos

Quando o café é ingerido, a energia da pessoa sobe e ela fica animada e agitada. No entanto, depois de quatro, cinco ou seis horas, essa energia abaixa bastante, o que pode fazer com que a pessoa fique deprimida, desanimada, cansada e/ou mau-humorada.

Para voltar ao estágio mais animado e agitado, ela pode optar por beber mais e mais café, gerando um ciclo vicioso com a bebida.

Quando a pessoa entra em um processo de vício no café, no qual o cérebro se torna dependente do estímulo fornecido pela bebida para se manter para cima, ela experimenta todos esses sintomas mencionados se não tomar café várias vezes ao dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Identificou-se com alguns desses sintomas?

Embora os sintomas listados estejam associados ao consumo excessivo do café, eles também podem ser sinais de outros problemas de saúde. Portanto, pode valer a pena evitar o café ou diminuir a ingestão da bebida por um tempo para ver se os efeitos são amenizados.

Entretanto, a maneira mais garantida de confirmar se o consumo exagerado de café realmente é o responsável pelos sintomas é procurar o médico e relatar ao profissional de saúde os problemas experimentados e a quantidade de café que consome por dia.

Essa consulta ao médico é especialmente importante para quem continuar a apresentar os sintomas mesmo depois de cortar ou diminuir o consumo do café.

Aproveite e veja no vídeo da nossa nutricionista mais detalhes sobre os sinais que o corpo nos dá quando estamos bebendo muito café:

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais:

Você tem costume de tomar muito café no dia a dia? Tem sentido alguns dos sintomas listados acima e pretende diminuir o consumo agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário