A não ser para quem sofre com a intolerância à cafeína ou não gosta da bebida, tomar café é algo que definitivamente faz parte da rotina dos brasileiros.
Uma prova disso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) que apontou que o consumo de café no Brasil foi de 21 milhões de sacas anuais entre novembro de 2017 e outubro de 2018, aproximadamente 13% da demanda mundial.
Enquanto tomar café com controle e moderação geralmente não representa perigos para a saúde, o consumo do café em excesso faz mal para o organismo.
Aliás o corpo dá sinais que indicam quando uma pessoa está tomando café demais, como os sintomas que vamos conhecer na lista a seguir:
1. Insônia
Embora alguns utilizem o café para conseguir ficar acordados de manhã depois de uma péssima noite de sono, a bebida pode ser a própria culpada pela insônia.
O café funciona como um estimulante do sistema nervoso central e as pessoas que consomem muito da bebida ao longo do dia geralmente não conseguem dormir muito bem à noite. Além disso essas pessoas demoram mais tempo para conseguir pegar no sono.
Portanto para evitar a insônia, deve-se ter um cuidado especial com o consumo do café próximo da hora de dormir.
2. Maior ansiedade
Sentir-se mais ansioso também é um dos sintomas que podem indicar o consumo de café exagerado.
Embora a bebida possa ser usada para ficar mais animado e aumentar a energia, para algumas pessoas, o excesso de excitação e estímulo promovido pelo café pode resultar em ansiedade, estresse e dificuldade para relaxar.
3. Sintomas no estômago
O revestimento do estômago secreta ácido estomacal e essa secreção é controlada pelos hormônios e pelo sistema nervoso. O ácido clorídrico é o principal componente do ácido estomacal, utilizado pelo estômago para digerir os alimentos consumidos.
Então o café sendo uma bebida mais ácida, faz com que o estômago secrete mais ácido clorídrico, o que pode fazer com que a pessoa fique com o estômago irritado, com azia, ou experimente até mesmo refluxo. Veja em mais detalhes como café faz mal para o estômago.
4. Problemas intestinais
O café pode atrapalhar o intestino de duas maneiras opostas, mas igualmente desconfortáveis. Para algumas pessoas, o café em excesso pode estimular muito o funcionamento do intestino e provocar quadros de diarreia.
Já para outros, que urinam com muita frequência e ficam mais desidratados quando tomam bastante café, o efeito colateral experimentado no intestino pode ser a prisão de ventre.
5. Taquicardia
A taquicardia é a aceleração dos batimentos cardíacos, que pode ser regular ou irregular, e vir acompanhada de um pouco de tremedeira.
O excesso de café pode provocar a taquicardia porque a bebida estimula muito o sistema nervoso central, fazendo com que o coração trabalhe mais rapidamente.
6. Dor de cabeça
Tomar muito café afeta a quantidade de sangue que chega ao cérebro, o que pode resultar em mais dor de cabeça ou até mesmo enxaqueca. Conheça outros alimentos que causam enxaqueca.
7. Efeitos psicológicos e neurológicos
Quando o café é ingerido, a energia da pessoa sobe e ela fica animada e agitada. No entanto, depois de quatro, cinco ou seis horas, essa energia abaixa bastante, o que pode fazer com que a pessoa fique deprimida, desanimada, cansada e/ou mau-humorada.
Para voltar ao estágio mais animado e agitado, ela pode optar por beber mais e mais café, gerando um ciclo vicioso com a bebida.
Quando a pessoa entra em um processo de vício no café, no qual o cérebro se torna dependente do estímulo fornecido pela bebida para se manter para cima, ela experimenta todos esses sintomas mencionados se não tomar café várias vezes ao dia.
Identificou-se com alguns desses sintomas?
Embora os sintomas listados estejam associados ao consumo excessivo do café, eles também podem ser sinais de outros problemas de saúde. Portanto, pode valer a pena evitar o café ou diminuir a ingestão da bebida por um tempo para ver se os efeitos são amenizados.
Entretanto, a maneira mais garantida de confirmar se o consumo exagerado de café realmente é o responsável pelos sintomas é procurar o médico e relatar ao profissional de saúde os problemas experimentados e a quantidade de café que consome por dia.
Essa consulta ao médico é especialmente importante para quem continuar a apresentar os sintomas mesmo depois de cortar ou diminuir o consumo do café.
Aproveite e veja no vídeo da nossa nutricionista mais detalhes sobre os sinais que o corpo nos dá quando estamos bebendo muito café:
Gostou das dicas?