Café Faz Mal Para o Estômago?

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2019

Quando você toma o seu cafezinho pela manhã, depois do almoço, no lanchinho da tarde ou antes de dormir, você pensa em como ele pode interferir no funcionamento do seu estômago?

  Continua Depois da Publicidade  

O órgão é bastante importante para o nosso corpo e exerce um papel fundamental no processo de digestão. Depois que ingerimos algum alimento, essa comida viaja pelo esôfago, passa pelo esfíncter esofágico inferior e entra no estômago, que tem as funções de fazer o armazenamento temporário de líquidos e alimentos, de produzir os sucos digestivos e esvaziar a mistura no intestino delgado.

Será que o café faz mal para o estômago? 

Sendo o bom funcionamento do órgão necessário para a digestão dos alimentos que comemos, vale a pena saber se o café faz mal para o estômago.

Existem algumas condições associada ao estômago que, ao consumir o café, tendem a piorar. Por isso é importante ficar atento às informações a seguir. Também, algumas pessoas parecem ter uma sensibilidade maior à cafeína. Nesse sentido, tomar café muito forte e, especialmente, de estômago vazio, pode gerar um desconforto estomacal.

Para a maioria das pessoas, tomar café em moderação não faz mal para o estômago. Mas vale a pena ver as considerações abaixo. Quando o café faz mal para o estômago?

A resposta para o questionamento é positiva se estivermos falando de um caso de gastrite, uma condição que é caracterizada pela infecção, erosão ou inflamação do revestimento do estômago e causada pelo enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal, sendo que os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam trazendo danos à parede do estômago.

Há uma série de comidas e bebidas que devem ser evitadas por pessoas diagnosticadas com a doença, de modo que o quadro não seja agravado. Tanto o café normal quanto o café descafeinado entram na lista de bebidas que devem ser limitadas ou evitadas por quem tem gastrite, sempre de acordo com a recomendação do médico, obviamente.

Além disso, o costume de beber muito café pode aumentar a vulnerabilidade à bactéria H. pylori, que é uma das causas mais comuns para a doença. Essa bactéria enfraquece o revestimento do estômago e permite que os ácidos gástricos irritem a estrutura com maior facilidade.

No mesmo sentido, o site do Centro Médico da Universidade de Maryland explicou que o café é uma das substâncias que causam irritação ao estômago e que estão associadas ao desenvolvimento de um quadro de gastrite.

A página também recomenda evitar o consumo em longo prazo de café como uma alternativa para se prevenir contra a doença e aponta tanto o café com cafeína quanto o descafeinado como produtos que podem irritar o revestimento do estômago ou aumentar a produção de ácido e devem deixar de ser tomados durante o tratamento para a condição. Ou seja, de fato o café faz mal para o estômago de quem sofre com gastrite.

  Continua Depois da Publicidade  

O que acontece é que o café ativa a produção de ácido estomacal, que resulta justamente na irritação do revestimento do estômago. A página também alertou que uma gastrite não tratada pode evoluir para um quadro de úlceras gástricas.

Úlceras gástricas

Quando analisamos se o café faz mal para o estômago ou não, também precisamos falar sobre as úlceras gástricas ou úlceras pépticas. Elas são feridas que aparecem no revestimento do estômago e são caracterizadas pela formação de um buraco na estrutura.

Ainda que o café não cause o problema, o efeito da bebida no estômago pode agravar as úlceras já existentes ou tornar o processo de cura mais lento por meio da promoção de um ambiente mais ácido.

Se não for tratada, as úlceras gástricas ou pépticas progridem e pioram, trazendo ainda mais dores e desconfortos.

Indigestão e desconforto estomacal 

O estímulo que o café traz à produção de ácido no estômago pode resultar em um desconforto estomacal, principalmente em pessoas que têm úlceras. Por sua vez, a indigestão é descrita como uma condição que pode envolver sensação de desconforto, perturbação estomacal e, eventualmente, inchaço ou gases depois de comer ou beber alguma coisa.

Para quem sofre com isso, a American College of Gastroenterology (Instituto Americano de Gastroenterologia, tradução livre) aconselha não ingerir café, bebidas alcoólicas e bebidas gaseificadas como uma alternativa de amenizar o problema.

A cafeína

A cafeína pode provocar cólicas na região abdominal, o que traz uma dor ou desconforto a mais para pessoas que já sofrem com gastrite ou úlceras gástricas.

Pesquisa avaliou o estado do estômago de quem bebe café

Durante o experimento de um estudo divulgado na publicação Acta Medica no ano de 2004, os pesquisadores acompanharam 10 pessoas que consumiam café e oito participantes que não faziam uso da bebida.

  Continua Depois da Publicidade  

Eles descobriram que as membranas mucosas dos estômagos daqueles que bebiam café estava mais permeável, o que é indício de que ocorreu algum dano no tecido. A saúde dos tecidos apresentou uma melhoria significativa quando houve uma pausa de 48 horas na ingestão da bebida.

Cuidados que podem ajudar

Para saber se o café é realmente o culpado por uma perturbação estomacal ou outro problema do tipo, a dica é ficar sem a bebida por um tempo. Assim, você poderá ver se os sintomas melhoram ou não.

Tomar café somente durante as refeições, consumindo-o juntamente com alimentos, ou trocar a versão regular da bebida para uma descafeinada pode ajudar a aliviar sintomas da indigestão como perturbação estomacal ou gases.

Entretanto, se os sintomas persistirem, o ideal é procurar a ajuda de um médico para que ele possa determinar qual a causa do problema e como fazer para tratá-lo. Para quem já recebeu o diagnóstico a respeito de alguma doença que atinge o estômago, é essencial seguir as recomendações do médico no que se refere ao consumo de café e em relação a todo o restante do tratamento.

Você já tinha ouvido falar que o café faz mal para o estômago? Tem costume de consumir muito café diariamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média 3,91)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

9 comentários em “Café Faz Mal Para o Estômago?”

  1. Tinhas dores na zona abdominal direita logo abaixo das costelas. Demorei a perceber que era o café. Tenho 35 anos e em 3 anos já me retiraram 9 Polícia no intestino, ainda desconfio que poderá também ser do café , adorava café mas já fiz 2 experiências e sem dúvida que passa 1 mês começo a ter problemas e tenho q deixar se tomar, a minha duvida é se posso tomar, chicória aveia ou cevada torrada solúvel . Obrigado

    Responder
  2. Muito boa a matéria me ajudou bastante.
    Quando eu tomo café é de imediato o inchaço na barriga e passo a soltar gases em demasia que nem eu mesmo suporto o mau odor.

    Responder
    • Quando tomo café sinto um desconforto estomacal,diarreia,azia,fico cheia de gases,além de tudo isso fico muito ansiosa.Fiz o teste pra ver se poderia ser o café, fiquei uns dias sem tomar e os sintomas desaparecerão,por esse motivo não tomo mais café.

      Responder
  3. quando bebo café, fico mal disposta. Por isso evito ao máximo beber. é muito raro beber café. durante toda a vida nunca gostei do sabor nem bebia, até q há pouco tempo comecei a tomar-lhe o gosto. contudo, não bebo descafeinado nem coloco açucar. mas sempre que bebo fico mal disposta. ás vezes fico ansiosa.

    Responder
    • Tomo café 3a 4 vezes as vezes por dia e me sinto mal ,gases e nervosismo me dá vontade de chorar, vou fazer exames e pára um tempo o café , pois também tenho gastrite nervosa será que é isso,meu Deus me ajudar.

      Responder
      • Sempre que tomo café, fico com gases e barriga muito inchada, aliás excessivamente inchada.vou parar com o café e vos direi os resultados. Bem hajam.

        Responder